Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mensagem de Marcio Mendes em 26.12.2011

Reprodução do texto presente no portal da Canção Nova

A Palavra meditada hoje está em Salmo 24
"Está em nossas mãos tudo de que precisamos para construir uma vida melhor", orienta Márcio.
Foto: Wesley Almeida


A Palavra de Deus hoje nos indica quem subirá o monte do Senhor e permanecerá no Seu santuário: quem tem mãos inocentes, coração puro, quem não corre atrás de vaidades nem engana o próximo. Subir o monte quer dizer entrar em oração, aproximar-se do Salvador, da salvação e colocar-se debaixo do Divino.

Todo aquele que não pratica a maldade pelas palavras ou ações se aproxima de Deus e é envolvido pelo Espírito Santo. As palavras têm a força de edificar ou destruir, alegrar um coração ou abater a alma de alguém, carregar a bondade ou maldade. E, mesmo que tenhamos praticado atos maldosos a Palavra de Deus nos purifica quando a fé é despertada em nosso coração.

A expressão “coração puro” quer dizer quem traz a pureza e desejo sincero e honesto pelo que é bom. Se tivermos este coração puro, praticarmos o bem e alegrarmos o próximo nos uniremos a Deus. O mal é uma opção, mas para nós que cremos em Cristo, que passou pela morte e ressuscitou para a nossa salvação, a violência não é uma alternativa.

Se nós tivermos um coração puro, praticarmos o bem a todos e por onde passamos nos livrarmos da vaidade excessiva e não enganarmos o próximo vamos nos unir a Deus Pai, porque o nosso coração estará unido a Ele.

Estamos no final do ano e é comum nós fazermos uma retrospectiva da nossa vida nesse período, pois um ciclo terminou, um ano se passou. E nos fazemos um balanço das coisas boas que aconteceram e fizemos e, assim traçamos um meta e projetamos coisas para o próximo ano. E se nós quisermos alcançar a bênção de Deus, um ano abençoado e que nossos relacionamentos e nossa vida sejam uma bênção, precisamos saber se estamos caminhando nessa direção [fazer o bem].

Se o nosso balanço apontar que fizemos coisas que não foram boas, então precisamos nos purificar e pedir ao Espírito Santo que nos devolva a pureza e a inocência no nosso coração. A nossa vida é luta constante e caminhada e, mesmo que paremos, ela continua e é sabedoria caminharmos ao ritmo dela [vida].

A vida é feita de escolhas e, a partir do momento em que decidirmos nos desprender dos vícios e daquilo que nos escraviza, recebemos a libertação por meio de Jesus e do Espírito Santo. Está em nossas mãos tudo de que precisamos para construir uma vida melhor, porque se Deus quer que tenhamos uma vida melhor, nós podemos conseguir essa graça. E todo o processo começa em abrirmos a porta do nosso coração com a chave da fé para Deus. E se quisermos que Ele fique ao nosso lado, precisamos lutar, pois o Senhor dá a vitória para quem luta, ou seja, quem se preserva no bem e permanece com Ele.

Márcio Mendes

Transcrição e adaptação: Rita Bueno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Feliz Natal e Feliz 2012!

Que Deus esteja presente em teus momentos bons e nos difíceis, e te envie como um bálsamo, aqueles que te ajudaram a caminhar em direção da paz, do amor e da verdadeira felicidade. 

Que Deus dê a você, todas as vitórias de que precisa, mas saiba:

A maior vitória é olhar para trás e não se deixar incomodar pelas desventuras do passado!  E que a felicidade só é possível, quando deixamos de olhar para trás em busca de razões para nos manter inflexíveis e magoados, e quando nos concentramos no fim, no que está além do horizonte.

Jesus esteja com você sempre! 

O caminho é longo e difícil como a travessia no deserto, é necessário Deus conosco em todos os momentos, é necessário que Emanuel nos ampare durante toda caminhada.

Jesus,  Emanuel, o  Deus conosco, renasce em nossas vidas a cada vez que nós nos abrimos o nosso coração ao seu amor, façamos isto neste natal e também no novo ano.  Vamos nos abrir para o amor de Jesus! 

Mateus 3:2

Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pelo amor sou mais que vencedor - Pe. Joãozinho

Reprodução da pregação de Pe. Joãozinho no Kairós de 11.12.2011 da Canção Nova


Pelo amor sou mais que vencedor

Deus é amor e se somos feitos à imagem de Deus, que é amor, então somos amor, nosso DNA é feito de amor. Mas o que é o amor? Para algumas pessoas o amor é um sentimento. Para outros amor é paixão, é gostar. Para outros é tempero, para outros o amor é tudo. Mas o que é tudo não é nada, uma palavra que serve para tudo não serve para nada.

Quando ouvimos dizer que o Cristianismo é a religião do amor, será que o amor é uma virtude que me faz ser vencedor ou uma qualidade de pessoas destinadas ao fracasso? Um pai diz que se for muito amoroso, os filhos não lhe obedecem. Um patrão diz que se for muito amoroso não terá autoridade.

Será que o amor funciona? O que é o amor? Ele me faz um vencedor ou um fracassado?

Amar é ter a mente aberta. O Amor não fecha, o amor abre.
Foto: ArquivoCN

O amor é como uma luz intensa para a qual não conseguimos olhar, mas se passa por uma nuvem ele vira um arco-íris. Existem sete virtudes para que um líder seja amoroso. O amor não é um talento natural, é uma virtude que se exercita a cada dia.

Não basta amar, porque sempre quando eu amo, tem alguém que não me ama. Como Carlos Drummond diz “no meio do caminho tinha um pedra”, quem não tem uma pedra no caminho? Quem não tem alguém que não o ama? Alguém com quem temos de conviver e não nos ama. E Jesus nos diz que devemos amar até os nossos inimigos.

Jesus disse que resumia a Bíblia numa frase: “amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a si mesmo.” Cristo não foi amado por todos, Ele não foi amado por exemplo pelos fariseus. Morreu numa cruz por amor e nem por isso foi amado por todos. O Senhor tinha pessoas que davam problema para Ele, por isso teve de exortar a Pedro “afaste-se de mim, satanás”. E como Jesus transformou um grupo de pessoas difíceis em pessoas boas? 11 dos 12 do seu grupo se tornaram santos.

Se eu amo alguém estou abrindo para mim a porta do céu, mas se eu faço com que alguém me ame eu estou abrindo a porta do céu para ele. Se o outro me amar ele está ganhando o céu. Devemos viver a amorosidade e a amabilidade.

Ser amoroso é ser apenas carinhoso? Ser amoroso é apenas ser amigo? É apenas ser solidário? Não! Amar é abrir a mão, é abrir o coração, é abrir a cabeça. Abra mãos de suas ideias de vez em quando. Abra seus olhos e veja quem está precisando de você. Amar é abrir os ouvidos, escute quem está próximo de você. Se você quiser apenas ganhar, vai perder. Mas quem quem perder vai ganhar. Jesus é contradição. A lógica do amor é aceitar perder para ganhar. Amar é abrir a mão. E principalmente abrir o coração.

Jesus, na cruz, nos mostrou isso com Seu lado aberto, de onde saiu Sangue e Água. Jesus viveu com os braços abertos, mas principalmente com o coração aberto. Amar é ter a mente aberta. O amor não fecha, o amor abre.

A vida, muitas vezes, tem a cor dos nossos óculos. Muitas vezes a vida está terrível porque os óculos estão escuros, olhamos para nuvens e já dizemos vai chover, olhamos para o irmão e já reclamos dele. Isso é atitude de pessoas que não amam. Uma pessoa bem-sucedida é uma pessoa que ama. Uma pessoa bem-sucedida não é uma pessoa famosa. O maior sucesso que uma pessoa pode alcançar é o céu. E ganha o céu quem é pequenino. O Senhor esconde a verdade aos sábios e a revela aos simples.

O bem-sucedido é aquele que serve. Maria foi a mulher mais bem-sucedida, ela abriu a mão. Quando o anjo fez a anunciação, ela abriu a porta e foi servir Isabel.
No Reino de Jesus, reinar é servir. Os empreendedores de sucesso são aqueles que entenderam que sucesso é servir bem. O sucesso é das pessoas simples, que têm um coração manso e humilde. O amor liberta. Pare de complicar o amor, de vez em quando o amor significa descansar.

Primeiro passo do sucesso é abrir mão e amar, é fazer para os outros o que gostaria que fizessem para você. É preciso abrir os olhos, as mãos, o coração. O Cristianismo é uma religião bem-sucedida. O amor fará de você um vencedor.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

--------------------------------------------------------------

Padre Joãozinho
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pensando em você

Após fazermos uma avaliação cuidadosa sobre a apresentação das mensagens e posts em nosso blog, decidimos por promover algumas melhorias na busca e localização de conteúdos e temas aqui tratados.

Achamos por bem criar um índice das mensagens publicadas, além de criarmos uma forma de referenciar as passagens bíblicas e ou as abordagens temáticas.

Esperamos que isto lhes ajudem a aproveitar melhor o conteúdo aqui exposto.

