Em momentos de muita confusão e conflitos, é bem comum que pessoas façam escolhas que redundem em erros, e em mais sofrimento, dor e incertezas.
Algo que é muito mais frequente, e mesmo evidente ao longo da história que conhecemos, mas também presente nos ensinamentos bíblicos e nas palavras de Jesus, estão presentes e em destaque.
Nossas limitações, nossas expectativas terrenas, nossas inseguranças e medos, são influências bastante perturbadoras e desestabilizadoras das emoções e dos sentimentos, capazes de nos fazer buscar soluções erradas, às vezes "fáceis" e enganosas, prazerosas, às vezes por meio de figuras ou imagens, símbolos, ideias, algumas míticas ou fantasiosas (ou ainda que não acreditemos em sua existência, e elas em algum plano ou lugar, estejam presentes, não são o que pensamos e acreditamos).
São coisas para as quais nem sempre estamos prontos, preparados para reconhecer, enfrentar ou superar, e nos levam a formas equivocadas de ver as situações, e por vezes nos afastam do que é bom e verdadeiro, do que de fato deveria ser importante e nosso objetivo, para uma vida melhor e de amor, com paz, especialmente em nós mesmos, com desejos e atos que nos levam a um futuro que foi reservado para nós, como nos prometeu Cristo.
Até para estas situações não faltam os melhores e bons conselhos, cuja síntese podemos ter certeza se observarmos com respeito e atenção, no que está vivo em trechos como os a seguir:
João 14:6
"Eu sou o caminho a verdade e a vida".
João 16:1
"Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda".
João 16:13
"Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão".
Palavras simples e diretas, mas para quem não se deixa tocar pelo amor do Senhor, nem sempre são compreensíveis, nelas não há espaço para outras afirmações, elas nos dão livramentos e conhecimentos amplos, que nos poupam e protegem, de nós e nossos erros, do fanatismo e das mentiras dos que lucram com nossas fraquezas, ou até dos que por estarem perdidos e com pensamentos perturbados, com sentidos ofuscados, que interferem em suas percepções, estão por isso inacessíveis e desprovidas de tudo que significam.
Mas não há outra forma, a verdade é sempre o caminho, a verdade é Cristo e está com ele, e se manifesta em amor e atos que são inconfundíveis e claros, concretos e poderosos, e se formos capazes de ao menos um pouco, nos deixarmos tocar, seremos capazes de entender o mínimo para viver uma vida bem próxima do que almejamos.
Deus lhes dê visão, e sentidos puros e limpos, para lhes fazer perceber a verdade, o caminho da verdade, "ela vos libertará", com amor e todo bem que são intrisicos ao melhor caminho.

Imagem obtida do Google Imagem
.