Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sábado, 12 de setembro de 2020

A receita de Cristo, "Vigiai e orai!"

Em tempos difíceis como os atuais, muitas coisas incomodam e servem como ameaças ao nosso bem, ao nosso equilíbrio, a nossa vida, sobre todos os aspectos, sejam emocionais, intelectuais e físicos, ou principalmente os que causam perturbações as nossas almas, enquanto nos deixamos abalar ou drenar nossas convicções de fé e esperanças numa vida mais justa, verdadeira e duradoura no plano do infinito com Deus, por causa dos fatos que nos cercam ou atingem direta e indiretamente, pelo sofrimento que trazem a nós.

Ninguém está totalmente imune as incertezas e medos de uma crise sanitária como a da Covid19, ao impacto das mortes e perdas decorrentes desta ameaça mundial, mas também a falta de perspectivas e perda de dignidade dada as condições de miséria que se agravam em muitas partes, principalmente em nosso país e junto aos nossos irmãos, por causa também de más ações de governantes e governos, que não atuam para conter ou minimizar os riscos e impactos,  ignorando o valor das pessoas e das vidas afetadas, privilegiando alguns e o poder, o dinheiro e seus tesouros ou desejos egoístas, permitindo que surjam situações massivas de abandono das pessoas, de desemprego e formas de dores acentuadas, muitas das quais evitáveis se houvesse uma dose mínima de justiça social, com preocupação fraterna e uma pitada de amor cristão, valores que são esquecidos por autoridades e outros (aqui no Brasil, entre nós) nestes momentos de dificuldades, gerando desesperança e minando a disposição, mesmo de cristãos atuantes, que pensavam estarem fortes e preparados para provações humanas por vezes "inevitáveis" e já profetizadas, alertadas muitos séculos atrás, algumas por serem inerentes as nossas limitações e condições, outras por guardarem semelhança com momentos indesejados já superados no passado.

Não é fácil a dor de perder um parente ou amigo, de ver sonhos minguarem e esforços de uma vida de lutas e dedicação se exaurirem rapidamente, quando aparentemente estamos mais frágeis e expostos, e algumas vezes parecemos sós e sem perspectivas boas para o futuro, sem o apoio de quem está ao nosso lado, ou de quem acreditamos em dado momento ser aquele que poderia agir como liderança para fazer o necessário ao bem comum, realmente causa desânimo se não focarmos o olhar corretamente no que podemos fazer ou esperar além de tais horizontes.

E nestes tempos difíceis, agravados como falamos, por ausências e omissões, ou medidas e condutas irresponsáveis de quem deveria cuidar um pouco de nós ou trazer algum conforto, e não agem assim, mesmo aqueles que deveriam por serem religiosos, pastores, padres, guias espirituais, vistos hoje em meio a fartura e construindo templos de poder e riquezas, distantes das necessidades dos que esperavam deles alguma ajuda, e assistem exemplos e condutas que só provocam indignação e tristeza, tudo se torna muito mais duro e temível, mas ainda assim vale para nós a máxima de confiar em Deus, de esperar em Cristo a medida que nos voltamos ainda mais as suas palavras e ensinamentos, por já termos sidos preparados para isso, e avisados a nos mover para enfrentar as agruras da vida e dos momentos, buscando mais intimidade e forças nesta relação com Ele.

Conselhos, sabedoria são importantes e desejados, ajudam a nos nortear em meio a tempestades, é o que temos por intenção oferecer aos que nos leem aqui, mas com lições e uma compreensão como as dos que percebem os perigos e dificuldades a distância (não com toda clareza e profundidade), com verdades e formas de enfrentar os riscos já experimentadas, universalizadas, como as de conhecimento comum, como as de um marinheiro que vendo o tempo (clima) desfavorável no horizonte, recolhe seu barco à costa (praia ou porto) e o amarra bem, e vai preparar a si e a este para o que vem, prevenindo as tempestades e se esforçando para superar as dificuldades futuras. Soa-nos melhor no entanto, chamar atenção de todos para o que há nos ensinamentos bíblicos, por ser mais amplo e consistente, por compreender que se trata de um legado que nos foi  deixado para recorrermos a ele com sabedoria e confiança, como hoje se faz necessário, e por isso vamos tratar as dificuldades que narramos, aconselhando lição que nos foi dada oportunamente pelo Salvador.