Jesus guie a todos vocês!

Aproveitamos para deixar mais uma reflexão:

Que Deus esteja em teus momentos bons e difíceis, e te envie aqueles que te ajudaram a caminhar em direção da paz, do amor e da verdadeira felicidade.

A maior vitória é olhar para trás e não se deixar incomodar pelas desventuras do passado!

A felicidade só é possível, quando deixamos de olhar para trás em busca de razões para nos manter inflexíveis e magoados, e quando nos concentramos no fim, no que está além do horizonte.

Jesus esteja com você sempre! 

Efésios 4:23-24

É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade. 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

As adversidades vão surgir!

As adversidades surgem a todo instante, mas você deve encará-las da melhor forma, elas podem ser uma grande oportunidade de nos tirar do comodismo, da mesmice, e ainda que não sejamos acomodados, elas nos asseguram uma chance de nos levar a um estágio mais elevado de vida.



Neste momento muitas situações dolorosas cercam os que amamos, os que prezamos e alguns com os quais nos relacionamos de alguma forma.

Normalmente devemos encarar como situações naturais, e algumas são, outras contudo são permitidas para que no fim o bem prevaleça, para que nos levem a vitória com Jesus e o Espírito Santo Deus.  São instrumentos de transformações de vidas para a salvação, e para a descoberta do grande amor e da misericórdia de Deus.


As provações nos purificam, só precisamos confiar e olhar para o fim.  Deus sempre nos reserva um bom final!  Vitórias inacreditáveis acontecem, mudanças profundas ocorrem e pessoas melhores surgem, resgatadas pelo Santo Espírito e pela fé em Jesus Cristo!

Confie! Espere! Ame verdadeiramente! Mas não deixe de vigiar e orar incessantemente!

Deus abençoe a todos!

Marcos 14:38

Vigiem e rezem, para não cair em tentação! Porque o espírito está pronto para resistir, mas a carne é fraca.

Lembrem-se:


Filipenses 4:06-07

Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês. 

domingo, 27 de novembro de 2011

Conflitos entre nós, parte I

Não  são raros os momentos em que nos deixamos levar pelas nossas ansiedades e dores pessoais, ou até mesmo por ocasiões de aflições típicas do cotidiano, e permitimos que uma situação ou evento ganhe proporções muito negativas e por vezes intensas.

É comum fraquejar e cometer erros!  Não somos perfeitos!

Mas Jesus nos alertou sobre estas ocasiões, pois Ele as vivenciou quando esteve entre nós como um homem, com uma diferença, Jesus superou os tais momentos com firmeza e correção, não falhou e não sucumbiu ao pecado, deixando que o amor e a fé em Deus prevalecesse.

João 16:33

Eu disse essas coisas para que vocês tenham a minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo.

Com seus gestos nos mostrou a fórmula para que nós também vencêssemos estas provações!

Decidimos voltar a falar sobre este aspecto dos ensinamentos de Cristo, por razões, na verdade alguns fatos que presenciamos não faz muito tempo, e que nos incomodou muito.

Na ocasião interferimos como era possível, através de uma conversa amiga ou mesmo orando ao Senhor, que prontamente nos atendeu, e num caso específico em meio a turbulências envolvendo pessoas de uma determinada família, serenou os ânimos e permitiu que a paz voltasse a reinar naquela casa, ao menos por algum tempo.  Mas ficou em nós uma sensação de tristeza e desconforto, e nos perguntamos, por que as pessoas se deixam levar pelas emoções negativas mesmo sabendo que vão se ferir, e que podem levar a situações difíceis de serem resolvidas, a mágoas que vão gerar um convívio conflituoso e mais dores futuras?

Talvez não haja uma resposta padrão ou única, mas certamente estarão relacionadas a uma dificuldade de percepção em relação aos acontecimentos, causas e feitos, por quem viveu os conflitos. Mas também há um pouco de egoísmo de quem protagoniza as situações, uma falta clara de Deus e seu imenso amor não só nos instantes ruins, e muito provavelmente uma atitude de ignorar ou subestimar a interferência do Inimigo,  ao mesmo tempo que superestimamos nossas próprias capacidades.


Refletimos então sobre  alguns pontos para uma resposta mínima, veio-nos a mente outra questão:
Devemos ou não fazer alguma coisa a respeito? E o que podemos fazer?

A resposta cristã nos diz que devemos ter compromisso e zelo pelos irmãos, quanto ao que fazer, é algo delicado, mas podemos diante de tais situações no mínimo rezar com fé e sinceridade, pedindo a Jesus que envie o Espírito Santo para intervir nas situações e nas vidas das pessoas.

Não vamos apresentar soluções mágicas, nem temos a verdade sobre os fatos, simplesmente queremos nos debruçar sobre os acontecimentos e circunstâncias, comportamentos e posturas, isto em si mesmo talvez já seja uma solução para outros que enfrentam fatos semelhantes, pois se conhecemos os problemas que atingem alguns e os seus efeitos, podemos agir de forma a não reproduzi-los.

Não queremos e não vamos expor ninguém, como dissemos antes, ilustrar os eventos nos serve para melhor perceber nossas próprias atitudes em momentos iguais aos citados, e assim podemos evitar o que é possível antes que ocorra.

Primeira situação:

Uma senhora ainda jovem, bem afeiçoada e de formação mediana, separada e com filhos menores, tem por hábito sair com freqüência e ir à praia, bares e clubes de dança, seja na companhia de amigos ou de pessoas novas (conhecidos).  É comum sair nos finais de semanas, e nas sextas a noite, além de manter um contato habitual com pessoas na Internet, é alguém que se mostra conectada com os modos atuais, e de personalidade pra frente.  Mora numa casa simples com seus filhos, dentre os quais há uma adolescente de uns 14 anos e uma menina de cerca de 07 anos de idade.

A senhora apesar de "festeira", é uma pessoa triste e magoada com o que passou em seu relacionamento com o pai das crianças, tenta disfarçar (ou  de fato não percebe o que faz) mas age como se cobrasse algo de todos (em especial das crianças) em razão do que viveu.

Em algumas ocasiões chega em casa após ter passado o dia fora (e às vezes até a noite), com uma atitude de inquisição para com as meninas, perguntando o que fizeram ou não em tom de voz alto e áspero, recheados de expressões pesadas ou palavrões quando algo não está a contento, ou não é respondido como esperava.   Nestes instantes cada vez mais freqüentes, estoura um conflito generalizado com gritarias e ofensas mútuas, que culminam em desentendimentos e ameaças de agressões  entre as partes (quando estas não ocorrem efetivamente), onde a mãe, nestes momentos tenta impor ordem através de uma postura autoritária e desprovida de consistência, amor e atitudes exemplares.

Em sua postura a senhora, ignora a repercussão dos seus atos na educação e na vida das meninas, em alguns momentos parece tratá-las como fardos ou responsáveis pelos seus sofrimentos, sem aparentemente levar em conta o sofrimento que pode causar a elas.  O pior é que não há sinais de que veja neste cotidiano algo a ser corrigido, seja pela interferência externa em especial no campo espiritual, através de Deus, ou não.

Até mesmo em relação a forma como os seus vizinhos e pessoas próximas estão percebendo a situação, parece não haver preocupação ou simplesmente ignora o que possa ter constatado.

Os parentes mais próximos não estão ao alcance dos fatos, o que em tese facilita uma atitude de naturalidade aparente, mas os sinais dados por todos não são bons, as próprias crianças já não se mostram confortáveis, em especial a adolescente que vez ou outra pode ser vista pelos cantos no edifício onde moram, aparentando tristeza.

Em dada ocasião ao presenciar mais um evento triste entre elas, coloquei uma música cristã suave, fiz uma oração, peguei alguns itens (presentes que sempre tenho disponível) que levam uma mensagem de Jesus  e fui até a residência delas presenteá-las.  No momento percebi que no íntimo tanto da mãe como das crianças, não se sentiam bem com o conflito, mas parecem não ter mais controle sobre si ou mesmo sobre as situações quando têm início.  Tive a certeza de que precisam de uma ajuda daquele que pode tocar fundo nos corações, Jesus, e que não são totalmente responsáveis pelos conflitos, mas não conseguem reconhecer as suas limitações diante dos fatos, e assim procurar a ajuda necessária.

Certamente o que relatamos é mais comum do que imaginamos, e você já deve ter testemunhado casos parecidos, mas o que precisamos destacar é justamente que nós também temos algo a fazer a respeito, por mais delicado e difícil que possa ser a situação, e não precisa ser necessariamente uma intervenção, mas uma assistência física e/ou uma ação espiritual que não seja dissociada da oração e da fé em Jesus.

Efésios 06:18

Rezem incessantemente ao Espírito, com orações e súplicas de todo o tipo, e façam vigílias, intercedendo, sem cansaço, por todos os cristãos. 


