Jesus, em hebraico Yeshua (Javé é Salvação), ou também chamado de Emanuel (Deus está conosco).
Para além da semântica ou do significado do seu nome, Jesus representa a presença de Deus em nós e em nossas vidas, e também se faz pleno como o caminho que nos leva à Deus, pela nossa salvação, por seu amor e seus gestos, que foram desde o início de sua trajetória, concretos, intensos e revolucionários, transformadores.
Jesus ofereceu a nós novas formas de ver a vida, mais aderentes as "expectativas" de Deus, repletas de amor e escolhas que nos conduzem a uma intimidade profunda com o amor verdadeiro e a uma vida plena, ainda que nosso mundo e o ambiente a nossa volta não contemple todo potencial e os aspectos do amor de Deus por nós.
Cada gesto ou momento da vida de Cristo, tem um significado maior em prol da construção de indivíduos plenos no amor, e comunidades que buscam se edificar e viver sobre princípios e preceitos, nos quais o amor é essencial. Os fatos de sua vida colaboram para essa contínua transformação e construção, que no seu ápice deve nos levar a uma vida em Cristo e a presença do Reino de Deus entre nós, para tanto ele providenciou discípulos que devem nos guiar a verdade e ao amor, incutiu em nós a necessidade de vida em comunidade edificada segundo princípios dos evangelhos, mas também como exemplo das mudanças associadas a vinda e trajetória de Jesus entre nós, surge a perspectiva mais clara do significado da família (ambiente de recepção das novas e crescimento dos indivíduos e da fé), e um maior destaque ao papel materno (onde a mãe tem suas ações ressignificadas, valorizadas, e representa dedicação, amor, parte importante da vida dos seus, uma arca que recebe a graça de Deus para partilhar com todos).
Pensando desta forma, com a mulher e a mãe especificamente, tendo um importante papel nos projetos de Deus, como foi Maria para Jesus Cristo, e numa "proporção menor" Isabel mãe de João Batista, vemos que seus gestos de entrega ao projeto de Deus, em alguns momentos fazem destas mulheres que tiveram que enfrentar dificuldades, incompreensão e preconceitos, mesmo dores profundas, verdadeiros anjos de Deus.
É com mais este exemplo vindo da passagem de Jesus e os antecedentes a sua vinda, que afirmamos e projetamos como uma lição que retiramos de sua história, "mãe é um anjo de Deus conosco"! Concretamente!
Sugerimos lerem Lucas 1
em especial os versículos 26 a 38, e 42 a 55.
e depois em João 19:25-27
"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe. "
São João, 19 - Bíblia Católica Online
Nos momentos difíceis poucos estão ao nosso lado, certamente nossas mães (o anjo de Deus), não nos faltará.
Deus abençoe à todos! Feliz dia das mães!
Imagem obtida do Google Imagens |