Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

domingo, 22 de dezembro de 2013

Natal, um encontro com a nossa essência

O Natal sempre será um momento que nos leva a refletir, a enxergar nossas limitações, angústias, sentimentos e esperanças.  Ele nos remete na direção de um ideal melhor, um sonho ou desejo latente de nos reencontrar com nossas origens divinas, que muitas vezes estão escondidas e esquecidas, por conta de faltas que temos com nós mesmos e com o nosso Pai celestial.

Nascimento de Jesus - imagensbiblicas 
Claro que os sentimentos revividos a partir deste marco cristão, desencadeia em nós um encontro profundo com o nosso íntimo, numa releitura de nossa essência, e suscita uma condição ou um estado de espírito que pode ser algo bom ou às vezes não, a depender do que vivemos, partilhamos e temos construído ao longo do tempo, o que nem sempre é fácil, sobretudo quando percebemos o quanto estamos distantes de nossos vínculos com Deus, e com a pessoa que fomos quando ainda havia pureza em nós.

Faz parte do legado de Cristo provocar em nós tais reflexões, este encontro com o nosso eu, para então provocar transformações, renascimentos e um reencontro com o bem latente que há em nós.  É um dos simbolismo do nascimento de Jesus perpetuado por séculos, carregado de emoções, sentimentos, valores e situações que são muito familiares à todos, mesmo hoje, quando estes se fazem de novo atuais.

Não é por qualquer razão, que o Cristo (o filho de Deus, o próprio Senhor encarnado) veio a nós em meio a incompreensão, a perseguição, e de uma forma humilde, para os pobres, por meio de uma família (sintetizada em Maria e José) que foi unida pela virtude e pela graça de Deus, para servir ao propósito divino de ser também instrumentos para a nossa salvação.

Cristo nasceu! Imagensbíblicas
Eis o que também representa o nascimento do salvador em uma manjedoura, além de um instrumento de unidade e consolidação da família, por mais difícil que seja a condição em que estejam, ele é a esperança de um futuro e de uma vida melhor, principalmente para os que cultivam a simplicidade e a disposição de servir e estar com o Altíssimo.

Quando atentamos para este fato, de que esse Deus maravilhoso se fez vir entre os homens na forma de um pequeno e frágil humano, nascido sem um teto ou estalagem, migrante, e desde o ventre materno fugindo à tirania dos poderosos, para ser acolhido humildemente por simples e pobres pastores, e com este gesto deixar uma mensagem eterna à todos que a procuram como os verdadeiros sábios (a exemplo dos reis-magos), e a todo àquele movido pelo desejo sincero de com Deus estar, é certamente um mistério além de nossa percepção e mais um motivo para celebrarmos a natividade.

Jesus é simbolicamente a criança pobre que ainda hoje é rejeitada por muitos, em várias partes do mundo e nas esquinas de nossas cidades, é àquele que mesmo na adversidade dos tempos e das circunstâncias, trás alegria aos humildes e incorpora a esperança de multidões, pela sua existência confirmada a cada Natal e pela espera de uma nova vinda sua.

Todo este contexto e tantos outros simbolismos associados, são sinais e mensagens que devem ser acolhidos e compreendidos, para serem utilizados por nós em nossas relações e em nosso dia-a-dia, se queremos trazer de fato transformações profundas e verdadeiras em nossas vidas e em nossa comunidade, conclusões que fluem facilmente quando paramos e refletirmos sobre os mistérios do Natal.

Hoje no entanto somos muitas vezes bombardeados por mensagens e propostas estranhas ao momento, que nos reprimem e impedem a reflexão necessária ou mesmo, a vivência fraterna deste momento único, seja ele a sós, em família ou com amigos/irmãos. Algo que por si só, tem a força de resgatar o melhor de nós, apenas pela lembrança do que representa, fazendo-nos agir como se ele de novo acontecesse, mas somos manipulados e induzidos a nos esquecer o que é o Natal e como vivê-lo bem.

Infelizmente em nossa sociedade, o "espírito" que rege muitos é pródigo em alterar os valores mais lindos e verdadeiros em prol de interesses e desvalores, de sentimentos menores amplamente cultivados e disseminados, e que geram poder e vantagens para poucos em detrimento das perdas coletivas, e são associados e impulsionados por desvios, tais como: o consumismo, a avareza e a ganância, o egoísmo, a opulência, prepotência ou soberba, a indiferença, a segregação, o desamor, e outros tantos males.