É claro que não estamos tentando apresentar uma visão distorcida, na qual quem protagoniza os eventos seja vilanizado, pois são momentos relatados e não o conjunto de vivências das pessoas retratadas, infelizmente o que focamos é um retrato que tem se repetido com maior constância nos últimos tempos, e apontam para problemas emocionais, dificuldades de relacionamento entre os envolvidos e outras situações concretas, que eventualmente precisam também ser tratadas adequadamente e por pessoas capazes (sabemos da importância deste aspecto, o da saúde emocional e das formas de cura disponíveis na medicina, seja através de acompanhamento psiquiátrico, psicológico, etc.).

Ao tratar do tema e com o enfoque dado, queremos ressaltar que não podemos no entanto, cair na armadilha (comum aos tempos de hoje) de tratar os que vivem tais circunstâncias sobre uma perspectiva puramente materialista e cética, distante de Deus, desprovida de uma percepção espiritual muito mais consistente, já que a cura espiritual é duradoura e capaz de transformações enormes e de alcance bem mais amplo (envolve a família e até a comunidade próxima).

Um erro comum aos nossos tempos é ignorar que há forças que se fazem presentes em nossas vidas de forma sutil, que podem nos trazer sofrimentos concretos, e que não são tidas por reais e trabalhadas por muitos como abstratas.  Atribuir tudo o que ocorre em nossas relações a reflexos dos tempos e de uma vida "moderna", com valores e circunstâncias próprias, é descartar a existência do Criador e de que há em nossas vidas muito mais do que nós, e do que somos capazes de entender, é um erro tão sério quanto os que cometem os que se deixam levar pelo misticismo, e atribuem todas as suas falhas e limitações a fatores e interferências externas (os eximindo de suas próprias falhas e limitações pessoais).

O Inimigo, que vem agindo contra a estrutura familiar, manifestando-se em situações como as apresentadas para destruir os laços que podem unir os membros de uma família (que para nós cristãos é uma estrutura sagrada por ser concebida por Deus, um célula social que deve ser santa e multiplicada como exemplo do amor entre as pessoas), existe e de fato age de forma a nos destruir!

Separar os membros de uma família, em cada família, é um caminho que o Inimigo encontrou para dificultar os planos  do Senhor reinar entre nós, e só ocorre com a nossa omissão ou permissão.  Este é o significado espiritual para tanta interferência e conflitos entre aqueles que deveriam estar unidos pelo amor e em Cristo.  É como o Senhor nos disse:

Mateus 12:25

Sabendo o que eles estavam pensando, Jesus disse: "Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será arruinado. E toda cidade ou família dividida em grupos que brigam entre si, não poderá durar."

Cabe a nós lutarmos com as armas que nos deu Jesus, a fé, o amor e a oração, para que cheios do Espírito Santo possamos enfrentar as ações conflituosas postas no ceio de nossa família e em nossas vidas, e assim vencê-las.  É algo que podemos fazer juntos e em comunidade.

Não deixe que as situações conflituosas reinem sobre sua família, unam-se entre si e com a comunidade congregada, recorra à Igreja e entregue as dificuldades a Deus, este sim é quem deve reinar em seus corações e seus lares.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mensagem de Ricardo Sá na Canção Nova

Reproduzido de www.cancaonova.com


Sexta, 25 de novembro de 2011
Qual a melhor forma de ser feliz?

A melhor e mais linda forma de ser feliz é fazendo alguém feliz! Simples, não é?

Pois é! O mundo roda exatamente contra essa maré, ensinando-nos que felicidade é conquista pessoal, resultado de decisões acertadas sobre a própria vida. E há quem diga que vale tudo quando o assunto é felicidade...

Grande equívoco! Você pode fazer a experiência. É impossível que alguém a encontre voltando-se para si mesmo! É preciso, portanto, experimentar a felicidade que sentimos ao fazer alguém feliz.

Se seus planos centram-se somente em você mesmo, desista! Saia de si, promova a felicidade de alguém. É isso que dá sentido à vida.

Agora vamos rezar juntos! Clique no blog.cancaonova.com/ricardosa.

Com carinho e orações,


Seu irmão,
Ricardo Sá

domingo, 20 de novembro de 2011

Tolerar também é um ato de amor

Quero partilhar com todos um segredo que descobri faz algum tempo, e que nos conduz a uma vida mais amena e pacífica, mas que muitas vezes em meio a atribulação do dia-a-dia não nos recordamos e findamos por enfrentar situações difíceis e desprovidas da paz que queremos ter.

O que vou expressar é bem adequado para enfrentar as situações conflituosas que envolvem relacionamentos de qualquer espécie, mesmo aqueles conflitos que prevalecem no nosso intimo e às vezes transformam-se em mágoas e rancores insuportáveis.

O segredo para superar situações conflituosas como as que nos referimos é um só: TOLERÂNCIA.

Tolerância é uma das manifestações do amor sustentada na fraternidade e humildade, constitui-se num exercício de amor ao próximo, contínuo e despojado.  Não é um segredo oculto pois nos foi revelado de uma forma especial e vivido plenamente por Jesus, a mais de 2000 anos.

Lucas 06:37-38

"Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Dêem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês."

Consiste dentre outras coisas, em cada indivíduo poder compreender que todas as pessoas tem limitações e falhas, e que não há perfeição entre nós, mas que também somos gerados e amparados pelo mesmo criador, o nosso Pai Celestial.

Por conseguinte precisamos buscar um convívio fraterno, baseado no respeito as pessoas, suas funções, experiências, diferenças e nas limitações de cada um, mas sempre em busca de uma unidade em torno do amor e da paz comum, oferecidas por Deus.

Efésios 04:02-03

Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito.

Efésios 04:30-32

Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo o tipo de maldade.  Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo.

Ninguém é totalmente certo, ninguém é totalmente errado!
Ninguém é totalmente bom, ninguém é totalmente ruim!

Em geral cada um de nós tem um pouco de cada coisa, mas podemos sim evoluir na direção de uma expressão humana melhor, de sermos alguém melhor com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Há gestos simples que ajudam-nos a construir uma personalidade tolerante, pacífica e fraterna:

Nos esforçar para dar a todos com quem convivemos exatamente o que nós gostaríamos de receber, já é um atitude muito positiva;

Não transformar as expectativas, impressões e emoções que nutrimos em relação aos outros em algo absoluto, é uma boa opção, assim evitamos decepções ante as  possíveis falhas que venham a cometer, assim também evitamos internalizar em nós os sentimentos negativos que nos afastam das pessoas;

Buscar agir como um verdadeiro cristão ajuda muito, amar as pessoas fraternalmente não significa necessariamente em concordar e aceitar tudo que elas fazem, ou mesmo querer estar e conviver com elas constantemente, mas quer dizer que não devemos rejeitar ou repudiar alguém com o qual não temos afetividade, que não vamos ser hipócritas ou ficar indiferente ao que lhe acontece, e principalmente  que vamos fazer um esforço sincero para agir para com eles segundo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Conhecer a Palavra de Deus, é fundamental para todo aquele que almeja atingir a humildade e o estado de espírito necessário a se tornar mais tolerante e fraterno.

O mundo e nós precisamos de atitudes verdadeiras pautadas, pelo amor e com grandes doses de tolerância.   Façamos nós o possível para semear a tolerância entre todos!

Jesus abençoe a todos!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Entre nessa batalha espiritual com as armas certas - Monsenhor Jonas Abib

Reprodução  da mensagem publicada em www.cancaonova.com

Sexta-Feira, 18 de novembro 2011

Entre nessa batalha espiritual com as armas certas “Armai-vos de força no Senhor, da sua força onipotente. Revesti-vos da armadura de Deus para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. Pois não é o homem que afrontamos, mas as Autoridades, os Poderes, os Dominadores deste mundo das trevas, os espíritos do mal que estão nos céus” (Ef 6,10-12).

Não é contra homens de carne e sangue que lutamos. Não é contra o seu filho, contra o seu marido ou sua mulher. Você está lutando contra forças espirituais do mal. “Revesti-vos da armadura de Deus para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo.” Porque é o diabo que luta contra a sua família, ele quer arrasar com ela e levar todos a um verdadeiro caos nesta vida e depois à condenação eterna.

A nossa luta é contra as ciladas do demônio. “Pois não é o homem que afrontamos, mas as Autoridades, os Poderes, os Dominadores deste mundo de trevas”. Quando se fala de Autoridades, Poderes, Dominadores, são anjos decaídos, demônios que têm autoridade, que têm poder, que são constituídos príncipes no mundo das trevas onde atuam.

Não é apenas contra a infidelidade de um marido que você está lutando, nem apenas contra a neurose de sua mulher, contra o alcoolismo de uma pessoa da sua família ou contra a revolta do seu filho. À frente de tudo isso estão os inimigos de Deus e nossos inimigos. É por isso que precisamos entrar nessa batalha espiritual com as armas certas.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Uma ajuda para nos educar

Esta semana nós tivemos a oportunidade de  ler para alguém de nossa relação, um lindo trecho do Novo Testamento, mas exatamente Atos 02:42-47, onde é apresentado um primeiro retrato da comunidade cristã na época dos apóstolos.  Onde a unidade dos cristãos é manifestada na partilha, na fraternidade e no amor despojado de interesses pessoais, na fé, mas também na celebração do pão da vida.


