Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Cristo é a luz que afasta as trevas

A Igreja está em festa, e por ocasião desta, nos propõem as seguintes mensagens:

https://dm8sjho5caga5.cloudfront.net/images/diasLiturgicos/
Epifânia do Senhor, adoração a Jesus - Músicas para Missa

Isaías 60:1-6

Levante-se, Jerusalém! Brilhe, pois chegou a sua luz, a glória de Javé brilha sobre você. Sim, a treva cobre a terra, nêvoas espessas envolvem os povos, mas sobre você brilha Javé, e sua glória a ilumina. Sob a luz de você caminharão os povos, e os reis andarão ao brilho do seu esplendor.  Lance um olhar envolta e observe: todos esses que ai reúnem vieram procurá-la. Seus filhos vem de longe suas filhas vêm carregadas no colo. Então, bastará ver, e seu rosto se iluminará, seu coração parecerá explodir de emoção, porque estarão trazendo para você os teusouros de além-mar, estarão chegando a você as riquezas das nações.  Uma grande multidão de camelos a invade, camelos de Midiã e Efa; de Sabá vem todo mundo, ouro e incenso é o que eles trazem, e vêm anunciando os louvores de Javé.

Efésios 3:2-3 e 5-6


Mateus 2:1-12
Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no orient e e viemos adorá-lo. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.


Esta semana comemoramos a Epifania do Senhor, e no último domingo no sermão tradicional a celebração da Santa Missa, ouvimos uma bela explanação sobre como Deus trouxe a nós a luz de Cristo, e o sinal aos que buscavam pela realização da promessa do salvador, que nos tira das trevas e brilha em nossas vidas. Assim foi para os simples pastores que em Cristo recém nascido, enxergaram o salvador, ou para os três magos, que foram capazes de interpretar os sinais de Deus e se deixar guiar pela estrela de Jesus, até onde ele se revelaria como a criança que fora anunciada pelos profetas, especialmente Miqueias 5:1-5, como o futuro rei, áquele que resgataria os homens para Deus.

A estrêla brilhou no firmamento, e com sua luz conduziu os que acreditaram nas promessas e souberamm esperar e perceber o sinal do Pai, e assim antecipou como a luz que emana de Cristo, em suas palavas, com sua existência e sua forma própria de brilhar acima das trevas que cercam o mundo, e que para os  homens fracos na fé e distantes de Deus, levam a perdição.  Um brilho, um momento, que a Igreja celebra como revelação, epifania, onde Cristo consumador das promessas, surge intensamente segundo a vontade de Deus manifestada. 

Mas a celebração e as palavras proferidas pelos sacerdotes, nos remetem a algumas reflexões e questionamentos que tem haver com a atualidade, as pessoas, e a forma íntima ou pública que cada um tem de entender e se portar diante dos sinais, da fé e de Cristo, que se manifesta como luz para guiar-nos rumo ao caminho da salvação.

Uma delas, é como a luz de Cristo se manifesta? E se como estrêla, seu brilho é ou não percebido pelas pessoas?

Se percebida, se vista, ou mesmo se é sentida a força e a intensidade desta luz, de que forma e quem se dispõem a despojar-se de privilégios e confortos para seguir uma jornada em busca da luz que revela-se, numa jornada para Cristo, que faz brotar a verdadeira sabedoria, capaz de mover os homens e aquecer profundamente os corações e almas esperançosas?

Na epifania que celebremos, sábios se dispuseram a encontrar a luz, encontrar o menino que seria a encarnação de Deus entre os homens, empreenderam uma longa e difícil jornada e não perderam as oportunidades, e encontraram Jesus entre os mais simples e humildes, que também se deixaram guiar e puseram tudo que era importante para eles (no mundo) de lado, e juntos louvaram o salvador, a luz do mundo, que nasceu e foi confirmado pelos anjos. Eles acreditaram, depositaram esperanças e não se deixaram desviar do que os guiaria, ainda que no firmamento tivessem muitas estrêlas e brilhos.

Os cristãos precisam compreender o signficado desse grande sinal, e ter uma postura semelhante a dos magos e pastores, que foram capazes de reconhecer Jesus, de ver sua estrêla no firmamento e saber o que representava, de enxergar o brilho e a luz que vem para guiar e resgatar os homens das trevas, mesmo em meio a outros.  Pois hoje é cada vez mais desafiador e difícil agir assim em meio a tantas luzes, nas cidades, nas casas e estabelecimentos, e tantas outras formas de distrações e brilhos, que desviam-nos da verdadeira luz (presentes nas mensagem e nos exemplos de vida de Jesus, que são transmitidos ao longos dos séculos).

O brilho e a luz de Cristo não é como a de muitos outros "astros menores", artistas, politicos, famosos, homens de sucesso, jogadores, atletas, músicos e cantores, escritores, religiosos, programas de tv's, shows e espetáculos, jogos, e outras atrações e formas cujas luzes e os brilhos são artificiais, temporários e enganadores, que ao final ou em dados momentos, levam a mais trevas e confusão, põem no caminho da perdição e da dor, e nos deixam distante da luz de Cristo.

Mas infelizmnte muitos se deixam ofuscar e não percebem o quanto são falsos, o brilho de algumas "estrêlas", adornadas, opulentas e decadentes já no surgimento, e que levam a quedas enquanto caem. 

Essas pessoas estão atentas a sinais e brilhos artificiais, que não suplantam o tempo como o de Jesus, e são imcapazes de perceber isso mergulhadas em rotinas e hábitos que confundem, e são deficientes em seus valores, pensamentos e sabedoria, porque olham para todos os lados e não fixam o olhar em Cristo, na estrêla maior, que ainda brilha pela verdade de suas palavras e é capaz de aquecer corações, e se faz presente por meio da Igreja, de modo que até os que não tem visão, podem sentir sua presença e ter motivos para se deixar guiar pela verdade, que não é compreendida pelos que são seduzidos e escravos do mundo, cujos olhares não alcançam a luz do Senhor.

Por isso vemos tantos homens e mulheres, muitos desses jovens, cada vez mais jovens, a seguir as luzes e estrêlas decadentes, a caminhar e logo se verem cercados de trevas, pelas drogas, pela promiscuidade, em vidas vázias e tristes, sofridas e não raras as vezes em que estão oprimidas e deprimidas, ou mergulhadas em violências e condições perversas.

Infelizmente ainda há muitos que não fizeram as perguntas que precisam no seu íntimo, como as que propomos na reflexão, e de certa maneira já respondemos na sequência com estas palavras escritas.

Lembrem-se, disse Jesus:

João 8:12

Jesus continuou dizendo: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida."