Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O mistério do Santo Sudário

Santo SudárioMuitos são os que contestaram ou contestam ao longo dos tempos a originalidade e veracidade do Santo Sudário, relíquia originada no sepultamento de Jesus Cristo após a sua crucificação, e que se encontra guardada na capela real da Catedral de Turim na Itália.

A existência do manto que envolveu o corpo de Jesus em seu sepulcro, e que está relatada em passagens dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, sempre provocou reações de fé entre os cristãos e uma profunda contrariedade entre os não-cristãos e céticos.


João 20:01-08

      No primeiro dia da semana, Maria madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: "Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram."
      Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão, e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus.  Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte.
      Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: "Ele deve ressuscitar dos mortos." Os discípulos, então, voltaram para casa.

Para os cristãos como nós, cuja crença na ressurreição de Cristo é um elemento essencial de toda a sua fé, uma prova material de sua ascensão de corpo e alma, tem significado especial, ainda mais se esta é referendada por passagens das Escrituras Sagradas.

O Santo Sudário, que guarda as marcas das torturas e da dor impostas a Jesus e representa quase uma fotografia do corpo de Cristo (remetendo aos dias atuais as impressões físicas deixadas em um manto de linho), tem muito valor histórico e grande simbolismo, como o de testificar e colaborar com os textos bíblicos que anunciam a ressurreição de Cristo e o encontro de Madalena, Pedro e João, com o túmulo vazio no Horto das Oliveiras.

Para os não-cristãos, céticos e outros, seria apenas uma farsa orquestrada por algumas pessoas e mantida por séculos pela Igreja Católica, mas acima de tudo uma forma de quebrar a legitimidade da fé cristã.

A Igreja sabiamente, inspirada pelo Espírito Santo, não emite posições que possam por em dúvidas a nossa fé, ou cujo as bases sejam alicerçadas em objetos e episódios controversos que deem margem a questionamentos ou sejam fisicamente limitados e finitos.   E ainda dá oportunidade para que pesquisas sérias sejam feitas relativamente ao Sudário.

Imaginem se a época de Cristo houvesse uma forma de registrar os acontecimentos de forma confiável e semelhante aos tempos atuais (foto ou imagem por exemplo), então o que deveria sustentar a nossa fé?

A crença nas palavras nos atos e no amor de Cristo, nos evangelhos e na sua inspiração, na certeza de que Jesus é o filho unigênito de Deus e de que ele ressucistou para atestar as promessas do Pai e assim nos dá a salvação?

Ou será que pinturas, fotografias e imagens deveriam ser elevadas ao sentido maior da fé, sendo elas finitas e perecíveis, o que aconteceria após não poderem mais serem guardadas ou reproduzidas com fidelidade?   Ou ainda se pudessem estas ter sua originalidade contestadas e negadas?

O próprio Sudário já foi objeto de reparos por força de um incêndio ocorrido na Idade Média, e que provocou erros de datação pelo método de Carbono 14 em testes feitos em fragmentos obtidos por cientistas em 1988, que os levaram a afirmar que o manto seria uma farsa.

Tais pesquisas que hoje são totalmente explicadas a luz dos reparos encontrados nas laterais do Sudário, e cujos resultados fizeram com que fossem invalidados os argumentos dos que questionavam a autenticidade do manto.

Hoje pesquisadores asseguram que não há elementos que possam contestar a legitimidade do Santo Sudário.

Trouxemos este tema para abordagem por uma razão, a fé cristã não pode ser sustentada em evidências, nem dependente de graças e milagres, estes apenas contribuem para nos animar e nos servem de testemunhos, mas a verdadeira fé deve ser um sentimento de entrega total e voluntária, alimentada na certeza de que há um único e verdadeiro Deus, e que Jesus é o filho escolhido que muito nos ama, com a esperança de que pela ação do Espírito Santo, e pelo amor de Jesus estaremos com Deus no futuro.

Não se pode colocar objetos, imagens, homens e situações, acontecimentos temporais, acima do sentido da fé, das verdades que marcam o espírito, muito menos acima da palavra de Deus nosso Pai.


Recomendo ler:  Lições de João Paulo II diante do sudário - Notícias da Igreja 30.04.2010


vejam ainda a reportagem da Revista Veja Edição nº 2263 - ano 45 - nº 14 de 04.04.2012 pág 126-136.  O título é:  O Mistério renovado do Santo Sudário


Obs: Os grifos nas passagens bíblicas citadas, foram feitos por nós, para chamar a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.