Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

domingo, 19 de dezembro de 2021

Um Natal muito estranho

Tantos acontecimentos marcantes, uma revolução ainda maior em curso, cabeças, mentes, corações, sentimentos e emoções, fé e crenças, em meio a perdas de vidas, de sonhos e esperanças, certamente de forma maior que em outros momentos difíceis, ou ao do último ano de pandemia.

Não é algo novo, mas em tempos recentes e com tanta intensidade, num ano em que se ampliavam as esperanças depois da vacina, não se via há muito a apatia pelo simbolismo sagrado da data. Ainda assim nos parece familiar esse caótico ambiente (Mateus 24:4-14), e enorme indiferença com o sagrado e para com Jesus Cristo.

Não é mérito só da Covid19, a sociedade de consumo consegue transformar o simbolismo de tudo, apropria-se dos nossos sonhos e sentimentos para fazer deles objetos, ou motivo para consumirmos mais mentiras e ilusões vendidas com produtos oportunistas, de falsos valores agregados, desprezando o significado e valor real das coisas e mesmo os nossos.

Esquecemos tão facilmente o bem que nos é feito, incrível,  ou que recorremos nas horas difíceis e somos confortados, que a mensagem e a presença de Cristo em nós, nas vidas de nossas famílias e entre os demais, é possibilidade de vida menos amarga, com mais sentido e probabilidade de edificação e partilhas, de superações e mais amor. Neste momento tão marcante, mais esvaziado pela euforia apenas pelas festividades e pelo consumismo de alguns privilegiados, em meio a uma situação crítica que muitas pessoas ainda se encontram, ofuscando o sentido do Natal, realmente é incrível.

Então para nós, "é estranho", até surpreende, tão rapidamente o mercado se apropriar das fraquezas e angústias recentes, tão rápida e despudoradamente que parece até que não vivemos tanta dor, e assim como precisamos de vacinas para saúde do corpo, em muitos momentos recorremos a fé, a Cristo e a Deus, para nos restaurar e trazer esperança e paz as nossas vidas desequilibradas e incertas, tão ameaçadas, e como podemos menosprezar o significado cristão desta festividade, trocando-o por compensações materiais? 

É vergonhoso ver que nas vésperas de celebrarmos o Natal, seu significado esteja esquecido e totalmente moldado aos interesses dos lucros dos grandes grupos, sem o vínculo cristão que ainda víamos antes. Em tempos ainda de muitas dores, de miséria e fome, desemprego, e com tantos precisando de solidariedade, deveríamos buscar mais o que nos permite sermos tocados com gestos verdadeiros de amor cristão, e sermos mais respeitados, com percepção de mensagens e ações que lembrem e supram nossas necessidades espirituais e emocionais.

Neste Natal nas mídias e tv's, nas ruas e outdoors, e em muitas partes, se vê a preocupação em celebrar sem no entanto atentar e zelar pela  celebração da vinda ao mundo do Nosso  Salvador. Infelizmente, é algo que já vinha ocorrendo antes, mas não tão descaradamente como agora no Natal de 2021.

Teremos cerveja; chester; e temos qualquer cola e muita diversão; temos festa e até jogo; brinquedo e app's fazendo promoções; natal nas lojas do shopping com muitas ofertas, até ainda se fala em Papai Noel, "magia de luzes", imaginem, tem neve e outros adereços incomuns, mas não se ouve falar em Jesus, o significado de seu nascimento também foi esquecido, suas mensagens e sobre valores antes desejados as nossas famílias, esquecemos o que é o Natal e o que realmente o faz um dia feliz. Triste que aconteça assim tão rapidamente, agora ainda em meio a Covid19!   Parece que a humanidade se deixa inundar pelas mentiras dos mercados, e esqueceu o sagrado.  Chega a ser indesejado o bombardeio de mensagens fantasiosas e assédio que se repetem por todos os meios as nossas vistas.

