Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sábado, 20 de agosto de 2016

Ser contradição, e ter vocação profética é nosso dever como cristão


Em muitas das passagens dos evangelhos, é clara a vocação  que devem ter os que amam a Deus, ser um sinal de verdade e amor, ser contradição em relação aos rumos equivocados que o mundo propõem, e acima de tudo ter atitude profética, firmes na fé e na ação.

No Velho Testamento assim como no Novo Testamento, estes aspectos são muito evidentes, especialmente quanto a profetizar, e no sentido mais pleno, daquele que serve como luz para os demais e é capaz de falar o que não se deseja ouvir, quando isto representa a possibilidade de conduzir o povo para o caminho que leva ao Pai e a salvação (para nós cristãos, Jesus). 

Também em muitos momentos da vida de Jesus, foi fortalecida a atitude profética, assim como a necessidade destes, e por meio da Igreja e seus pastores, dos substitutos de Pedro em Roma, muitos foram os apelos dirigidos aos cristãos para que se deixassem moldar por Deus e agir com profetismo.

Não significa ser místico, o chato, ou simplesmente precisar ter características que são vistas nos grandes profetas da Bíblia, mas como prometeu Deus, ser parte de uma nação de profetas, que sabe fazer as verdadeiras escolhas e é capaz de instruir os irmãos para a vida, não se calando diante das injustiças, dos erros (sem no entanto ser um julgador deste ou àquele), não ser mornos diante dos valores mentirosos que o mundo defende e semeia, do que corrompe e destrói a alma e a dignidade das pessoas.  Ser profeta é ser um sinal de contradição e motivo de reflexão, é ser capaz de defender os valores verdadeiros em qualquer situação, confiando em Deus e agindo como manda Jesus, levando amor, verdade e sabedoria, denunciando e trazendo à luz sobre o que as trevas escondem, combater o mal, não se associando aos que amam o mal e mundano, lutando para que outros não sejam desviados ou afastados do que individualmente ou juntos, nos levam a uma vida segundo a mensagem de Cristo.

Ser profeta é ter coragem de ir em frente pelo que é correto, quando todos parecem seguir caminhos aparentemente mais fáceis, mas que causam a perda de valores universais e bons aos olhos de Deus. É dever do cristão agir como um profeta e ser um sinal de contradição, sem excessos e violências (preconceitos, fanatismos e outros meios desequilibrados) que não ajudam a acolher quem precisa, ou a este retomar o caminhar com Cristo, mas perseverá sem medo e confiando na misericórdia, com a fé de homens e mulheres abençoados com os dons do Espírito Santo. 

Vivemos tempos em que a violência dos extremistas e ambiciosos pelo poder, riquezas e dinheiro, que buscam por desvalores e pelo "conforto" permissivo ou alienado do mundo, são ameaças, e devem ser denunciadas e enfrentadas pelos cristãos, principalmente pela Igreja com toda suas estruturas, de forma incisiva e sustentada nos valores cristãos, agindo com profetismo contra toda a forma de corrupção, de mentira, de injustiça, de violência e desigualdade, que vem com as más escolhas e atitudes dos que servem aos desvios e aos seus próprios interesses egoístas e maus.

É dever nosso como cristão e  também da Igreja, não ser cúmplice ou omisso, combater a maldade em todas as suas formas, e os corrompedores e corruptos que levam o povo a caminhos e situações de vidas ruins, sem temor e exitação, sem achar que somos pequenos, pois Deus providenciará os meios para que pela fé possamos agir bem e pelo bem de todos, sempre e em qualquer circunstância! 


---------------------------------------------

Joel 3:1

Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões.

Mateus 05:13-16

Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. 
Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha
nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o 
candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.

Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.


I Coríntios 14:1-4

Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas sobretudo ao de profecia.

Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito.

Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los.

Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembléia.


---------------------------------------------

Em nosso contexto, é preciso agir também com profetismo

Relativamente a isto, e como nos mostra o Papa Francisco pelo seu próprio exemplo de vida, agindo como profeta e verdadeiro cristão, que não silenciou nem se omitiu de fazer o bem e denunciar a maldade e os maus, diante das adversidades impostas, das mentiras e das violências cometidas pelos que à frente do poder, semearam ou ainda semeiam desigualdades e injustiças, perseguem inocentes, e são guiados pela corrupção e seus maus instintos egoístas (mesquinhos e mundanos), que causam muitas dores e sofrimentos, especialmente aos mais humildes e desamparados pelas estruturas dos estados, mas também aos jovens e idosos, trabalhadores e pais e mães de família, aos aposentados e aos que precisam de assistência.  É que nós cristãos brasileiros, e também àqueles que fazem a Igreja no Brasil, devemos estar atentos e prontos para agir com profetismo, sendo luz para os demais, denunciando toda a maldade e injustiça que mais ainda se instala no Brasil, e rouba esperanças por meio de pessoas e instituições que faltam com seus compromissos com a população e nossas leis, e agem com mentiras, para proteção e manutenção de sistemas corruptos e corrompedores, que perseguem ou atingem inocentes, e levam a situações de perda de valores, da paz e fim das melhorias das condições de vida do povo.

Não podemos silenciar diante das injustiças, erros e más ações dos "poderosos" e seus apoiadores, que levam o Brasil a mais insegurança, sofrimentos e retrocessos sociais que ampliam as desigualdades entre o povo! 

Que Deus nos dê serenidade, sabedoria, amor e paz, e também o que necessitamos para agir com a verdade, pelo bem maior aqui entre nós e em toda parte, hoje e no futuro, enquanto aguardamos a vinda de Cristo, no dia de sua glória.