Por ocasião reforçamos junto a quem nos ouvia, uma das características de nossa igreja, justamente a Celebração Eucarística, em conformidade com o que nos legou Jesus ao partilhar o pão e o vinho (o corpo e o sangue, simbolizando o sacrifício perfeito) conforme descrito nos evangelhos, dos quais destacamos Lucas 22:14-20. 


Muito mais do que uma cerimônia, a partilha do pão (do corpo de Cristo), é a reafirmação da presença de Jesus em nós a partir da nossa aceitação e entrega verdadeira.  
É o gesto pelo qual permitimos que a porta que leva a nossos corações se abra, para que nele entre e reine Jesus.  


Ao vermos a mensagem do Monsenhor Jonas, relembramos que: a Celebração Eucarística é muito mais do que está contido no ato em si, não é uma formalidade, e necessita de atitudes verdadeiras e cristãs de todos os que dela participam, do sacerdote ao fiel, onde os corações devem se abrir e despojar-se de tudo o que impede a presença do Espírito Santo e de Jesus Cristo em seu interior. 

A mensagem abaixo foi reproduzida de uma das páginas da Canção Nova



-----------------------------------------------------------------------

Quarta-Feira, 16 de novembro 2011

Nossa mentalidade precisa ser mudada! Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. (Ap 3,19-21)

A cada Santa Missa, Jesus nos faz este convite: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”. É por isso que nossa presença na Celebração Eucarística precisa ser profunda e fervorosa, pois é o próprio Cristo que se dá nessa Ceia.

Nesse mesmo trecho do Apocalipse, o Senhor nos diz: “Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te”.

Temos a crença de que a cada Missa Jesus renova o Seu sacrifício, mas, infelizmente, a nossa fé não tem sido traduzida em atos. A ordem de Deus, na Palavra, é “Esforça-te, pois, e converte-te”. Temos sido muito relaxados. Muitas pessoas vão à Missa, mas não participam, não se colocam inteiramente na celebração. Estão somente de corpo presente, vão só por obrigação.

Nossa mentalidade precisa ser mudada! Em cada Celebração Eucarística o Senhor quer cear e ter um contato íntimo conosco. A Missa é um banquete íntimo, no qual Nosso Senhor Jesus põe sobre a mesa o Seu próprio Corpo e o Seu próprio Sangue. É mais do que um banquete, é um sacrifício.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reaja, você é um filho de Deus!


Reaja! A força que te move vem de Deus!

Salmo 37:3-6
Confie em Javé e pratique o bem,
habite na terra e viva tranqüilo.
Coloque em Javé o seu prazer,
e ele dará o que seu coração deseja.
Entregue seu caminho a Javé,
nele confie, e ele agirá.

Não desista de si mesmo e da vida, pois Deus não desistiu de você!

João 15:16
Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês.
Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça.
O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome.

Há momentos em que as atribulações que nos atingem, e ações dos inimigos nos fazem sentir muito mal, e muitas vezes agimos sem amor próprio e como se não houvesse algum valor em nossas vidas.

João 16:33
Eu disse essas coisas para que vocês tenham a minha paz.  Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo. 

Todos os dias devemos persistir na disposição, de vencer o mal que há em nós, no mundo e também o que vem por ação do Inimigo do homem.

Romanos 07:18-20
Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas.
O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo.  Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim.   

Não são raros os momentos ruins que enfrentamos, e que geram: tristeza, dor, confusão, enfermidades, desânimo, desespero, medo, revolta, impotência, sensação de vazio e tantas formas de desamor e sofrimento.

Tais condições não são do agrado de Deus, principalmente quando nos abatem ao ponto de tirar a nossa vontade de viver e ser feliz, nos desviando do verdadeiro caminho e nos levando a desacreditar que somos seus filhos por meio de Jesus Cristo.

Estas são frutos de nossas limitações e escolhas, dos pecados e das culpas que vamos adquirindo e fixando em nossas mentes e almas, mas também da distância que colocamos entre nós e o Senhor, dando margem a ação do nosso Inimigo (que nos imputa fardos e situações de erros, que tem por objetivo nos destruir).

Romanos 07:24-25
Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Sejam dadas graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.  Assim, pela razão eu sirvo à lei de Deus, mas pelos instintos egoístas sirvo à lei do pecado.  

Por isso irmão, Reaja! Confie sempre no seu criador!

Deus está atento as nossas fraquezas e limitações, as nossas necessidades e a nossa condição, a todo o momento, e providenciou o remédio, o médico, e o consolador para todos os nossos males.

João 15:9-11
Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do Pai e permaneço no seu amor.  Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

Deus dá a nós o seu amor, grande e verdadeiro, através daquele que pode de fato nos curar de todo o mal que nos aflige, Jesus Cristo, e envia até nós o seu Espírito Santo para nos consolar e derramar sua misericórdia, preenchendo todo o vazio de nossas vidas.

João 16:13-15
Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.

Repito a você REAJA! Não se deixe levar pelos momentos, não são mais do que momentos!

Para a tristeza, há a alegria de ver um novo amanhã todos os dias!

E se você permitir, há a alegria de se sentir amado por Deus e pelos irmãos que do seu amor partilham. Eles existem e estão mais próximos do que pensamos, basta um olhar e um gesto seu.

Efésios 4:2-3
Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns ao outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito.

Busque por exemplo, aqueles que estão onde há a manifestação viva do amor de Jesus, entre as crianças, os velhos e doentes, que recebem com serenidade ou sorrisos todos os que se dignam a partilhar um momento de suas vidas com eles.

Efésios 05:1-2
Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável.  

Reaja em todas as situações ruins! Elas não são parte de você!

Para dores, enfermidades, desespero e outros males, existe a fé e a esperança em Jesus e na ação do Espírito Santo, e que pode ser materializada por todos que se dispõem a ajudar de forma sincera a quem sofre, e que as vezes precisa de muito pouco para aliviar suas dores, as vezes basta apenas um gesto de caridade que trás a cura até mesmo para quem foi capaz de agir assim.

Efésios 03:14-16
É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, de quem recebe o nome toda família, no céu e na Terra. Que ele se digne, segundo a riqueza de sua glória, fortalecer a todos vocês no seu Espírito, para que o homem interior de cada um se fortifique.

Reaja! Busque o auxílio e a presença do Senhor que tudo pode!

Para o desânimo, confusão e revolta, buque o conforto e a paz presentes na Palavra de Deus, ela revigora e renova os corações aflitos. A verdade que vem de Deus, é capaz de tocar profundamente todo aquele que se permite um contato aberto com os seus preceitos.

Reaja! Retome o bom caminho, e não se deixe desviar para a direita ou para esquerda!

Jesus caminhará com você e não o deixará só, não há espaço para o medo e para impotência, não há vazios quando o Espírito Santo faz morada em nós. Mesmo que cometa erros, reconcilie-se com Deus, ore e se deixe perdoar, não se sinta impotente ou tenha medo, saiba que Jesus tem a força para transformar tudo, entregue-se a ele de coração.

Efésios 03:17-19
Que ele faça Cristo habitar no coração de vocês pela fé. Enraizados e alicerçados no amor, vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, de conhecer o amor de Cristo, que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda a plenitude de Deus.

Jesus venceu o mundo e nos ajuda também a vencer, e onde Deus reina não há vazio!

Deixe que o Senhor reine em sua vida, seja livre e rompa com a servidão a tudo que lhe causa mal, só você pode fazer está escolha!

Colossenses 03:12
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência.

Colossenses 03:15
Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos.

Lembre-se sempre:
VOCÊ NASCEU PARA O AMOR, PARA FELICIDADE E PARA A SANTIDADE!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Agradecimentos sinceros!

Deus seja louvado pela sua misericórdia, e por nos conceder a graça de levar sua palavra e suas mensagens a todos que acessam está página.

Graças a Ele já comunicamos as mensagens aqui postadas para pessoas de vários países, e de alguma forma possibilitamos que estas vão cada vez mais longe, para glória do Senhor.

Nós que somos falhos e indignos, clamamos pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, e que pelo amor de Jesus conduza-nos a servir mais e sempre.

Peço à todos que não considerem as nossas faltas e limitações, e se sentirem tocados pelo que comunicamos, divulguem, multipliquem, assim como nós tentamos fazer, ou da modo que o Senhor lhes revelar.  Ajudem-nos na tarefa de proclamar a palavra, envie-nos e-mail, dê sugestões e colaborações que se forem compatíveis com as nossas propostas e se enquadrarem no plano que o Senhor nos concedeu, teremos prazer em publicar. 

Que Jesus abençoe à todos vocês!  OBRIGADO!

------------------------------------------------------------------------------------




Para reflexão:





Nós somos falhos, erramos mesmo quando muitas vezes não pretendemos errar.


Precisamos pedir, orar, para que possamos aprender.

Precisamos aprender a escutar Deus, e estar prontos para servi-lo sempre.

