Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Vigiai e orai!

Páscoa: ensinamentos e reflexão
Crucificação de Cristo - Imagem do Google

 

Não faz muito tempo lembramos desta frase de Jesus Cristo, algo muito maior e profundo do que tentamos discutir por mais de uma vez, mas que por esta razão e pela amplitude das verdades contidas no ensinamento cristão associado a ela, vamos tocar outra vez no tema, sob um aspecto um pouco diferente e proposital a simbologia desta Páscoa, relembrando que todo sacrifício de Cristo foi para nos dar um caminho de salvação, que não podemos perder de vista e devemos fazer um esforço ainda maior para segui-lo de fato, com determinação, fé, humildade, conscientes de nossos limites e fraquezas.

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”"
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/26/

Vigiai e Orai!  Cristo nos alerta e está presente nos trechos narrados por Mateus no Capítulo 26, Versículo 41.

Um alerta cada vez mais válido e necessário, ainda mais num tempo de tantas dificuldades como em meio as atribulações da pandemia em curso, não subestimando tantas outras dificuldades que são como uma pressão direta e constante sobre nós, e que em cada um tem sua peculiaridade e forma de repercutir e ressoar internamente, promovendo impactos diversos e nem sempre previsíveis, capazes de alterar vidas profundamente.

Cristo sabia o quanto as angústias, decorrentes das dores e sofrimentos, de medos e adversidades que recaem sobre nós, mesmos nos mais conscientes e espiritualmente maduros, podem infligir marcas e comprometer nossa disposição de agir e viver bem, e nos desviar dos caminhos que podem nos permitir a salvação, nos jogando em situações de solidão, insegurança, desespero e desesperança, capazes de nos pertubar,  ofuscar a visão e nos distanciar de Deus e seu amor, por meio de erros e escolhas mal pensadas em decorrência das tentações que surgem e se avolumam rapidamente, sem que muitas vezes percebamos como estão surgindo.

Claro que Jesus tinha uma perspectiva mais ampla, e sabia bem mais para aconselhar-nos a vigiar e orar, algo para além da dor física e do medo que possa nos ocorrer, ou para as situações de aflições que se apresentam de formas e momentos diferentes de nossas vidas, até por influências de outras pessoas. A vigília e a oração é um remédio para os males e situações, como a tentação de buscar formas mas confortáveis de esquecer aflições, nem sempre formas verdadeiras e boas, adequadas a superar tais momentos, mas que às vezes nos são ofertadas, ou ficam apelativamente ao nosso alcance  e agem como instrumento de sedução, alívio, prazer e fuga, tais como vícios e compensações irreais, sejam para o corpo e por meio de prazeres e sensações físicas, ou por meio de alívios  mentais e emocionais, em relações desprovidas de verdade e amor (substitutas, propiciadas por outras sensações e laços, como a satisfação, orgulho, vaidade, dependência, etc.), geralmente limitadas e insustentáveis, ou paliativos que se tornam um mal, quando em nossa fraqueza nos deixam mais expostos a desequilíbrios, falsidades, pessoas e intenções más.

Vigiar é permanecer atento, preparado ou em preparação, um ato contínuo de observar bem as situações sempre em prol da melhor escolha, e nela tem que haver afinidade com Cristo e tudo que representa, relembrando suas palavras em todos nossos gestos e ações que tem de ser coerentes com nossa fé cristã. Orar é o meio de aumentar sempre nossa relação com Deus, mantendo-nos próximos de Jesus e todos os santos meios e representações, como soluções possíveis e efetivas para tudo que nos ameaça ou realmente nos atinge.

Vigiar e orar, é ato preventivo para nos ajudar a nos capacitar para vencer as tentações conjuntas ou não, amplificadas por meio da vivência das aflições e dores, das soluções fáceis e potencialmente ruins. É a resposta que precisamos e  nos permitem permanecermos mais fortes e confiantes, olhando para a direção correta, para os ensinamentos cristãos e para misericórdia de Deus, não nos deixando abalar na nossa fé, e esperançosos numa vida melhor desde aqui na Terra, com Cristo conosco.

Sabemos bem o que representam tais palavras, como tantos, nos vemos mesmo depois de aprofundar  nossa procura por Jesus em suas palavras, em sua forma de viver e amar (cuidando e nos ensinando), vez por outra surpreendidos e vitimados por transtornos que nos fazem mal, e parecem desencadear cascatas de situações dolorosas, ao mesmo tempo que portas (alternativas duvidosas),  se apresentam como soluções mágicas, que não entendemos corretamente (por falta de foco, clareza cristã, de vigília e oração), e se revelam depois como grandes armadilhas, das quais demoramos a nos desvencilhar, nem sempre sem mais dores, com custos e perdas pessoais muitas vezes enormes, e marcas indesejadas, mesmo após correções e mudanças adequadas, para sair dos desvios e retomar o caminho em Cristo.  

Portanto cuidemos, façamos o que Ele diz, firmes, vamos vigiar mais e orar incessantemente, para atrair o bem para nós, a presença do Espírito Santo, o Consolador!  Aproveitemos esta Páscoa em todas as suas etapas, para viver os ensinamentos de Cristo e seu sacrifício, reafirmando nossa fé e nosso amor por Jesus, relembrando sua paixão, mas principalmente a sua ressurreição. 

BOA PÁSCOA!