Há tantas situações e coisas que nos afastam da nossa fé, e do que não deveríamos, o amor de Cristo e de Deus por nós, que em todos os momentos de nossas vidas, nos acolhem e nos mostram um caminho de vida melhor.
Reproduzida do Google Imagem |
É comum, e nos incluímos nestas condições e relatos, que a medida que nós chegamos a uma condição de vida melhor, mais amena, não apenas econômica e financeiramente, mas de um pouco mais de tranquilidade e paz, confortável. Nós abrimos a guarda e deixamos que nossas rotinas, de trabalho, estudos, lazer, e vivência diária, nos façam relaxar nas nossas relações espirituais com o divino, em nossas obrigações de fé rumo a estágio um mais elevado de consciência e sentimentos, por ignorar a necessidade de sermos constantes em orações (nas nossas comunicações com Jesus), e na busca de amor e conhecimento que evolui nosso espírito segundo o olhar e o desejo de Deus para nós, onde nossa vida, nosso corpo, nossos pensamentos, ações e sentimentos, nosso coração e espírito, deveriam estar repletos de amor verdadeiro e servir como morada para o Espírito Santo, em detrimento do que planejamos e vivemos no dia à dia.
É triste, é criar mais dificuldades e distâncias entre nós e o Senhor, mas é algo muito frequente mesmo para nós cristãos que já fomos iniciados ou de alguma forma sabemos o significado de ter Jesus conosco, e algo que se pararmos para um exercício mínimo de reflexão sobre nossos atos e opções recentes, nosso cotidiano e o que precisamos atingir para crescermos, nos faz perceber que falhamos diante de uma recomendação clara e simples de Jesus Cristos, reproduzidas e deixadas com uma profundidade muito maior do que percebemos inicialmente, e tem total relação com a palavra proferida, quando Cristo diz: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26,41 - Bíblia Católica). Uma mensagem profunda e útil para todos ao longo dos tempos e em sua privacidade no convívio familiar, no lar, em todas as partes, mas principalmente na intimidade de nós mesmos e nossas ausências, falhas, dores, e vivências de todas as formas e aspectos em nós! Uma mensagem que nos ensina como fortalecer nossa fé todos os dias, e como persevera na caminhada cristã rumo a glória da salvação.
Quando estamos confortáveis e satisfeitos, esquecemos os que lutaram e as dores vivenciadas até chegarmos a estes momentos distantes da luta. Esquecemos os sacrifícios e as lutas dos santos, dos profetas e de nós para nos trazer a palavra e a verdade até nosso alcance, subestimamos tudo o que foi feito por nós ou muito dos gestos de amor realizados, mesmo por Jesus e por Deus, para que por um caminho de comunhão com o sagrado e o divino, possamos seguir firmes até obtermos satisfação, paz, conforto ou algum bem estar em nossas vidas, e não pararmos por aí. Mas não é apenas as lutas dos demais por nós que chegamos a ignorar, mas as nossas próprias lutas e dores, sacrifícios e energia que pomos de lado, e não vigiamos e não oramos, por negligência ou por perdemos a percepção, ou até não conhecermos o significado pleno do que seria vigiar, do que é orar.
No dicionário, como no Dicio - Dicionário Online de Português, é mesmo que:
Vigiai vem do verbo vigiar. O mesmo que: espiai, observai, espreitai, olhai, controlar, preveni, precavei, patrulhai, guardai.
E também cuidar, ter atenção, ter zelo, etc...
Enquanto Orai, vem do verbo orar. O mesmo que: exprimi, comunicai, implorai, suplicai, rezai, conversai, discursai, falai.
Também seria, pedir, dizer, contatar, conectar, etc...
Para nós e em busca de uma perfeição proposta por Jesus como forma de estarmos com Deus, em uma vida plena saudável e desejável, vigiar, é dentre tantos significados, olharmos com cuidado para tudo que nos cerca e é proposto, é estar atentos ao que nos aproxima e também nos afastam de Cristo, e controlar o que colocamos em nossos pensamentos e corações bem como o que fazemos com nossos gestos e ações, é ser vigilante e nos prevenirmos sobre o que nos é ofertado diariamente, sobre o que contatamos, e sobre o que ofertamos aos outros, mas primeiramente à Deus com nossas condutas, nossas ofertas diárias de vida e amor.
Da mesma forma, orar é, estabelecer laços maiores com Jesus e com Deus, numa conversa franca e íntima, fortalecer nossa relação de fé e de amor, como alimento diário para fé que nos ajuda a viver e encontrar paz, mais equilíbrio, amor, satisfação, e um ambiente para fortalecer a presença de Deus em nós, por meio de Jesus e do Espírito que habita em nós, segundo a promessa de Jesus, e por meio de uma comunicação direta e constante.
São mais que palavras e que uma expressão bonita, é parte da verdade cristã enfatizada e repetida por diversas passagens bíblicas, em contextos diversos, para que possamos seguir e adotar em nossas vidas, e que precisamos lembrar e estar atentos continuamente, e sempre que possível refletindo e revisando, para que não sejamos vítimas de tentações e armadilhas que nos afastem do propósito de sermos melhores, e estarmos com Deus, ao fortalecer a fé todos os dias, e nos protegermos dos desvios que a acomodação e os males nos colocam ao longo de nossa caminhada. Caminhar na direção de Deus é um processo diário e longo, que pede de nós constância e convicção, fé, força, sinceridade, mansidão, carinho, atenção, comunicação, cuidado e amor pleno e honesto. Por isso clamo à vocês, não se afastem dos fundamentos de sua fé, tenham atenção e cuidado com o que nos deixa mais forte, com gestos diários de amor e de quem precisa está vigilante, por meio de orações e uma conversa íntima com Jesus, algo que depende de nós mesmo sendo falhos, humanos, e de escolhas diárias, à todo momento, vencendo limites que precisam ser suprido e compensado por Deus, é verdade, mas que depende de nós optarmos por agir de forma a fortalecer a fé todos os dias com atos e muito amor. Precisamos estar atentos à tudo que nos tonta mais íntimo com Deus!
Deus abençoe à todos e sigam sua fé, vigiando e orando, amando principalmente.
Vejam,