Natal é momento de renovação, de fé e esperança na intervenção do Criador em favor de nós! Como no início com o nascimento de Jesus, que tão humildemente veio ao mundo, para resgatar-nos do pecado, e trazer vida nova aos homens de boa vontade, a todos que acolherem sua mensagem de amor e decidirem caminhar segundo seus mandamentos.  Natal é tempo de paz para todos, e de colocarmos Cristo em nossas vidas, verdadeiramente!

 

Jesus Menino - Gilberto Léda
Nascimento de Cristo - Googleimagem


 

FELIZ NATAL!  


Lucas 02:09-14

Um anjo do Senhor apareceu a eles. A glória do Senhor os cercou de luz, e eles ficaram apavorados. Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo! Porque eis que lhes anuncio a Boa Notícia, uma grande alegria para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias e Senhor. Isto  lhe servirá de sinal: Vocês encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura".  E de repente uma multidão do exército celeste juntou-se ao anjo, e louvaram a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos que ele ama!"



segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O velho homem não morreu

 

O excesso de confiança, a falsa impressão de estarmos fortes e transformados, de termos mudado pela fé, nos faz abrir a guarda para o que muitas vezes nos fez sofrer e seguir por caminhos ruins.  É algo mais comum do que nos damos conta, e algo que Cristo e seus apóstolos  como Paulo, já nos alertavam, seja quando nos aconselhavam a vigiar e orar como fez Jesus, ou como disse Paulo,

"que o pecado não reine mais no corpo mortal de vocês, submetendo-os às paixões dele (Romanos 6:12)."

Muitas vezes essa conduta arrogante até, de cristãos imaturos, desatentos com os ensinamentos e com o que lhe é mais caro, uma vida verdadeiramente em Cristo, no rumo da paz e do seu amor restaurador, gradativamente nos envolvem e desviam do bem que nos é reservado. Sem perceber nos submetemos a situações e processos muito próximos à outros que já vivenciamos, tomados e dominados por paixões, que evoluem e nos fazem cair e nos sentir muito mal, fracos e vulneráveis, não raramente com um sentimento de culpa incômodo e constante, quando não passamos indiferentes à tudo, nos desculpando sistematicamente e presos num ciclo de erros e novas tentativas, cada vez mais distantes de Jesus, em meio as tentações.

O homem velho muitas e muitas vezes não morre, adormece, e desperta toda vez que brincamos com nossas fraquezas, e autoconfiantes flertamos com situações que podem nos fazer cair, ignorando os santos e sábios avisos de vigiar, de orar, de buscar tudo que nos faz ficar firmes na fé e longe das tentações que nos rondam e dão sinais claros de sua presença. Do velho homem que pode a qualquer momento ressurgir com seus vícios e hábitos gravados em nossos mais profundos sentimentos e memórias, em todo corpo e por toda parte, não só na nossa mente e emoções que vivemos.  E quando ele ressurge, nossas vidas voltam de forma desastrosa, a ser sinônimo de sofrimentos que tentamos vencer e esquecer ao longo do tempo.

Não nos enganemos, não nos deixemos ser outra vez conduzidos por maus caminhos, não somos tão fortes ao ponto de permitirmos brincar com o que pode nos destruir, a volta do velho homem e seus males, a aproximação indesejada do leão que ruge a nossa espreita, prontos a nos devorar e tirar a vida, tirar Cristo de nós de forma ainda mais grave, dolorosa e intensamente feroz. Não deixemos isso acontecer outra vez!

OREMOS!  Busquemos as coisas do alto!  

