Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sábado, 25 de agosto de 2012

Sabe o que é indispensável?

Temos convicção, ao ler o título deste texto não serão poucos os que logo vão imaginar todo um rol de opções que podem representar as necessidades que cada pessoa ou coletivo devem suprir, para sentir-se bem e ter uma percepção de satisfação, seja pessoal, social, etc. 

Certamente que haverá aqueles que pensaram primeiramente nas suas necessidades materiais e/ou sociais, sejam elas básicas ou não, e vão direcionar sua atenção ao que advém da riqueza material, do prestígio e posição social, poder, aparência, etc.

Outros mais vividos ou guiados pela espiritualidade, pensaram sobre o que é indispensável como algo mais universal e que  pode muito bem ser sintetizado em pensamentos e frases como estas:

É ser feliz ao lado de todos os que amamos;
É ter a presença do Espírito Santo em nossas vidas;
É dispor dos gestos e do amor de Jesus Cristo por nós;
É obter a paz, a comunhão, as graças de uma vida com Deus!

Não tenho receio em dizer aos que se identificam com estas frases:  Vocês não estão enganados sobre a importância e o quanto é bom viver a espiritualidade desta forma!

Vale ressaltar que também não é fácil elencar uma lista para uma questão de aspecto tão pessoal.

Mas apesar da beleza e verdade expressada por estes pensamentos, não é sobre isto que nos referimos, ou ao menos desta forma que foi apresentada. 

Quando falamos do que é indispensável, nós falamos dos valores e atitudes dos quais não podemos dispor para termos uma vida saudável e feliz, numa perspectiva não apenas de bem estar material, mas também social, emocional, e espiritual, e não somente de forma individual, mas também coletiva.

Com facilidade podemos citar dentre muitos valores, porém dentre estes há 3 (três) que julgamos ser essenciais, basilares e formadores de um alicerce que dá sustentação ao indivíduo e a todos, e que edifica o mais nobre sentimento humano, o amor.

Ao lançarmos a provocação e o questionamento, tínhamos em mente a percepção sobre o significado e a importância do respeito, da justiça e da verdade, presentes nas várias formas de manifestação do amor, e elementares como sólidos pilares na constituição do bom caráter do indivíduo, fundamentais em todas as relações humanas, e também cruciais para construção de uma sociedade harmoniosa e saudável.

O que estamos falando é simplesmente que: seja qual for a perspectiva na qual nós venhamos a nos inserir, como indivíduo ou membro de um agrupamento social, como adepto ou não a uma filosofia universal, não podemos prescindir de agir guiados pelos princípios do respeito, da justiça e da verdade, sob pena e risco de não construirmos relações saudáveis e que conduzam ao bem estar, pessoal e/ou coletivo..

Frisamos que apesar de colocarmos tais valores sob a perspectiva humana, estes são inspirados num nível acima de nós, e estão presentes e vivos nos Valores Cristãos, integrando o conjunto de definições que nos remetem a percepção de Deus, e sobre esta perspectiva vamos traçar uma relação entre os valores humanos e a espiritualidade cristã.
O respeito, a justiça e a verdade, enquanto valores vitais que se complementam e se fortalecem mutuamente, que moldam a vida e a conduta das pessoas assegurando uma harmonia, equilíbrio, serenidade, força e segurança nas suas ações e atitudes, dentre muitos benefícios que podem gerar, transcendem os limites do indivíduo e se refleti nas diversas estruturas sociais ou não (quando estão ausentes).

Em tudo no qual há a presença do homem ou em toda sua forma de relacionamento, pode se ver refletida a presença ou a falta destes valores, a necessidade ou a abundância de seus efeitos diretos.

O que seria o respeito? Há definições formais inclusive relacionadas a moral ou sentimentos, mas podemos percebê-lo de forma mais acessível, por exemplo: como uma manifestação do amor fraternal, uma preocupação com o próximo ou com: de que forma as nossas ações podem afetar ou atingir negativamente uma outra pessoa, ou pessoas.

Desta forma a ausência de respeito, dentre os quais ao próximo (enquanto indivíduo), pode ser percebida por exemplo, no abandono de menores e das populações de rua, que também é um desrespeito aos direitos fundamentais de vida e dignidade, dentre muitos outros.

Respeito também significa elevar a uma condição de maior importância aquilo do qual vamos tratar, ou aquele com o qual nos relacionamos.  Por isso é tão importante e se faz presente na Palavra de Deus (com outra redação, como em I Coríntios 08:12 ) e até entre os mandamentos de Deus (Honrar pai e mãe):

No Catecismo da Igreja Católica eis o que encontramos sobre o respeito ao próximo.

P.93.13 Respeito e amor do próximo, exigência da idade

§1789 Algumas regras se aplicam a todos os casos:

* Nunca é permitido praticar um mal para que daí resulte um bem.
* A "regra de ouro": "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles".
* A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência: "Pecando contra vossos irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo" (1 Cor 8,12). "E bom se abster... de tudo o que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para teu irmão" (Rm 14,21).


Já a verdade tem profunda relação com a fidelidade, corresponde a respeitar e apresentar os fatos e circunstâncias segundo o sistema de valores vigente mas sem distorções ou interpretações.

A verdade é pressuposto ao exercício de muitas atividades em nossas sociedades, como as que são exercidas por alguns profissionais: jornalistas, policiais, juízes, etc. E mais que isto, a verdade  é requisito indispensável as relações edificantes.

A ausência da verdade pervete e corrompe as pessoas e instituições, a ponto de ameaçar destruí-las, dentre outros malefícios que causa.

Igualmente presente em muitas citações da Palavra em especial nos Evangelhos, em alguns momentos de forma direta e clara como em:

Mateus 05:37 

Diga apenas "sim", quando é "sim"; e "não", quando é "não". O que você disser além disso, vem do Maligno.

Justiça, pode bem ser entendida como uma ação equilibrada, ponderada e efetiva, que assegure atitudes norteadas pela verdade e pelo respeito, e que possa garantir o bem estar individual ou coletivo, ou que para isto contribua.

A presença de instituições pautadas pelos atributos da justiça plena e imparcial, levam a sociedades mais harmônicas e desenvolvidas, onde se percebe que quanto mais exercesse a justiça em sua melhor concepção mais a sociedade responde com ações positivas.  Por isso, a ausência da justiça social numa sociedade, ou sua irregular distribuição é um fator desequilibrante e inquietador.

A Justiça também é uma manifestação de amor imparcial e verdadeiro!

Na Bíblia o conceito de justiça é apresentado inúmeras vezes com sentido ainda mais amplo e poderoso.

João 07:24

Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade

Das ponderações e argumentos, percebemos que para existir a verdade é necessário certo grau de respeito (ao próximo, à padrões, ao que é superior, a leis divinas, humanas ou naturais, a nós, etc.), sob risco de ser esta apenas uma manifestação pífia do que de fato é.

E que para a justiça além de outros valores pré supõem, o respeito e a verdade (fidelidade, imparcialidade, obediência a um código supremo)!

Valores que superam os modelos humanos, constituídos por elevada percepção espiritual e não apenas na racionalidade, manifestando formas concretas de amor, e que não se restringem ao simples ato de aplicar leis, segundo padrões e interesses institucionais e sociais vigentes.

Por fim concluímos, salientando que para manter o respeito também se faz necessário adotarmos ações pautadas na verdade e na justiça.

Para nós cristãos, como estamos frisando com as relações traçadas, estes valores estão contemplados na grandiosidade das ações, na misericórdia e pelo amor mais puro e consistente, encontrado abundantemente na Santíssima Trindade.