Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sobre as facilidades e alguns hábitos do cotidiano

Não há mal em querer desfrutar do conforto e bem estar que a vida moderna pode nos oferecer, nem em manter hábitos que nos tragam alguma satisfação, em alguns momentos até são necessários e não podem ser dispensadas muitas das comodidades que a tecnologia e os centros modernos nos propiciam, sejam elas bens, meios, serviços ou outros.

Assim é também com alguns dos costumes presentes nas sociedades atuais, como a predileção por um artista ou esportista, ou como o gosto por cinema, tv, shows, esportes, etc!

Mas quando as tais facilidades ou gostos, recebem uma importância maior do que de fato elas tem, e são elevadas a uma condição de essenciais e indispensáveis, consuma-se uma distorção de valores que já não é mais saudável nem normal, inclusive do ponto de vista religioso e espiritual.

Filipenses 3:6

Não se inquietem com nada.  Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 

Deus espera que nos comportemos de forma equilibrada, sem paixões desmedidas, sem nos subordinar as seduções mentirosas que podem nos levar a satisfação e ao prazer pessoal por algum tempo, mas que se constituem numa destruição dos valores verdadeiros e numa distorção do que deveria ser de fato bom e satisfatório para nós.

Espera que nos comportemos sem agressões a nossa alma, a nossa consciência, e a nossa relação com Ele, nosso criador.

Infelizmente há muitas pessoas e forças diversas, contrárias aos valores defendidos e presentes em Jesus, como o caminho que nos leva a salvação e ao próprio Deus!

I Pedro 5:08


Sejam sóbrios e fiquem de prontidão! Pois o diabo, que é o inimigo de vocês, os rodeia como um leão que ruge, procurando a quem devorar. 


Em nossa volta são muitos os atores sociais, as mídias, jornais e televisão, grupos, empresas e instituições, que querem e valorizam o imediato e o lucro sem compromisso ou limites, e assim agem de forma massiva e repetitiva, quebrando conceitos, valores e estruturas boas (costumes, família, igreja, comunidade, etc.), de forma a estimularem e propagarem a cultura da posse, do exagero, da praticidade, do funcionalismo e da utilidade como algo que encontra valor em si mesmo, difundindo o egoísmo e o individualismo.

Ignorando as pessoas e suas necessidades espirituais, vendem a idéia de que valores alicerçados em poder e posse é que são indispensável as suas vidas, levando ao extremo de não necessitarem de outra coisa senão o que é proveniente do consumismo, dos exageros e das paixões desmedidas que tais atores defendem ou representam.

Criam assim as sociedades das marcas, dos ícones e dos ídolos, os falsos deuses, gerando escravos dos modismos e das vaidades, das ambições sem limites e do poder sem valores e escrúpulos, ferramentas e sentimentos que fazem com que muitos através de desejos e ações servis, se prostrem diante delas, cultuem-nas e as adorem.  Situações que não são benéficas as pessoas e a suas almas, que deveria pô-las em comunhão com Deus.


Estes elementos novos incorporados aos hábitos de  vida das pessoas, de forma descompensada e agressiva, não são mais que formas de idolatria e ações mesquinhas, que causam dores e mais sofrimentos a muitos, estejam ou não inseridos neste processo.

Exôdo 20:3

Não tenha outros deuses, diante de mim.

Vemos a massificação do desequilíbrio e da falta de amor e de fraternidade, pessoas aos montes sem rumo e perdendo tempo e a própria vida, com hábitos e desejos pouco saudáveis, sejam alimentares, de costumes ou de vestir, de beber, fumar ou consumir drogas ilícitas, com relacionamentos ruins (algumas vezes baseados em formas de explorações e humilhações pessoais), e de diversões inapropriadas e muitas vezes perigosas e danosas a si ou a outros.   Tudo amparado pelo culto aos falsos valores, que representam um grande retrocesso espiritual nas vidas dos que aderem aos modos distorcidos de viver, onde não há espaço para Jesus ou Deus.

As pessoas que tem sua vida guiada por tal cultura, com o tempo perdem o amor próprio e se deixam influenciar facilmente por terceiros e suas tendências, sentem um grande vazio quando não podem dispor das facilidades e dos prazeres desejados, e ficam expostas e sujeitas a doenças no corpo, na mente e na alma.  Tendem a tornam-se preguiçosas e acomodadas, ou passam avaliar suas relações e as outras pessoas segundo aspectos funcionais e econômicos, ou de acordo com os ditames da moda ou do momento nos grupos em que se inserem.   Podem ainda tornarem-se adeptas ao imediatismo e ao materialismo, desprezando os valores e a construção de uma forma de vida baseada na partilha, no amor, no respeito, na observância do tempo indispensável para o amadurecimento e na realização de verdadeiras obras, sejam físicas, humanas, emocionais ou espirituais.       

Claro que isto não ocorre de forma tão simples e direta, há outros fatores relacionados e muitas vezes dependentes e inevitáveis, ou até irreversíveis para nós.

Deus nos conhece e sabe dos riscos que tais formas de "evolução social" e de "desenvolvimento humano" podem trazer para nossa alma e a nossa vida, riscos que na verdade não residem nos processos ou nos avanços, mas nas nossas opções equivocadas e distantes de seus ensinamentos, na falsa segurança que pode ser enxergada e supervalorizada,  por quem se afasta da Palavra de Deus, e por quem se deixa seduzir pela arrogância e presunção, pela preguiça ou ambição, pelo poder e pelo dinheiro, etc.

Mateus 06:19-21

Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam.  Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam.  De fato onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração. 

Deus não deseja que as ferramentas e gostos que criamos, a riqueza que almejamos e o valor que depositamos nas pessoas, elementos que poderiam ser bons para nós, após moldados e valorizados em excesso,  ou quando  propositalmente orientados para fins ruins, se transformem em motivos de dor e declínio para o homem, razões e objetos que nos afastem do convívio espiritual com o próprio Deus, e da verdadeira vida que ele reserva para todos nós, por isso sempre nos alertou inclusive por Jesus.

Procure preservar sua essência e não se afastar de Deus, busque os ensinamentos de Jesus e peça pela intervenção do Espírito Santo, não se deixe seduzir pelas mentiras e artimanhas humanas e do Inimigo.

Faça uma opção por uma vida equilibrada, sustentável, e plena na Palavra de Deus!