Lamentavelmente, é cada vez mais comum ver a adulteração dos significados do Natal, promovidos por empresas e meios de comunicação, para criação de novos símbolos ou por adoção de outros muito modificados e distantes da sua essência, que incentivam as pessoas a viverem apenas a superficialidade, as festividades profanas (regadas a bebedeiras e a toda sorte de desconstruções), e outros momentos de consumação e gastos (onde deixamos a qualidade de pessoa humana, para sermos uma estatística e um rótulo, "cliente" ou "consumidor").

Sutilmente ou não, há uma ação para a cultura de adoração ao consumismo desenfreados, onde se preza o exagero e o agir por impulso ou indução, a procura do que é moda e do que é superfulo, onde se venera os símbolos  de status e de conformidade com os falsos valores vigentes e apregoados sistematicamente, pelos que enxergam apenas cifras, dinheiro e mais dinheiro.

Como já dissemos, levando-nos a esquecer os verdadeiro significados do Natal e seu papel restaurador de esperanças e construtor de laços, através de Cristo que renasce nos corações.

Mas mesmo num tempo em que por força destas influências ruins que se propagam e com tantas distorções em curso (especialmente na vivência de uma data tão importante e dos sentimentos que ela deveria inspirar), onde é comum ver solidão e tristeza, quando deveria existir algo que fosse reconfortante e de plena felicidade, capaz de elevar nossa humanidade e nos aproximar de Jesus, e que como dissemos não são mais que efeitos e frutos das modificações promovidas pelos que repudiam o verdadeiro Natal.

Ainda assim é possível crer, que nós humanos, nós que amamos ao Deus único e temos cede de seu amor e de sua misericórdia, de sua presença entre nós, não vamos ser privados do renascer de Cristo a cada ano, pois resiste em nós o sentido verdadeiro e as mensagens que o Natal nos trás.

Há na criança presente em nosso coração, valores que nos conduz para perto de Jesus, através da fraternidade e dos gestos de despojamento e entrega, que a cada ano ressurgem como renascidos de nossas lembranças e do nosso eu contido, mesmo que para alguns seja em um breve intervalo.

O acolher do irmão, o ato de estar e valorizar a presença dos que são queridos, parentes e familiares, para partilhar e viver o Natal, uma parada para uma reflexão íntima e pessoal, são manifestações deixadas por Cristo a partir de seu nascimento e que não podem ser trocadas por outros valores, nem transformadas apenas em ato ou gesto precificado (objeto de compra e venda, de troca mundana), e precisam ser reforçados e multiplicados pelos que tem fé em Jesus, para que cheguem até àqueles que já estão longe dele, pois assim podemos manter vivos os valores que nasceram e/ou ganharam força com o nascimento de Jesus, e permitir a concretização do sonho de sermos irmãos e uma só família no Reino que Cristo principiou e que progressivamente se faz realidade entre nós.

Busquemos pois a essência do Natal e façamos também um encontro com a nossa essência!


----------------------------------------------------------

Aproveitamos para além da reflexão levar uma mensagem de felicitações, e de orientação cristã:


FELIZ NATAL À TODOS, façamos desde já as nossas ações e comemorações com alegria, vivendo em Cristo e levando o Natal à todos, com amor, com fraternidade e partilha, com acolhimento e ao mesmo tempo fazendo presente e atual todo os sentimentos bons a ele associado, revivendo intensamente o simbolismo desta data cristã.

A estrela que leva à Jesus - imagensbiblicas
Lembrem-se, uma estrela foi um dos sinais que apontava para Cristo que nascia em Belém, reafirmando o amor e a preocupação de Deus com os homens e o seu desejo de redimi-los do pecado, algo que tornou-se simbólico.

Neste Natal, simbolicamente, Deus nos envia outra "estrela" para apontar e conduzir os que anseiam por conhecer o caminho até Jesus, e talvez Ele esteja para nascer agora em um coração de homem, em qualquer parte do mundo.

Esta "estrela" (que não é como a que primeiro anunciou o Cristo) também tem nome, Francisco (Papa Francisco), sigamos a trajetória e na direção que ela conduz, pelo seu brilho e presença, já é possível ter certeza que através dela nós encontraremos Jesus e nos alegraremos pelo seu nascimento em nossos corações e nossas vidas.

Obrigado pela visita, e um grande e maravilhoso Natal!