O excesso de confiança, a falsa impressão de estarmos fortes e transformados, de termos mudado pela fé, nos faz abrir a guarda para o que muitas vezes nos fez sofrer e seguir por caminhos ruins. É algo mais comum do que nos damos conta, e algo que Cristo e seus apóstolos como Paulo, já nos alertavam, seja quando nos aconselhavam a vigiar e orar como fez Jesus, ou como disse Paulo,
"que o pecado não reine mais no corpo mortal de vocês, submetendo-os às paixões dele (Romanos 6:12)."
Muitas vezes essa conduta arrogante até, de cristãos imaturos, desatentos com os ensinamentos e com o que lhe é mais caro, uma vida verdadeiramente em Cristo, no rumo da paz e do seu amor restaurador, gradativamente nos envolvem e desviam do bem que nos é reservado. Sem perceber nos submetemos a situações e processos muito próximos à outros que já vivenciamos, tomados e dominados por paixões, que evoluem e nos fazem cair e nos sentir muito mal, fracos e vulneráveis, não raramente com um sentimento de culpa incômodo e constante, quando não passamos indiferentes à tudo, nos desculpando sistematicamente e presos num ciclo de erros e novas tentativas, cada vez mais distantes de Jesus, em meio as tentações.
O homem velho muitas e muitas vezes não morre, adormece, e desperta toda vez que brincamos com nossas fraquezas, e autoconfiantes flertamos com situações que podem nos fazer cair, ignorando os santos e sábios avisos de vigiar, de orar, de buscar tudo que nos faz ficar firmes na fé e longe das tentações que nos rondam e dão sinais claros de sua presença. Do velho homem que pode a qualquer momento ressurgir com seus vícios e hábitos gravados em nossos mais profundos sentimentos e memórias, em todo corpo e por toda parte, não só na nossa mente e emoções que vivemos. E quando ele ressurge, nossas vidas voltam de forma desastrosa, a ser sinônimo de sofrimentos que tentamos vencer e esquecer ao longo do tempo.
Não nos enganemos, não nos deixemos ser outra vez conduzidos por maus caminhos, não somos tão fortes ao ponto de permitirmos brincar com o que pode nos destruir, a volta do velho homem e seus males, a aproximação indesejada do leão que ruge a nossa espreita, prontos a nos devorar e tirar a vida, tirar Cristo de nós de forma ainda mais grave, dolorosa e intensamente feroz. Não deixemos isso acontecer outra vez!
OREMOS! Busquemos as coisas do alto!
"Quanto ao mais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. Vistam a armadura de Deus, para conseguirem resistir às manobras do diabo." Efésios 06:10-11
Frase de José Wamba - sítio PENSADOR.COM - Google Imagem |
Frase de Martinho Lutero - Google Imagens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.