Hoje nos preparamos para celebrar o Natal, alguns com alegria e muitas expectativas em dias melhores e de paz, outros com a intenção apenas de confraternizar e curtir um feriado prolongado, que se inicia e se intercala até o início do novo, com muitos em euforia e cheios de planos.
Entre os cristãos o Natal deveria ter um simbolismo e propósito maior, o de celebrar o nascimento de Jesus, a esperança que veio para transformar a humanidade, e encher os corações, de paz, amor, e felicidades, com as mensagens e novas de salvação dos homens. Mas nem sempre é assim e o sentido do Natal, uma data ainda festiva, se perde nas más intenções e nos interesses cada vez mais mesquinhos das pessoas, que esquecem o sentido da vinda do Salvador, nascido como nós e relembrado na figura de um menino tão humano e frágil, em meio a simplicidade e cercado de humildes, mas dotado de amor e um tesouro sem igual, a verdade que veio revelar junto com o caminho da salvação.
Infelizmente, hoje toda riqueza espiritual e todo o bem e amor que Cristo veio oferecer, para nós que estamos num mundo tão desigual, tão imerso em maldades, mentiras, egoísmo, ganância, violências e injustiças, que mergulham populações e vidas em guerras, mortes, misérias, desilusões e sofrimentos, que atingem milhões e milhões, parecem testemunhar nosso desprezo e esquecimento para com Cristo que continuamente nos ofertou o bem e o amor de Deus.
Mesmo nós cristãos, muitas vezes ofuscamos o sentido do nascimento daquele menino, que abençoado e vindo do Pai Celestial, para nosso bem, para nos abençoar, e como nossa esperança, para um dia vivermos na plenitude de Deus, esquecemos do verdadeiro significado do Natal em Jesus, que deveria ser revisitado sinceramente, e revivido com dedicação e verdade, com amor cristão, com o coração aberto e em paz, distante dos medos e desejos ruins, do orgulho, da insensibilidade, do egoísmo, da rebeldia e desobediência para com os ensinamentos e valores pregados por Cristo, à partir de gestos, escolhas e ações más que adotamos, incentivamos ou promovemos à todo momento.
Que nesta Natal, cada um reflita sobre sua vida e sobre o significado do nascimento de Jesus, como ele veio para completar e dar sentido as nossas vidas e ao nosso futuro, nos levando mais perto do amor de Deus, para nos transformar profundamente, por seu exemplo, sua escolha e obediência ao Pai, fazendo-se esperança e caminho que nos renova e nos fortalece na fé, que como àquele menino nascido em Belém, frágil e simples, evolui na plenitude, na bondade e no amor, compartilhado e vivido entre os que o recebem humilde e verdadeiramente.
Representação do nascimento de Cristo - Google Imagem |
São Lucas, 2
Feliz Natal em Cristo Jesus, celebrando sua vinda e sua presença entre nós! Paz e saúde, e um 2025 de boas e verdadeiras transformações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.