 "Quanto ao mais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu  poder. Vistam a armadura de Deus, para conseguirem resistir às manobras do diabo."   Efésios 06:10-11


Rodeiado do pecado o velho homem que... José Wamba - Pensador
Frase de José Wamba - sítio PENSADOR.COM - Google Imagem



Velho homem | Cristãos Amino Amino
Frase de Martinho Lutero - Google Imagens

domingo, 15 de agosto de 2021

Ascensão de Maria, fruto de fidelidade à Deus

4ª dor - Maria encontra seu Filho a caminho do Calvário" é meditada hoje;  Confira mensagem especial do seminarista João Paulo Gonçalves - Jornal  Correio do Sul
Imagem representando passagem da crucificação de Cristo, 4ª dor - Maria encontra seu Filho a caminho do Calvário"  (Imagem obtida no Google imagem)

 

 

Hoje a Igreja celebra a ascensão de Maria, mãe e serva do Senhor Jesus e de Deus nosso Pai.

Maria serviu com amor e dedicação e viveu todos os momentos que Deus reservou para sua vida, momentos de glória como gerar e dar a luz ao Cristo, mas também de muitas dificuldades e dor, confiando em Deus com fidelidade e resignação, mesmo no momento da crucificação de seu filho.

Deus pois em Maria uma parte de seu amor e a inspiração do Espírito Santo, em atos concretos materializados. Celebrar a ascensão de Maria, é lembrar da fidelidade, da confiança que nos leva a Cristo e a salvação. 

A confiança e a fidelidade, são atos que nos aproximam de Deus, com respeito, e servem  para tudo sustentar nos momentos difíceis e em todas as formas de amor, pela verdade e o bem que advém das escolhas, pela confiança e espera em Cristo.

 

Sigamos como pudermos os exemplos de plena entrega  e confiança em Deus:


Lucas 1:38

Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.  E o anjo afastou-se dela.

 

Lucas 23:46

e Jesus deu um forte grito: "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". Dizendo isso, expirou.

 


quinta-feira, 3 de junho de 2021

Corpus Christis 2021

Um momento de muito significado para os cristãos, cheio de simbolismos e muitas formas de representações, mas que em meio a pandemia, onde no Brasil a Covid19 matou quase 500 mil brasileiros, enquanto o Estado de muitas formas é omisso ou violento contra a população desprotegida.  Fatos que trazem muita tristeza para nós.

Em Pernambuco nossa tristeza é maior diante de tantos problemas, miséria e desemprego, dor e sofrimento, com um impacto amplificado quando castigados pela mazelas da doença e da inação do Governo Federal, o povo clama e se manifesta pacificamente contra esta situação caótica, incompreendido e violentados em seus direitos, em sua manifestação ordeira, são recebidos e tratados com brutal força pela polícia pernambucana, que vistas em muitas imagens e por muitos em via pública, envergonham, amedrontam e causa muita indignação com tantas injustiças e crimes praticados contra inocentes cidadãos pernambucanos.  

Cristo é nossa luz, e neste momento comungar o corpo sagrado no Corpus Christis, é também estar mais próximo a Ele, recebendo paz e conforto, mas fé e esperança para continuarmos firmes na caminhada da vida, juntos contra tudo que é mal e ameaça a vida e a dignidade, ainda que parte das dificuldades sejam criadas por quem se diz cristão e ou foi escolhido para guiar e cuidar do povo.

Hoje vamos nos unir ainda mais em oração, por todos que sofrem e necessitam de Cristo, assim como pelo fim das injustiças e tiranias em nossa sociedade, e que Jesus nos ajude a superar tudo.

Para celebrar este dia, escolhemos três exemplos, do que é a data para nossa religiosidade, do que é servir a Deus e usar sua disposição para estar com o povo como fez Dom Helder Câmara, e de como o povo é mal tratado por instituições humanas que servem as elites contrariando os propósitos de sua criação e existência.

Papa: Corpus Christi seja presença e conforto no sofrimento de cada dia - Vatican News 02.06  

“Que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam para cada um de vocês presença e apoio em meio às dificuldades, sublime conforto no sofrimento de cada dia e garantia de ressurreição eterna", disse o Papa

O Corpus Christi de Dom Helder - O Povo 23.06.2011 

"Para um homem da estirpe de Dom Helder Camara,  Cristo assomava em cada esquina, esperando apenas um aceno para que se manifestasse em busca de um gesto de acolhimento, de um olhar misericordioso, de quem lhe estendesse a mão."

