Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

domingo, 16 de maio de 2021

Ontem celebramos o dia das famílias

Exatamente isso, há um dia em que celebramos a família, na verdade é só mais uma oportunidade de lembrar desta criação que é mais do que uma forma de organização social, para nós cristãos é uma bênção de Deus, uma dádiva, que nos permite exercitar o amor e as muitas maneiras de cuidarmos uns dos outros, verdadeiramente e intensamente. 

A família na sua melhor e plena forma, é um nascedouro de pessoas para Deus, é uma escola de afeto e superações, de cuidados, de atenção, cumplicidade, colaboração, compartilhamento, fraternidade, vida comunitária, fé e amor, àquele amor que conduz a salvação, ao Reino de Deus, a intimidade com a Santa Trindade, de forma semelhante a que nos deixou por exemplo a Sagrada Família, onde Cristo se fez "crescer".

Independente do que pensam alguns, ou como entende o Estado, atribuindo características e dimensões diferentes as famílias, onde o principal papel e atribuição é refletir uma estrutura básica como núcleo de formação das sociedades, e por isso caberia atualizações e ampliações da sua concepção (clamadas por muitas expressões das sociedades contemporâneas), para nós cristãos, a família contínua tendo um papel muito especial na caminhada com Cristo e para Deus, e  não é pela incapacidade de muitos cristãos não viverem plenamente esse projeto de amor, e advirem erros e distorções em relação ao que deveríamos viver enquanto membro de uma grande família cristã, ou sua forma mais singela (a família de cada um), que vamos esquecer da sacralidade e importância fundamental da família, ignorando os valores que estão em sintonia com o legado de Cristo, principalmente no que consiste em fazer de cada família uma acolhedora casa de Deus, para edificação de homens e mulheres de fé e fortes no amor, para multiplicarem as bênçãos do Pai e as famílias plenamente cristãs, onde Cristo se torna a base de sustentação e direcionamento das vidas de todos os membros deste projeto maravilhoso e essencial.

Que Deus abençoe todas as famílias, especialmente aquelas que precisam ser fortalecidas e levadas a Cristo.

A sacralidade da Família: O amor como a base de todas as relações –  Santuário das Almas
Imagem reproduzida do sítio Santuário das Almas (Sagrada Família)


A base de sustentação de uma família é Cristo como dissemos, e de uma forma mais concreta o amor que Ele nos deixou por legado e caminho de vida, por isso precisamos recomendar as leituras de:

 

A graça de amar! Santíssima Palavra 16.08.2014 

 

Sugerimos lerem também:

  

Reflexões sobre Sínodo das famílias e o papel de Francisco - Santíssima Palavra 05.04.2014

e

Gêneses 02:24

Efésios 05

e especialmente,

Mateus 19 

reflitam bem as palavras de Cristo, elas valem também para hoje.

 


domingo, 9 de maio de 2021

Mãe, um anjo de Deus conosco

Jesus, em hebraico Yeshua (Javé é Salvação), ou também chamado de Emanuel (Deus está conosco).

Para além da semântica ou do significado do seu nome, Jesus representa a presença de Deus em nós e em nossas vidas, e também se faz pleno como o caminho que nos leva à Deus, pela nossa salvação, por seu amor e seus gestos, que foram desde o início de sua trajetória, concretos, intensos e revolucionários, transformadores.

Jesus ofereceu a nós novas formas de ver a vida, mais aderentes as "expectativas" de Deus, repletas de amor e escolhas que nos conduzem a uma intimidade profunda com o amor verdadeiro e a uma vida plena, ainda que nosso mundo e o ambiente a nossa volta não contemple todo potencial e os aspectos do amor de Deus por nós.