Precisamos aprender a extrair das palavras e das mensagens de Deus a verdade, e a pô-las no coração junto com o seu grande amor, para em seguida vivê-las a cada dia.


Busque a verdade que está na Palavra de Deus, não a verdade que alguém tenta levar a você (na perspectiva de quem a leva), mas aquela que apenas você pode receber do próprio Deus, abra seu coração a ele.

Jesus esteja sempre ao seu lado! E que o Espírito Santo  vos ilumine!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Recordar deve ser saudável.

Recordar é algo muito saudável e não deve ser reprimido, mas só se você tem a clareza de que o passado já não pode ser a razão de mais sofrimento e dor em sua vida.

Deixe as dores e o sofrimentos onde devem estar, não faça uma reedição infindável do que não lhe trás paz e felicidade.

Viva o hoje com a perspectiva de que o amanhã está por vir e pertence a Deus.

Pare de sofrer desnecessariamente pelo que não pode ser modificado por você!

O princípio do perdão verdadeiro, é por no passado as nossas mágoas, para que sejamos curados e possamos viver em paz e com amor, na misericórdia de Deus.

Viva sem os pensamentos que se transformam em uma verdadeira tortura, isso não é de Deus!

Jesus o abençoe!


Mateus 06:34


Portanto, não se preocupem com o dia de manhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações .  Basta a cada dia a própria dificuldade.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os últimos passos - Encontro da Pastoral da Sobriedade na Canção Nova

A íntegra desta palestra pode ser encontrada em www.cancaonova.com


Os últimos passos

Fernando Barbosa
Foto: Robson Siqueira
O sétimo passo é: Reparar, Lc 19,1-10 Agora é hora de limpar. Você precisa transformar a experiência do amor de Deus que você faz hoje em sinais concretos de conversão. Comportamento gera comportamento. Aquilo que estamos semeando dentro de casa é o que vamos colher, por isso temos que cuidar do nosso comportamento para que nossos filhos saibam o que se deve “copiar”. É preciso voltar atrás, ter cara dura para concertar os erros, pedir desculpa.

O oitavo passo é: Receber com docilidade, Tg 1, 21b-25, assim como Zaqueu fez com Jesus. Colocar em prática a crença desse amor de Deus no dia a dia sem se envergonhar e dizer que Jesus é verdadeiramente o motivo da sua libertação. Nossa base é a Palavra de Deus. Professar a fé é levantar a bandeira dizendo: “É o Senhor que me liberta”. A experiência que você tem de Deus na sua vida é o que testemunha para as pessoas.

“Buscai o Senhor enquanto pode ser achado e invocai-o enquanto Ele está perto (…) Volte para o Senhor que terá piedade de ti” Is 55,6-11. Oração e vigilância, um simples impulso do coração a Deus, um clamor da alma que anseia o lugar de onde ela saiu. Oração é rasgar o coração e expressar a tua dependência a Deus, nem sempre com palavras, muitas vezes por meio das lágrimas. Transforme-se em oração.

Décimo passo: Servir, Lc 6,31-36 “Sejam misericordiosos como também o Pai de vocês é misericordioso”. Servir a exemplo de Maria é levar o Senhor àqueles que estão com fome e sede do Senhor e Seu amor. Aquilo que é preciso fazer, nem sempre é prazeroso. Perdoar, por exemplo, é difícil, mas é decisão. Você está esperando o que para perdoar? Você precisa depositar no altar do Senhor todas as suas misérias, medos, traumas, porque pela força do Espírito Santo tudo isso vai sendo transformado.

Festejar, Jo 2,1-2, como fizeram em Caná da Galiléia na festa do casamento.
Fazer festa é convidar Nossa Senhora para estar junto conosco. Ela é nossa Mãe e nos acompanha na caminhada.

" Servir a exemplo de Maria é levar o Senhor àqueles que estão com fome e sede Dele " Fernando Barbora
Foto: Robson Siqueira



Trancrição e Adaptação Clarissa Oliveira

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pregação por ocasião do Encontro da Pastoral da Sobriedade transmitida pela Canção Nova em 16.10

Reproduzimos a Parte 1, publicada em http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2614&pre=7169&tit=

Os seis primeiros passos para a sobriedade:

Primeiro passo: ADMITIR. Romanos 7, 15-20
A cura instaura em mim e em você quando admitimos nossa dependência. Precisamos ter a humildade de admitir que chega um momento que não damos conta. Você não nasceu dependente, Deus te fez livre, você não precisa ser dependente. Você não precisa beber para relaxar, você precisa admitir a sua dependência para ser livre. Qual é a sua dependência? Qual é o seu vício? Quantos de nós precisamos admitir que somos viciados em internet. O dia em que você admitir os seus vícios você será livre, porque quem o faz livre é o Espírito Santo, mas você precisa admitir. Qual é a tua dependência? Permita que Deus te liberte.

“Converta-se ao Senhor e abandones o pecado”, exorta Fernando
Foto: Robson Siqueira/CN

Segundo passo: CONFIAR. Salmo 22, 1-6
Quando o pecado se enraíza em nós, a impressão que temos é que há uma confusão entre nós e nosso vício, por isso a dificuldade de assumir o vício, é uma tentação do maligno, somos confundidos com o próprio vício. Deus quer te arrancar desse vício, mas você precisa querer. Dê o segundo passo, confie! O Senhor nosso Pastor cuidará de você, Ele está conosco, não vai nos abandonar. Pai e mãe vocês precisam confiar, talvez a libertação de seu filho será um processo e não instantâneo, então confia no Senhor, seu filho é do céu.

Terceiro passo: ENTREGA. I Pedro 5, 7-11
“Coloque na mão de Deus a sua preocupação. É Ele quem tem cuidado de você”. Nós precisamos estar atentos e nos entregarmos a Deus, e não dialogar com o inimigo. Não fique em cima do muro, pare de usar drogas, você é do Senhor. Tenha coragem de depositar nas mãos do Senhor as suas preocupações.

Quarto passo: ARREPENDER-SE. Eclesiástico 17, 19-21
“Converta-se ao Senhor e abandones o pecado”. Volte para onde o Senhor te chamou, volte para fonte que é Jesus. Precisamos ser apaixonados pelo Senhor. O que você está esperando para voltar ao Senhor? Não tenha vergonha e nem medo.

Quinto passo: CONFESSAR. Tiago 5,16
Não existe desculpas para não se confessar, é preciso que você abra o coração ao sacerdote para que Deus te cure. Logo depois da confissão você experimenta a libertação, sai um peso de sua alma.

Sexto passo: RENASCER. Efésios 6, 10-17 Reze assim: Eu quero Senhor renascer no teu Espírito Santo para a sobriedade. Eu quero ser um homem novo, ajuda-me Senhor a ficar em pé.


Transcrição e adaptação: Willieny Isaias

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perdoar é o melhor remédio para curar as feridas

Reproduzido do portal da Canção Nova


A Palavra meditada hoje está em Mateus 5, 21 – 26
21. “Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal’.
22. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno.
23. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti,
24. deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.
25. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

"Hoje é o dia de procurar alguém para desabafar todo o mal que há dentro do coração e deixá-lo sair", nos orienta Márcio
Foto: Wesley Almeida


A passagem bíblica de hoje nos fala sobre algo que faz parte da nossa vida e nos dá instruções de sabedoria de como viver bem. Deus nos fala de salvação e semeia a coragem, porque tira as vendas dos nossos olhos e faz brilhar o sol da justiça em nossos dias; traz a luz que alegra nossa alma e nos dá ânimo.

Aqueles que vieram antes de nós transmitiram os ensinamentos que obtiveram por meio dos mandamentos de Deus. Jesus nos diz: "todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal".

Se você pensar que está perdido, porque sente raiva todos os dias de alguém que o feriu, saiba que a raiva não é de toda ruim. Senti-la não é pecado, porque ela faz parte do processo de cura e perdão. A raiva só é má quando a transformamos num instrumento para destruir quem nos machucou.

A ira é como uma mão que tira o espinho da mágoa e do rancor cravado no nosso coração. Afastar-se da pessoa que nos feriu faz parte do processo de cura, pois quando nos afastamos, não a prejudicamos.

Para que as feridas sejam curadas é preciso relembrar o que nos magoou e permitir que todo sentimento ruim saia de dentro do nosso coração. Às vezes, é necessário passar por todo o processo que nos machucou para que aconteça o perdão.

Hoje é o dia de procurar alguém para desabafar todo o mal que há dentro do coração e deixá-lo sair. Neste momento, você vai sentir dor, e a raiva ainda estará presente, mas ela não é pecado, porque faz parte do processo de cura.

Quando tentamos ferir alguém tomado pelo ódio, o primeiro a ser prejudicado somos nós mesmos, porque somos destruídos com o mesmo veneno que depositamos para prejudicar alguém.

Sempre iremos sentir raiva, porque ela faz parte do ser humano, permitir-se senti-la não é ruim, pois o único mal é cultivá-la, porque, num determinado momento, você agirá tomado inteiramente da raiva.