Meio ambiente e saúde, o Brasil mina seu futuro. Foco BRASIL 30.05

"Já as cenas tristes foram de responsabilidade dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco e parte de seus subordinados, que ao final do ato pacífico (quase lá), investiram contra inocentes com pesado armamento, balas de borracha e gás, spray de pimenta e muita violência contra as pessoas que faziam um protesto organizado e pacífico, resultando em feridos, alguns, pessoas que apenas passavam pelo local e que atingidos nos olhos, perderam a visão. A barbárie pelos policiais organizados e prontos para assim agirem, foi tanta, que mesmo a vereadora Liana Cirne, também advogada, chamada ao local para tentar evitar a ação violenta da PMPE, acabou sendo também vítima em ato de violência gratuita de policiais, cuja as imagens se espalharam para além do Brasil."

 

E  na perspectiva de buscarmos paz, a verdade, QUEM DEU A ORDEM, para um absurdo como este, nos unimos aos que cobram por justiça, lembrando que como cristãos devemos combater a violência e situações que trazem sofrimentos, mutilações e violências físicas, como as feitas ao corpo de Cristo.

MP abre inquérito para investigar atuação da polícia em manifestação no Recife - O Globo 31.05

 

Homem é ferido no olho por tiro de bala de borracha disparado pela PM Foto: INSTAGRAM @hugomunizzz/REUTERS
Imagens de Daniel, um trabalhador ferido pela PMPE em 29.05.2021 (reproduzida de O Globo)

A imagem simboliza o quanto há necessidade de uma ação cristã, com os humildes sendo vítimas ainda hoje.

Deus esteja conosco!

 

domingo, 23 de maio de 2021

Pentecostes!

 

Neste dia de luz e de fogo renovador de almas, mentes e corações, nós do Santíssima Palavra lhes desejamos:

 

Que a luz e os dons do Espírito Santo tornem nossas vidas plenas de amor, paz e alegria  em Cristo, e esta graça de viver mais perto do Pai, partilhemos com todos pelo mundo.
 
Feliz Pentecostes! 
 
 
E nas palavras do Santo Padre proferidas em Roma:
 
 
 
 
Na homilia, o Pontífice se inspirou no trecho proposto pela liturgia, extraído do Evangelho de João: «Virá o Paráclito, que Eu vos hei de enviar da parte do Pai» (cf. Jo 15, 26). E foi justamente a esta palavra – Paráclito – que Francisco fez a sua reflexão, explicando seus dois significados: Consolador e Advogado.
 
“Irmã, irmão, se você sente o breu da solidão, se carrega dentro um peso que sufoca a esperança, se tem no coração uma ferida que queima, se não encontra a via de saída, abra-se ao Espírito Santo.”
 
Trechos retirados da reportagem do Vatican News 
 
2021.05.23 Santa Messa nella solennità di Pentecoste
Papa Francisco - Vatican News
 

domingo, 16 de maio de 2021

Ontem celebramos o dia das famílias

Exatamente isso, há um dia em que celebramos a família, na verdade é só mais uma oportunidade de lembrar desta criação que é mais do que uma forma de organização social, para nós cristãos é uma bênção de Deus, uma dádiva, que nos permite exercitar o amor e as muitas maneiras de cuidarmos uns dos outros, verdadeiramente e intensamente. 

A família na sua melhor e plena forma, é um nascedouro de pessoas para Deus, é uma escola de afeto e superações, de cuidados, de atenção, cumplicidade, colaboração, compartilhamento, fraternidade, vida comunitária, fé e amor, àquele amor que conduz a salvação, ao Reino de Deus, a intimidade com a Santa Trindade, de forma semelhante a que nos deixou por exemplo a Sagrada Família, onde Cristo se fez "crescer".

