Quero partilhar com todos um segredo que descobri faz algum tempo, e que nos conduz a uma vida mais amena e pacífica, mas que muitas vezes em meio a atribulação do dia-a-dia não nos recordamos e findamos por enfrentar situações difíceis e desprovidas da paz que queremos ter.
O que vou expressar é bem adequado para enfrentar as situações conflituosas que envolvem relacionamentos de qualquer espécie, mesmo aqueles conflitos que prevalecem no nosso intimo e às vezes transformam-se em mágoas e rancores insuportáveis.
O segredo para superar situações conflituosas como as que nos referimos é um só: TOLERÂNCIA.
Tolerância é uma das manifestações do amor sustentada na fraternidade e humildade, constitui-se num exercício de amor ao próximo, contínuo e despojado. Não é um segredo oculto pois nos foi revelado de uma forma especial e vivido plenamente por Jesus, a mais de 2000 anos.
Lucas 06:37-38
"Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Dêem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês."
Consiste dentre outras coisas, em cada indivíduo poder compreender que todas as pessoas tem limitações e falhas, e que não há perfeição entre nós, mas que também somos gerados e amparados pelo mesmo criador, o nosso Pai Celestial.
Por conseguinte precisamos buscar um convívio fraterno, baseado no respeito as pessoas, suas funções, experiências, diferenças e nas limitações de cada um, mas sempre em busca de uma unidade em torno do amor e da paz comum, oferecidas por Deus.
Efésios 04:02-03
Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito.
Efésios 04:30-32
Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo o tipo de maldade. Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.
Ninguém é totalmente certo, ninguém é totalmente errado!
Ninguém é totalmente bom, ninguém é totalmente ruim!
Em geral cada um de nós tem um pouco de cada coisa, mas podemos sim evoluir na direção de uma expressão humana melhor, de sermos alguém melhor com a ajuda do Espírito Santo de Deus.
Há gestos simples que ajudam-nos a construir uma personalidade tolerante, pacífica e fraterna:
Nos esforçar para dar a todos com quem convivemos exatamente o que nós gostaríamos de receber, já é um atitude muito positiva;
Não transformar as expectativas, impressões e emoções que nutrimos em relação aos outros em algo absoluto, é uma boa opção, assim evitamos decepções ante as possíveis falhas que venham a cometer, assim também evitamos internalizar em nós os sentimentos negativos que nos afastam das pessoas;
Buscar agir como um verdadeiro cristão ajuda muito, amar as pessoas fraternalmente não significa necessariamente em concordar e aceitar tudo que elas fazem, ou mesmo querer estar e conviver com elas constantemente, mas quer dizer que não devemos rejeitar ou repudiar alguém com o qual não temos afetividade, que não vamos ser hipócritas ou ficar indiferente ao que lhe acontece, e principalmente que vamos fazer um esforço sincero para agir para com eles segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Conhecer a Palavra de Deus, é fundamental para todo aquele que almeja atingir a humildade e o estado de espírito necessário a se tornar mais tolerante e fraterno.
O mundo e nós precisamos de atitudes verdadeiras pautadas, pelo amor e com grandes doses de tolerância. Façamos nós o possível para semear a tolerância entre todos!
Jesus abençoe a todos!