O primeiro passo para perdoar quem nos feriu é se distanciar, abrir mão da amargura que há dentro do coração e, finalmente, reconciliar.


Márcio Mendes

Transcrição e adaptação: Rita Bueno
Missionário da Comunidade Canção Nova

Graças a Javé alcançamos nosso primeiro ano.

Hoje comemoramos uma grande vitória graças ao nosso Deus, Javé!  

Parabéns por 365 dias no ar dia 06/10/2011       Hoje é dia de comemorarmos!


Nesta data estamos completando nosso primeiro ano de atividade na Internet, e somos muito grato a Jesus e ao Espírito Santo por nos permitir colaborar para a divulgação da Palavra do Senhor.

É uma imensa alegria poder levar a todos que acessam esta página, palavras de amor e de fé, muitas das quais apenas como um canal de reprodução, mas com o propósito verdadeiro de contribuir para obra do Senhor.

Temos consciência de nossas limitações, mas pedimos a Jesus, forças para superá-las e não nos desviar do bom propósito e não falharmos no cumprimento de nossa tarefa.  Que o Espírito Santo derrame sobre nós as bençãos de Deus e sobre todos aqueles que buscam a salvação em Jesus Cristo.

Que possamos continuar a contribuir de forma modesta e verdadeira para a construção do Reino entre todos nós, em especial com a participação de todos que acessam esta página, e juntos possamos nos incoroporar aos esforços realizados por milhões de cristãos do Brasil e do mundo para este maravilhoso projeto de Deus.

Muito obrigado a todos!

Muito obrigado meu Deus por nos permitir conhecer um pouco de sua sabedoria e de seu amor, por dar a todos a oportunidade de sermos guiado pela luz do teu filho Jesus!

Autores

Baruc 3:32-38

Aquele que tudo sabe conhece a sabedoria
e penetrou-a com sua inteligência.

Aquele que criou a Terra para sempre
e a encheu de animais;
ele envia a luz, e ela vai;
chama-a de volta,
e ela a obedece com tremor.

As estrelas brilham alegres,
cada uma em seu lugar;
ele as chama, e elas respondem:
"Presente!"
E brilham de alegria
para aquele que as criou.

Ele é o nosso Deus,
e nenhum outro a ele se compara.
Foi ele que encontrou
o caminho da ciência
e o deu a seu filho Jacó
e a seu amado Israel.

Por isso, ela apareceu sobre a terra
e viveu entre os homens.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terça-Feira, 04 de outubro 2011 Mensagem do Dia - Portal Canção Nova

Viver a santidade é algo possível

Deus tem o direito de nos transformar à Sua imagem. Ele nos deu o Espírito Santo para colocar em nós a Sua santidade. Por isso é preciso sermos "renovados pela transformação espiritual de nossa inteligência" e renunciarmos ao conceito errado de que não merecemos ser santos, que não somos dignos, que isso não é para nós, que não somos capazes. Precisamos cumprir a ordem do Senhor: "Sede santos, pois eu sou santo".

"Ou santos ou nada!" Parece algo impossível, mas, ao contrário, no momento em que você permite, a graça acontece. No mundo espiritual é fácil ser santo. Tão fácil quanto conceber um filho. É deixar Deus, pelo Seu Espírito, injetar em nós Sua santidade. Ou renovamos, sem cessar, os sentimentos da nossa alma e assumimos: “Quero ser santo”, como quem rema contra a correnteza deste mundo corrompido, lutando a cada dia para alcançar a santidade, ou somos levados pela enxurrada desse rio sujo e poluído. Precisamos viver “Ou santos ou nada”.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" de monsenhor Jonas Abib)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Por que negar a Deus?

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que fecham seus olhos e suas mentes a verdadeira sabedoria que está ao nosso redor, mas sobre tudo na Palavra do Senhor, e endurecem os seus corações e como senhores de uma verdade absoluta costumam dizer:

Deus não existe!  Se existisse, não permitiria que maldades tão grandes acontecessem!


Jesus é apenas um homem como qualquer outro!


Jesus é uma invenção de alguns que querem manipular as pessoas e obterem poder ou alguma vantagem!


Não acredito em Deus, em Jesus ou no Espírito Santo!  É tudo besteira e misticismo!


Poderíamos citar muitas outras frases semelhantes, todas marcadas por um egoísmo sem proporções (onde aquele que profere as palavras, se põe na posição de senhor de tudo, e tudo é visto e considerado segunda a sua visão pessoal), que implica em dizer que quando as coisas ocorrem segundo a sua percepção, é por sua exclusiva e plena ação, ou quando são contrárias as suas vontades nada mais é do que uma prova  da inexistência de Deus.

Infelizmente para alguns nem sempre tomados pela dor e pela mágoa, mas cegos pela vaidade e pelo orgulho, por mentiras e ambições mesquinhas que o Inimigo coloca em suas vidas, a não existência de Deus é uma "verdade incontestável", que os conduzem a um distanciamento ainda maior do Pai e do amor que Jesus semeou entre nós, no fundo por não compreenderem e aceitarem este amor e tudo que lhes é próprio.

Disse Jesus em João 8:43-47

Por que vocês não compreendem o que eu falo?  É porque vocês não são capazes de ouvir a minha palavra.  O pai de vocês é o diabo, e vocês querem realizar o desejo do pai de vocês. Desde o começo ele é assassino, e nunca esteve com a verdade. Quando ele fala mentira, fala do que é dele, porque ele é mentiroso e pai da mentira.  Eu falo a verdade, e por isso vocês não acreditam em mim. Quem de vocês pode me acusar de pecado? Se eu digo a verdade, por que vocês não acreditam em mim?  Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. Vocês, porém, não ouvem, porque vocês não são de Deus.

Os que dizem não crer em Deus, são incapazes de perceber a presença de Deus, de Jesus ou do Espírito Santo, muitas vezes bem próximas deles e manifestadas em situações simples mas de muita profundidade, como uma nova vida que surge, ou na exuberância de um novo amanhecer que se repete a cada dia, e que para quem abraçou a fé em Cristo e o amor de Deus, é uma grande oportunidade para fazermos algo diferente e melhor para nossas vidas (um milagre que nos é dado a cada novo dia). 

Pessoas que se fecham aos legítimos sinais de Deus, criam explicações quaisquer para tentar justificar o que apenas por Deus se justifica, não enxergam a verdade por estarem mergulhadas em mentiras ou por tê-las em seus corações.  Estão sempre a procura de suprir necessidades próprias, onde para alguns significa ter (bens, prestígio, poder, riquezas, conforto, dinheiro, carro, alimento, casa, etc.)  e para outros viver (prazeres mundanos, cura para os males, paixões, sonhos e ilusões, etc.), com a presunção de estarem no centro dos acontecimentos.

Jesus em sua grande sabedoria tinha a percepção desta semente ruim que germinou e crescia entre os homens, pois é de Jesus as palavras a seguir:

João 9:39

Então disse Jesus: "Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim dos que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos."

João 14:12-13

Eu garanto a vocês: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.


Cabe a nós e a todo cristão, destinar esforços para neutralizar a propagação de pensamentos egoístas que visam desacreditar Jesus, o Espírito Santo, ou mesmo negar a Deus, seja diretamente ou através de sua obra.   É parte do nosso ofício de fé dado por Jesus, sermos testemunhas e exemplo da presença de Deus entre nós, sempre.  Lembremos o que nos disse Jesus em Mateus 05: 16

Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.


É pelo testemunho dado com ações sustentadas na caridade e com a vida fiel à Palavra e ao amor de Jesus, que possibilitamos a todas as pessoas poder enxergar a presença de Deus.  Assim não há como negar a existência de Deus e sua ação, ou a inspiração divina nas obras e no exemplo de vida Cristã dado por muitos como: Madre Tereza, Irmã Dulce, Dom Helder, Zilda Arns, Betinho, etc.

Se a fé em Jesus, ou a crença nos valores e no modo de vida que Ele pregou, é capaz de mover pessoas a realizarem verdadeiros milagres entre nós, como fizeram os cristãos que citamos e cujas as vidas representam um testemunho de amor a Deus e ao próximo, como negar a existência de Deus?  Ou mesmo como ignorar, como já dissemos, o milagre de um novo dia, da vida ou da presença de alguém em nossas vidas, capaz de com gestos simples transformá-la positivamente e marcar-nos para sempre.  Não seriam estas as provas de que temos um Deus amoroso e misericordioso para conosco?

Façamos então como Jesus, transformemos nossas vidas numa razão, para que mais e mais pessoas acreditem em Deus, em Jesus e no Espírito Santo, na salvação e no Reino de Deus.  Que desta forma possamos ajudar na construção do Reino dos Céus que principia aqui, e passa pela nossa fé verdadeira.

Lucas 17:20-21

Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente.  Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou: 'está ali', porque o Reino de Deus está no meio de vocês."