Independente do que pensam alguns, ou como entende o Estado, atribuindo características e dimensões diferentes as famílias, onde o principal papel e atribuição é refletir uma estrutura básica como núcleo de formação das sociedades, e por isso caberia atualizações e ampliações da sua concepção (clamadas por muitas expressões das sociedades contemporâneas), para nós cristãos, a família contínua tendo um papel muito especial na caminhada com Cristo e para Deus, e  não é pela incapacidade de muitos cristãos não viverem plenamente esse projeto de amor, e advirem erros e distorções em relação ao que deveríamos viver enquanto membro de uma grande família cristã, ou sua forma mais singela (a família de cada um), que vamos esquecer da sacralidade e importância fundamental da família, ignorando os valores que estão em sintonia com o legado de Cristo, principalmente no que consiste em fazer de cada família uma acolhedora casa de Deus, para edificação de homens e mulheres de fé e fortes no amor, para multiplicarem as bênçãos do Pai e as famílias plenamente cristãs, onde Cristo se torna a base de sustentação e direcionamento das vidas de todos os membros deste projeto maravilhoso e essencial.

Que Deus abençoe todas as famílias, especialmente aquelas que precisam ser fortalecidas e levadas a Cristo.

A sacralidade da Família: O amor como a base de todas as relações –  Santuário das Almas
Imagem reproduzida do sítio Santuário das Almas (Sagrada Família)


A base de sustentação de uma família é Cristo como dissemos, e de uma forma mais concreta o amor que Ele nos deixou por legado e caminho de vida, por isso precisamos recomendar as leituras de:

 

A graça de amar! Santíssima Palavra 16.08.2014 

 

Sugerimos lerem também:

  

Reflexões sobre Sínodo das famílias e o papel de Francisco - Santíssima Palavra 05.04.2014

e

Gêneses 02:24

Efésios 05

e especialmente,

Mateus 19 

reflitam bem as palavras de Cristo, elas valem também para hoje.

 


domingo, 9 de maio de 2021

Mãe, um anjo de Deus conosco

Jesus, em hebraico Yeshua (Javé é Salvação), ou também chamado de Emanuel (Deus está conosco).

Para além da semântica ou do significado do seu nome, Jesus representa a presença de Deus em nós e em nossas vidas, e também se faz pleno como o caminho que nos leva à Deus, pela nossa salvação, por seu amor e seus gestos, que foram desde o início de sua trajetória, concretos, intensos e revolucionários, transformadores.

Jesus ofereceu a nós novas formas de ver a vida, mais aderentes as "expectativas" de Deus, repletas de amor e escolhas que nos conduzem a uma intimidade profunda com o amor verdadeiro e a uma vida plena, ainda que nosso mundo e o ambiente a nossa volta não contemple todo potencial e os aspectos do amor de Deus por nós.

Cada gesto ou momento da vida de Cristo, tem um significado maior em prol da construção de indivíduos plenos no amor, e comunidades que buscam se edificar e viver sobre princípios e preceitos, nos quais o amor é essencial.  Os fatos de sua vida colaboram para essa contínua transformação e construção, que no seu ápice deve nos levar a uma vida em Cristo e a presença do Reino de Deus entre nós, para tanto ele providenciou discípulos que devem nos guiar a verdade e ao amor, incutiu em nós a necessidade de vida em comunidade edificada segundo  princípios dos evangelhos,  mas também como exemplo das mudanças associadas a  vinda e trajetória de Jesus entre nós, surge a perspectiva mais clara do significado da família (ambiente de recepção das novas e crescimento dos indivíduos e da fé), e um maior destaque ao papel materno (onde a mãe tem suas ações ressignificadas, valorizadas, e representa dedicação, amor, parte importante da vida dos seus, uma arca que recebe a graça de Deus para partilhar com todos).  