Num dos momentos mais agudos de sua trajetória entre os homens, Cristo deixou uma grande lição, ameaçado pelos poderosos, ciente da proximidade da morte física e sentindo que entre os que o rodeavam não encontrava o mínimo de apoio, numa solidão sem a compreensão e solidariedade dos que caminhavam junto a Ele, disse com firmeza o que devemos fazer para encontrar conforto, alguma paz, e ter as forças para seguirmos adiante com determinação e controle. Disse Cristo, segundo Marcos 14:38: "Vigiem e rezem, para não caírem na tentação. Porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

 

Fátima Guimarães traz palestra “Vigiai e orai” ao Rema – REMA
Imagem reproduzida do Google Imagem

 

Vigiai e orai!  

Vigiar, é cuidar e está atento ao que sabemos que pode vir, não descuidar do que é preciso para estarmos pronto, cuidar do que é realmente valioso, ou permanecermos minimamente fortes e esperançosos para que possamos superar as dificuldades, ainda que não sejamos imunes a dores e a males que nos atingem, mas sem transferir nossas responsabilidades e expectativas a quem nos rodeia ou  deveria ter algum "compromisso ou obrigação" conosco. Está vigilante e pronto, observar o que vem é nossa arma, nossa prevenção e condição essencial para não sermos negativamente surpreendidos, seguirmos em frente lutando, levantando diante das quedas, por sabermos que no chão estamos mais expostos e frágeis. Vigiar é ser capaz de perceber as situações adversas, antes de sermos tomados por elas, mantendo algum controle, e estarmos aptos a compararmos as circunstâncias que percebemos, com o que Cristo ensinou e nos deixou por legado, para adequadamente agir N'ele.

O orai, é a forma de Cristo nos dizer para buscarmos em Deus a intimidade necessária para sermos inspirados, confortados, amados e fortalecidos. Nos mostrando que pedindo a presença do Pai nas nossas dificuldades, por meio de orações, desabafos, "conversas com Deus", estamos retirando de nós parte da pressão e das aflições, nos abrindo para inspirações de soluções, para enxergarmos melhor os problemas e permanecer firmes na caminhada enquanto não superamos as agruras, porém confortados, por crermos que temos quem nos ama ao nosso lado, e confiando que estaremos sendo cuidado e mais próximos de um estado de espírito de paz e equilíbrio, com algo mais valioso do que as perdas ocasionais que possamos ter, com fé no futuro enquanto vivemos o que se faz necessário, sem necessariamente estarmos acomodados ou caídos (apenas esperando inertes). A oração prepara nossas almas, equilibra nossos sentimentos, nos faz pensar que somos mais do que apenas um homem ou uma mulher, frágil e limitado como alguns pensam, nos põem acima desta vida e destes momentos. O orai, é dizer, te despoja dos medos, do que é ruim, renove suas esperanças e suas forças, reflita, pois a mais na tua vida!

Lições como esta de Cristo, não tem limitações e nem prazo de validade, são aplicáveis aos momentos e dificuldades atuais, provam o quanto nos oferece para encontramos os valores e as condições necessárias, a sermos vencedores como foi Jesus, cuja a vida, creiam vocês ou não, muda para melhor a vida de muitos, como as de nós cristãos, não importam as dores e dificuldades, mas como as enfrentamos, estando Seu nome por séculos além da passagem entre nós, eternizado, com Sua vida ou pela ressurreição que experimentou.

A cada gesto de força e amor, a cada superação aqui, nossa mente é renovada e a alma está em paz, é uma "nova ressurreição", uma marca para eternidade, que temos visto entre os que foram abnegados ou lutaram o bom combate, alguns que entenderam o significado do que diz Efésios 06:10 "Quanto ao mais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder", e foram humanos e dotados de amor especial pelos outros, e de alguma forma são lembrados hoje, para bem mais que suas dores, suas dificuldades vencidas, restaram histórias e gestos ou a presença ainda perceptível, de muitos que souberam escolher e agir bem, graças à Deus.

Deus abençoe todos vocês!