Lucas 22:29

Por isso, assim como o meu Pai confiou o Reino a mim, eu também confio o Reino a vocês.

sábado, 24 de setembro de 2011

Meditação sobre a palavra em Isaias 50:4-1

Reprodução na íntegra da mensagem de Marcio Mendes no portal Cancao Nova 

A Palavra meditada hoje está em Isaías 50, 4 - 11.
Isaias 50, 4 – 11

 
4. Deu-me o Senhor DEUS uma língua habilidosa para que aos desanimados eu saiba ajudar com uma palavra. Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção.
5. O Senhor DEUS abriu-me os ouvidos, e eu não fiquei revoltado, para trás não andei.
6. Apresentei as costas aos que me queriam bater, ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba e nem desviei o rosto dos insultos e dos escarros.
7. O Senhor DEUS é o meu aliado por isso jamais ficarei derrotado, fico de rosto impassível, duro como pedra, porque sei que não vou me sentir um fracassado.
8. Ao meu lado está aquele que me declara justo: Quem vai demandar contra mim? Compareçamos juntos. Quem será meu adversário? Que venha enfrentar-me!
9. Eis, meu advogado é o SENHOR Deus: quem vai condenar-me? Eis todos eles apodrecendo qual trapo, a traça os vai devorar.
10. Se alguém de vós teme o SENHOR e escuta o que diz o seu servo, mesmo caminhando no escuro sem luz que o ilumine, confie no nome do SENHOR, ponha em Deus sua esperança!
11. Vós, porém, que acendeis o fogo e preparais setas incendiárias, tereis de ir com a fornalha do vosso fogo, com as flechas que acendestes. É por mim que isso há de acontecer, no sofrimento morrereis.

"A palavra tem um poder incrível, tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem", afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida


A passagem bíblica hoje é uma mensagem especial para todos nós, principalmente, se estivermos passando por momentos de tribulações, pois nos ensina o que devemos fazer diante de tal situação.

Muitas vezes, nós nos sentimos incomodados com o que bate com mais força ao nosso coração na Palavra de Deus, ou seja, com aquilo que é mais intenso, como o que está escrito no versículo 11. Podemos pensar que essa passagem bíblica mudou de assunto no final, pois começa falando sobre uma língua habilidosa, que Deus dá, e termina se referindo ao fogo. Mas não houve mudança de assunto. Quantas vezes deparamos com uma língua habilidosa, porém, esta habilidade é usada para fazer o mal. Podemos pensar nas vezes em que utilizamos esse dom para proferir o mal contra alguém ou quando alguém nos fere com palavras.

A palavra tem um poder incrível, tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem; pode matar como pode dar vida e esperança. A escolha é nossa, porque cabe a nós optarmos pelo bem ou pelo mal. A palavra proferida carrega em si este poder, carregando o sentimento de quem a fala.

A palavra é como uma flecha ou uma bala de revólver: dispara, porque uma vez proferida não há volta. Ela pode entrar no nosso coração e fazer tanto mal quanto um tapa que levamos de alguém, ou até ser pior, porque no dia seguinte não há marcas desse ato, mas a palavra permanece em nosso coração.

Uma pessoa sente-se feliz quando reconhece as coisas que recebeu de Deus e escolhe fazer o bem ao próximo, porque tudo o que fazemos de bom ou ruim, de alguma maneira, volta-se para nós. Entretanto, com a mesma intensidade que fazemos o mal para alguém, este se voltará contra nós. No entanto, quando optamos por fazer o bem, receberemos cem vezes mais a recompensa de Deus.

Se você investir em algo mau para alguém, mais forte será o golpe que se voltará contra você. É isso que o último versículo quer nos dizer. Por isso é melhor não ser habilidoso para o mal, porque quanto mais hábil você for em praticar o mal, tanto pior será o retorno que você receberá mais tarde.

Se alguém o prejudicou, não retribua com o mal, porque a justiça cabe a Deus e o próprio mal se voltará contra essa pessoa. Em vez de se revoltar, apenas reze por ela, porque você sabe que a espera é algo ruim.

Quando nos determinamos a fazer o bem, nunca estamos sozinhos, porque Deus está sempre conosco. Aquilo que o ser humano mais precisa é o amor e podemos manifestá-lo com as palavras.

Quando o mal ou o sofrimento se abater sobre você, não se revolte, porque Deus Pai é seu aliado, por isso você jamais será derrotado.


Márcio Mendes

Transcrição e adaptação: Rita Bueno
Missionário da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Nossa vida é o maior testemunho que podemos dar!

As graças que Jesus nos concede são testemunhos de sua ação em nossas vidas, é para que nós ao tomarmos posse delas possamos louvá-lo com fé, alegria e amor.  Passamos assim, a ser exemplos vivos do quanto é grande o amor de Deus, e devemos dar este testemunho sempre que for possível, não só com palavras mas com atitudes de vida e superação, amor e dedicação um para com o outro...

A cura por Jesus, serve não apenas para os males físicos e da nossa saúde, mas principalmente para a alma e para que nos tornemos pessoas ainda melhores, capazes de valorizar o que de fato tem valor, a vida em família e com os irmãos, no amor de Cristo, e que se estende além desta.  Não importa o quanto seja duradoura nossa vida, se há provações  ou alegrias, temos de perceber além de tudo isso e buscar a comunhão verdadeira, com Deus e fraternalmente com o próximo, mas também como nos colocarmos a serviço de Deus e dos nossos irmãos.  Este é o sentido maior para a cura, para a vida, e cada um de nós pode encontrar uma forma de concretizá-lo, não importa o quanto faça, mas se o que faz é movido pelo amor sincero e pelo desejo de servir a Jesus conforme nos mostra o Evangelho...

Estes trechos foram retirados de um testemunho publicado na sessão Testemunhos, nesta página. 

sábado, 10 de setembro de 2011

Só há um único e verdadeiro Senhor!

Muitas pessoas ao serem confrontadas com situações difíceis, ou mesmo quando questionadas sobre aspectos de sua espiritualidade: costumam dizer que, crêem em Jesus Cristos e a seu modo vivem uma relação pessoal com o Senhor. 

Em outras palavras: dizem estar com Jesus!   Mas um Jesus muitas vezes diferente do Santo de Deus que nos foi enviado.
 Na prática é o que alguns querem crer, mas as coisas não funcionam exatamente desta forma, a bem da verdade, frases como estas servem para muitos como uma forma de neutralizar ou desviar qualquer abordagem que tenha por objetivo, uma observação sobre a sua disposição de viver uma vida efetivamente em Cristo, um chamado a reflexão.  Como dissemos servem para alguns, evitar uma interlocução sobre a sua vivência espiritual e religiosa.

Vamos esquecer um pouco as pessoas que se propõem a viver de sua própria forma (sem laços de congregação ou seguimento, sem uma opção religiosa efetiva) e tratar do que deve ser uma relação com Cristo, e nos reportar a alguns aspectos que estão presentes na Sagrada Escritura e nos ensinamentos de Jesus que apontam em direção oposta aos que fazem a opção por não optar efetivamente por viver em Cristo, e criam sua própria concepção de "vida cristã" e do que representa a Palavra de Deus.

Na essência de tudo há uma verdade incontestável, Jesus Cristo não é exclusivo e não se molda as nossas impressões e necessidades pessoais, muito menos é fruto de nossa criação (segundo o nosso desejo).  Logo não podemos dizer: Jesus é como eu penso que ele seja! 

Não há um Cristo diferente, um para cada um de nós, mas um só Cristo para todos os que buscam a salvação.  

Jesus Cristo é universal, veio para todos, é único, é constante sempre!

Como anunciado pelos profetas é o Santo de Deus, o redentor, o bom pastor, aquele que batiza com o Espírito Santo.   Jesus ungiu os apóstolos para que em seu nome batizassem, e tornasse todo aquele que o recebe, cheio do amor, da fé e da verdade que vem do Espírito de Deus.

Não é possível receber Jesus de outra forma, senão através da conversão pessoal e pela ação do Espírito de Deus.
Mateus 03:16-17

Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele.  E do céu veio uma voz, dizendo: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada."


Quando encontramos o caminho para a salvação, Jesus, uma transformação ocorre  em nós através do seu amor e de sua graça, o Espírito Santo se faz presente em nossas vidas, que ganha novos significados e também ações verdadeiras, baseadas no amor e na presença do Espírito.  Não continuamos com más e velhas atitudes, ao seu tempo há a manifestação da presença de Jesus em nossas vidas, alicerçadas na fé, na absorção e prática de sua palavra,  assim como da busca sincera por uma vida condizente com o exemplo de vida dado por Cristo, sustentado no grande amor que partilhou conosco. 

João 14:6

Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim." 

Não cabe pois dizer, que criando minha própria percepção sobre Jesus eu estou com Ele, e não estou, se na verdade eu opto por viver de forma diferente da qual  Ele nos ensinou. É indispensável procurar guardar seus mandamentos e viver o amor que Jesus nos legou!

João 15:9-10

Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.