Pensando desta forma, com a mulher e a mãe especificamente, tendo um importante papel nos projetos de Deus, como foi Maria para Jesus Cristo, e numa "proporção menor" Isabel mãe de João Batista, vemos que seus gestos de entrega ao projeto de Deus, em alguns momentos fazem destas mulheres que tiveram que enfrentar dificuldades, incompreensão e preconceitos, mesmo dores profundas, verdadeiros anjos de Deus.

É com mais este exemplo vindo da passagem de Jesus e os antecedentes a sua vinda, que afirmamos e projetamos como uma lição que retiramos de sua história, "mãe é um anjo de Deus conosco"! Concretamente!

Sugerimos lerem Lucas 1

em especial os versículos 26 a 38, e  42 a 55.

e depois em João 19:25-27

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.  Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.  Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe. "
São João, 19 - Bíblia Católica Online

Nos momentos difíceis poucos estão ao nosso lado, certamente nossas mães (o anjo de Deus), não nos faltará.

Deus abençoe à todos!  Feliz dia das mães!

Dia das Mães | 9 de maio de 2021 - Calendarr
Imagem obtida do Google Imagens

 

 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Vigiai e orai!

Páscoa: ensinamentos e reflexão
Crucificação de Cristo - Imagem do Google

 

Não faz muito tempo lembramos desta frase de Jesus Cristo, algo muito maior e profundo do que tentamos discutir por mais de uma vez, mas que por esta razão e pela amplitude das verdades contidas no ensinamento cristão associado a ela, vamos tocar outra vez no tema, sob um aspecto um pouco diferente e proposital a simbologia desta Páscoa, relembrando que todo sacrifício de Cristo foi para nos dar um caminho de salvação, que não podemos perder de vista e devemos fazer um esforço ainda maior para segui-lo de fato, com determinação, fé, humildade, conscientes de nossos limites e fraquezas.

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”"
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/26/

Vigiai e Orai!  Cristo nos alerta e está presente nos trechos narrados por Mateus no Capítulo 26, Versículo 41.

Um alerta cada vez mais válido e necessário, ainda mais num tempo de tantas dificuldades como em meio as atribulações da pandemia em curso, não subestimando tantas outras dificuldades que são como uma pressão direta e constante sobre nós, e que em cada um tem sua peculiaridade e forma de repercutir e ressoar internamente, promovendo impactos diversos e nem sempre previsíveis, capazes de alterar vidas profundamente.

Cristo sabia o quanto as angústias, decorrentes das dores e sofrimentos, de medos e adversidades que recaem sobre nós, mesmos nos mais conscientes e espiritualmente maduros, podem infligir marcas e comprometer nossa disposição de agir e viver bem, e nos desviar dos caminhos que podem nos permitir a salvação, nos jogando em situações de solidão, insegurança, desespero e desesperança, capazes de nos pertubar,  ofuscar a visão e nos distanciar de Deus e seu amor, por meio de erros e escolhas mal pensadas em decorrência das tentações que surgem e se avolumam rapidamente, sem que muitas vezes percebamos como estão surgindo.

Claro que Jesus tinha uma perspectiva mais ampla, e sabia bem mais para aconselhar-nos a vigiar e orar, algo para além da dor física e do medo que possa nos ocorrer, ou para as situações de aflições que se apresentam de formas e momentos diferentes de nossas vidas, até por influências de outras pessoas. A vigília e a oração é um remédio para os males e situações, como a tentação de buscar formas mas confortáveis de esquecer aflições, nem sempre formas verdadeiras e boas, adequadas a superar tais momentos, mas que às vezes nos são ofertadas, ou ficam apelativamente ao nosso alcance  e agem como instrumento de sedução, alívio, prazer e fuga, tais como vícios e compensações irreais, sejam para o corpo e por meio de prazeres e sensações físicas, ou por meio de alívios  mentais e emocionais, em relações desprovidas de verdade e amor (substitutas, propiciadas por outras sensações e laços, como a satisfação, orgulho, vaidade, dependência, etc.), geralmente limitadas e insustentáveis, ou paliativos que se tornam um mal, quando em nossa fraqueza nos deixam mais expostos a desequilíbrios, falsidades, pessoas e intenções más.