Pelo seu exemplo de partilha, de comunhão e convívio fraterno (com todos a que elevou a condição de irmãos), Jesus mostrou uma outra ação que se faz necessária para que estejamos de fato com Ele e tenhamos sua presença plena em nossas vidas.  Jesus mostrou que todo aquele que deseja estar com Ele, deve partilhar sua presença, seu amor e seus ensinamentos com os seus irmãos, deve congregar em assembléia com todos os demais, ser sua testemunha, para que se multipliquem as graças e as bençãos que Deus derrama sobre nós, para que possamos louvar a Deus unidos como um só povo, para que nos ajudemos mutuamente e venhamos a viver ainda entre nós o Reino de Deus que já se instala.  

Marcos 03:35

Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Não somos apenas um no mundo, somos parte de um todo e juntos estamos caminhando em direção a um só, Deus!

João 17:20-21

Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós,  a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste.

Não nos enganemos ou busquemos apenas nos justificar perante alguém, busquemos sim a Jesus, o caminho já nos mostrou!

Fiquem todos com a paz de Cristo!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O ser humano é incapaz de viver sem amor - Programa Sorrindo pra Vida da Tv Canção Nova

A mensagem de hoje postada por Marcio Mendes  no portal da Canção Nova dispensa comentários:

A Palavra meditada hoje está em I João 4, 16 - 21:

16. E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17. Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois tais como é Jesus, somos nós neste mundo.
18. No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
19. Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20. Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
21. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

"O ser humano é capaz de sobreviver com muito pouco, mas é incapaz de viver sem amor", afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida


Muitas vezes, quando abrimos o coração numa partilha de amor ou num momento de desabafo sofrido acabamos falando que não conseguimos sentir o amor de Deus ou que não somos amados por Ele. E se falamos isso do amor de Deus também o falamos do amor que as pessoas sentem por nós.

Quando uma pessoa declara o seu amor por nós e dizemos que não conseguimos sentir o mesmo, sofremos por isso e também quando não somos amados. Mas a Palavra de Deus hoje revela uma coisa importante que deixamos passar despercebido: quem crê reconhece o amor que o Senhor por nós.

Somente pela fé sentimos o amor, pois para se sentir amado é preciso ter fé. E quem sente o amor de Deus sente-se amado eternamente, porque o Senhor não se cansa de nos amar, Seu amor é eterno, é para sempre.

Você será incapaz de sentir o amor de Deus Pai e o amor de uma pessoa se não tiver fé. Para desfrutar desse sentimento nobre é necessário primeiro acreditar no outro, dar fé a ele. Quem não acredita no amor de uma pessoa ou no amor de Deus é uma maneira de se proteger, se imunizar e não experimentar o amor de uma outra pessoa.

Se você não confia que a outra pessoa lhe quer bem, como vai conseguir experimentar o bem querer dela? A primeira coisa a fazer para que esse amor possa entrar no nosso coração é acreditar. Acredite que Deus o ama, pois essa é uma verdade, Ele lhe quer bem e está a seu favor.

Para que você possa sentir a felicidade que vem deste cuidado do Senhor é preciso primeiro acreditar, pois sem fé não conseguimos nada. Para tirar a essência das coisas é preciso ter fé. Uma pessoa só sente o amor quando tem fé, quando se permite sentir o amor, quando é capaz de acreditar.

Todos nós fomos machucados na nossa vida, e à medida que somos feridos aprendemos a nos defender até de algumas pessoas que não devíamos. Em vez de colher o amor oferecendo flores, colocamos espinhos.

O ser humano é capaz de sobreviver com muito pouco, mas é incapaz de viver sem amor. O amor verdadeiro, sincero, que se traduz em vida, é o alimento para viver bem e em Deus. Esse sentimento é o alimento que humaniza o homem, pois sem amor as pessoas enlouquecem ou se tornam agressivas a fim de serem amadas.

Quem vive no amor, vive em Deus e Deus nele. A Palavra meditada hoje nos desafia a viver o amor. Existem muitas maneiras de amar o próximo, como por exemplo saber conviver com o ex-marido ou ex-esposa, ressaltar as qualidades do ex-companheiro e da ex-companheira para que o filho não seja magoado.

Pague o mal com o bem. Ame principalmente quando alguém o magoar. Essas atitudes permitem que o amor entre em sua casa e em seu coração. Ame e Deus permanecerá dentro da sua casa e de seu coração.

Quem ama zela, age com o coração, se antecipa ao outro, é criativo, ajuda a carregar o fardo do outro e confia mesmo quando o outro erra, porque você não ama ninguém se não aprender a confiar de novo, se não der uma nova oportunidade. O amor se manifesta nas pequenas coisas do dia a dia. É preciso amar depois de ter sofrido e amar ainda mais depois de ter sido amado. Amar sempre vale a pena, nunca é em vão.


Márcio Mendes

Transcrição e adaptação: Rita Bueno
Missionário da Comunidade Canção Nova

sábado, 27 de agosto de 2011

O que escolhemos viver


O que acolhemos em nossos corações é determinante para a vida que teremos, aqui e na eternidade!

Nós vivemos situações boas e ruins em muitos momentos de nossas vidas, elas se apresentam de diversas formas e através de muitas pessoas e/ou circunstâncias.

Ao longo do tempo estes acontecimentos bons ou ruins, vão marcando-nos de tal forma que podem determinar tudo o que faremos ou seremos  a partir de então.  Tais marcas podem ser tão profundas que excedem ao que somos e certamente vão atingir nossa alma!

Muitas vezes temos a tendência, a valorizar mais do que se deve os males com os quais nos deparamos, passamos a guardá-los, relembrá-los, e "cultuarmos" numa verdadeira idolatria.

Vamos colocando sobre nós pesos maiores do que podemos transportar e suportar, criando perturbações ainda maiores para as nossas vidas, tirando-nos a saúde, enfraquecendo nosso caráter e a nossa alma, e que acabam nos pondo prostrados ao chão!

Não é isso que Jesus espera ou quer para nós!

João 14: 27

Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou a vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo.

A Palavra de Deus nos ensina, assim como Jesus Cristo com a sua vida, que é o amor que devemos cultivar em nós!  Só através do amor verdadeiro, da caridade em sua plenitude, podemos evitar que nos tornemos reféns daquilo que nos aflige ou vivemos no mundo, e que sejamos perturbados e privados da verdadeira paz.

Eclesiástico 13: 25-26

A consciência do homem modifica as feições do seu rosto, tanto para o bem quanto para o mal. Rosto alegre é sinal de bom coração, mas inventar provérbios é trabalho fatigante.

Eclesiástico 30: 21-25

Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.

Se o nosso coração e a nossa alma são marcados pelo que é mau, e este preenche a maior parte do que somos, seremos uma fonte emissora do que é ruim.  Nossa consciência nos modifica, e pelo peso que temos em nós estaremos envoltos em amargura. 

Mas se pelo contrário, se nós não deixamos que os males que nos atingem se instalem em nossos corações, se os deixamos restritos ao momento em que ocorreram, deixando que Deus através do Espírito Santo opere a cura das nossas dores, seremos pessoas capazes de viver na felicidade e no amor, e até contagiar os que estão a nossa volta com o nosso estado de espírito e com os bons sentimentos que se fazem presentes em nós.

Nossas ações e nossa vida será um reflexo do que está em nós, e nos transformam em emissores do que temos em nós! 

Diz João em sua Terceira Carta no versículo 11:

Caríssimos, não imite o mal, mas o bem. Quem faz o bem, é de Deus.  Quem faz o mal, não viu a Deus.

O cristão deve está atento a esta mensagem, a não permitir que marcas ruins, negativas, carregadas de sofrimento e dor, sejam feitas de forma profunda e definitiva em seu espírito.   Não podemos deixar que as marcas venham a nos tornar imitadores e difusores do mal, pois o mal não pertence aos que buscam a Deus!

Nosso espírito recebe marcas, impressões, escritas que são postas e levadas com nós para a eternidade!  O Reino de Deus se inicia aqui, e nós somos também os construtores, ou responsáveis pela sua construção, e nele não há espaço para dor, sofrimento, maldade e todas as marcas ruins dos nossos pecados.

Só tomará posse do Reino aquele que for capaz de fazer ainda em vida, todas as transformações que são necessárias para deixar em sua alma as marcas do amor, da paz, e da felicidade plena que só se encontra através de Jesus e dos seus ensinamentos.

Só depende de nós escolhermos viver bem  e acolhermos o que é bom e verdadeiro!  A forma de viver no bem e com amor Jesus já nos mostrou!


Deixo-lhes este trecho lindo do Salmo 119: 25-32

Minha garganta está pegada ao pó, 
dá-me vida, pela tua palavra.
Eu enumero meus caminhos, tu me respondes;
ensina-me os teus estatutos.
Faze-me entender o caminho dos teus preceitos,
e eu meditarei sobre as tuas maravilhas.
Minha alma se desfaz de tristeza;
põe-me de pé, conforme a tua palavra.
Afasta-me do caminho da mentira,
e dá-me a  graça da tua vontade.
Eu escolhi o caminho da verdade,
e me conforto com as tuas normas.
Eu me apego aos teus testemunhos.
Javé, não me deixes envergonhado.
Correrei pelo caminho dos teus mandamentos,
quando alargares o meu coração.