Vigiar é permanecer atento, preparado ou em preparação, um ato contínuo de observar bem as situações sempre em prol da melhor escolha, e nela tem que haver afinidade com Cristo e tudo que representa, relembrando suas palavras em todos nossos gestos e ações que tem de ser coerentes com nossa fé cristã. Orar é o meio de aumentar sempre nossa relação com Deus, mantendo-nos próximos de Jesus e todos os santos meios e representações, como soluções possíveis e efetivas para tudo que nos ameaça ou realmente nos atinge.

Vigiar e orar, é ato preventivo para nos ajudar a nos capacitar para vencer as tentações conjuntas ou não, amplificadas por meio da vivência das aflições e dores, das soluções fáceis e potencialmente ruins. É a resposta que precisamos e  nos permitem permanecermos mais fortes e confiantes, olhando para a direção correta, para os ensinamentos cristãos e para misericórdia de Deus, não nos deixando abalar na nossa fé, e esperançosos numa vida melhor desde aqui na Terra, com Cristo conosco.

Sabemos bem o que representam tais palavras, como tantos, nos vemos mesmo depois de aprofundar  nossa procura por Jesus em suas palavras, em sua forma de viver e amar (cuidando e nos ensinando), vez por outra surpreendidos e vitimados por transtornos que nos fazem mal, e parecem desencadear cascatas de situações dolorosas, ao mesmo tempo que portas (alternativas duvidosas),  se apresentam como soluções mágicas, que não entendemos corretamente (por falta de foco, clareza cristã, de vigília e oração), e se revelam depois como grandes armadilhas, das quais demoramos a nos desvencilhar, nem sempre sem mais dores, com custos e perdas pessoais muitas vezes enormes, e marcas indesejadas, mesmo após correções e mudanças adequadas, para sair dos desvios e retomar o caminho em Cristo.  

Portanto cuidemos, façamos o que Ele diz, firmes, vamos vigiar mais e orar incessantemente, para atrair o bem para nós, a presença do Espírito Santo, o Consolador!  Aproveitemos esta Páscoa em todas as suas etapas, para viver os ensinamentos de Cristo e seu sacrifício, reafirmando nossa fé e nosso amor por Jesus, relembrando sua paixão, mas principalmente a sua ressurreição. 

BOA PÁSCOA!


sábado, 20 de fevereiro de 2021

Viver é a melhor escolha!

Disse Cristo:

João 14:1   "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, credes também em mim."

e em,

Mateus 06:33-34       (ver o link https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/6/)

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas lhes serão dadas em acréscimo.   Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.   A cada dia basta o seu cuidado."

  

Imagens cedidas por José Dilson C. de Melo

 

A vida é um ato contínuo, e vencer as dificuldades é parte necessária do ato de viver, aprendendo e fazendo o nosso melhor a cada dia, esperando dias melhores e felizes, sem nos deixar levarmos pelas aflições e dúvidas, sobre o futuro, que quando chegar, só precisa ser vivido, pois em breve já não existirá, será passado, e as dificuldades até então também ficaram para trás e não devem mais nos incomodar, pois sobre o passado, nada mais pode ser feito e tudo remediado está. Só devemos lembrar que, nunca estamos sós, Cristo está ao nosso lado e há sempre alguém mais perto de nós, que nos considera importantes, ainda que de um modo especial, ou que nossas confusões  não nos deixem enxergar os que estão conosco, e como cegos sem guias, sejamos empurrados com aflições e "imaginações distorcidas", ao isolamento, ao distanciamento, e a uma vida conturbada, ruim de viver, diferente do bem que possa ter sido reservado para nós.

Não importa a dor, os problemas, as perturbações, vivamos um momento de cada vez, lembrem-se que o ontem já não é mais, não deixem que aquilo para o qual não há mais solução, continue a lhes impedir de viver a vida hoje, e que o futuro que ainda não veio nos assustem e nos imobilizem para vida.

Não parem no tempo, não se prendam as dificuldades e as dores acumulando-as, não se isolem! Partilhem os sentimentos e frustrações, deem chance as pessoas próximas mostrarem que vocês são importantes. Se ainda assim, isso não ocorrer logo, persistam, a caminhada é longa e se dá passo à passo, dia após dia, com tristezas e felicidades, com quedas e superações, a cada escolha que fazemos. 

Todos nós temos dias bons e dias ruins, algo que nos alegrar e nos trazer tristezas, o que nos perturbar e o que nos trazer paz,  a uns mais e a outros menos. As situações e as pessoas  marcam nossas vidas, para bem ou para mal, de uma forma muito pessoal ou intensa (que só nós podemos sentir), mas não devemos nos deter a estes aspectos, temos que seguir em frente, honrando os momentos bons e as pessoas boas, não os esquecendo, mas tentando viver melhor e fazendo melhores escolhas, construindo para novos dias de felicidades, novos momentos de diversas intensidades que devem ser acrescidos aos que já vivemos, ainda que se fossem esmiuçados pudessem aparentar estar faltando algo ou alguém, apenas por não podermos ver além dos limites da nossa visão, algo que podemos mudar com fé e esperança que precisamos nutrir frequentemente, sem no entanto ignorar que também viveremos dias difíceis, mas que nos reservam oportunidades boas de nos revisarmos e nos transformarmos, mesmo em meio a alguma turbulência.

A solidão e a tristeza caminham juntas com a dor e a depressão! São sinais de algo profundo que precisa ser curado, revisitado e tratado segundo o amor de Jesus Cristo e de Deus. São também maus conselheiros as mentes que se enfraquecem, e carregam pesados fardos que precisam ser partilhados,  necessitam de ajuda, compreensão, misericórdia de Deus e nossa melhor demonstração de humanidade, para que os que vivem tais momentos de perturbações, busquem a ajuda pelo amor, não importando nada além do valor que cada um tem por existirem e serem merecedores de todo amor que podemos dedicar, e assim conseguirmos viver o que se faz necessário viver a cada novo dia.

Os problemas da mente e do coração são sempre impactantes demais, sutis às vezes, mas também sobre eles servem os alertas nas palavras de Cristo, de forma clara como em João capítulo 14 versículo 1, que citamos. É preciso saber que estes irmãos precisam de muito apoio, carinho, atenção, gestos que manifestam o amor verdadeiro, para suas vidas não se tornarem insuportáveis, armadilhas que causam visões dos fatos, nebulosas e distorcidas ao ponto de privar as pessoas de saídas, e presas em vidas tão dolorosas e afastadas da realidade e dos bons objetivos de viver, carecendo também de Jesus para restaurar e iluminar suas vidas.

Toda forma de amor é um caminho para nos levar a curas que precisamos, e que por vezes está mais perto de nós do que pensamos, com o tempo o nosso amor próprio, para além do que ou outros pensam sobre nós, na presença de Deus por meio de Cristo e pessoas realmente amorosas, que são postas em nossa existência, nos trazem as condições para vencer todos obstáculos, e compreender melhor o que Jesus nos diz sobre viver a dificuldade de cada dia, para que nossas mentes e nossos corações, tenham condições de assimilar e curar o que é preciso em nós, por meio, como já dissemos antes, do amor por nós e em nós. 

Nos possibilitemos escolher vivermos melhor, optemos por receber em nós os gestos de misericórdias que Deus tem para nos oferecer, que se revelam em curas, não nos fechemos em nós mesmos e para a vida futura. 

Jesus Cristo esteja ainda mais com cada um de vocês em suas dificuldades e necessidades, os ensinem a viver!