Cada gesto ou momento da vida de Cristo, tem um significado maior em prol da construção de indivíduos plenos no amor, e comunidades que buscam se edificar e viver sobre princípios e preceitos, nos quais o amor é essencial.  Os fatos de sua vida colaboram para essa contínua transformação e construção, que no seu ápice deve nos levar a uma vida em Cristo e a presença do Reino de Deus entre nós, para tanto ele providenciou discípulos que devem nos guiar a verdade e ao amor, incutiu em nós a necessidade de vida em comunidade edificada segundo  princípios dos evangelhos,  mas também como exemplo das mudanças associadas a  vinda e trajetória de Jesus entre nós, surge a perspectiva mais clara do significado da família (ambiente de recepção das novas e crescimento dos indivíduos e da fé), e um maior destaque ao papel materno (onde a mãe tem suas ações ressignificadas, valorizadas, e representa dedicação, amor, parte importante da vida dos seus, uma arca que recebe a graça de Deus para partilhar com todos).  

Pensando desta forma, com a mulher e a mãe especificamente, tendo um importante papel nos projetos de Deus, como foi Maria para Jesus Cristo, e numa "proporção menor" Isabel mãe de João Batista, vemos que seus gestos de entrega ao projeto de Deus, em alguns momentos fazem destas mulheres que tiveram que enfrentar dificuldades, incompreensão e preconceitos, mesmo dores profundas, verdadeiros anjos de Deus.

É com mais este exemplo vindo da passagem de Jesus e os antecedentes a sua vinda, que afirmamos e projetamos como uma lição que retiramos de sua história, "mãe é um anjo de Deus conosco"! Concretamente!

Sugerimos lerem Lucas 1

em especial os versículos 26 a 38, e  42 a 55.

e depois em João 19:25-27

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.  Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.  Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe. "
São João, 19 - Bíblia Católica Online

Nos momentos difíceis poucos estão ao nosso lado, certamente nossas mães (o anjo de Deus), não nos faltará.

Deus abençoe à todos!  Feliz dia das mães!

Dia das Mães | 9 de maio de 2021 - Calendarr
Imagem obtida do Google Imagens

 

 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Vigiai e orai!

Páscoa: ensinamentos e reflexão
Crucificação de Cristo - Imagem do Google

 

Não faz muito tempo lembramos desta frase de Jesus Cristo, algo muito maior e profundo do que tentamos discutir por mais de uma vez, mas que por esta razão e pela amplitude das verdades contidas no ensinamento cristão associado a ela, vamos tocar outra vez no tema, sob um aspecto um pouco diferente e proposital a simbologia desta Páscoa, relembrando que todo sacrifício de Cristo foi para nos dar um caminho de salvação, que não podemos perder de vista e devemos fazer um esforço ainda maior para segui-lo de fato, com determinação, fé, humildade, conscientes de nossos limites e fraquezas.

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”"
São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/26/

Vigiai e Orai!  Cristo nos alerta e está presente nos trechos narrados por Mateus no Capítulo 26, Versículo 41.

Um alerta cada vez mais válido e necessário, ainda mais num tempo de tantas dificuldades como em meio as atribulações da pandemia em curso, não subestimando tantas outras dificuldades que são como uma pressão direta e constante sobre nós, e que em cada um tem sua peculiaridade e forma de repercutir e ressoar internamente, promovendo impactos diversos e nem sempre previsíveis, capazes de alterar vidas profundamente.

Cristo sabia o quanto as angústias, decorrentes das dores e sofrimentos, de medos e adversidades que recaem sobre nós, mesmos nos mais conscientes e espiritualmente maduros, podem infligir marcas e comprometer nossa disposição de agir e viver bem, e nos desviar dos caminhos que podem nos permitir a salvação, nos jogando em situações de solidão, insegurança, desespero e desesperança, capazes de nos pertubar,  ofuscar a visão e nos distanciar de Deus e seu amor, por meio de erros e escolhas mal pensadas em decorrência das tentações que surgem e se avolumam rapidamente, sem que muitas vezes percebamos como estão surgindo.

Claro que Jesus tinha uma perspectiva mais ampla, e sabia bem mais para aconselhar-nos a vigiar e orar, algo para além da dor física e do medo que possa nos ocorrer, ou para as situações de aflições que se apresentam de formas e momentos diferentes de nossas vidas, até por influências de outras pessoas. A vigília e a oração é um remédio para os males e situações, como a tentação de buscar formas mas confortáveis de esquecer aflições, nem sempre formas verdadeiras e boas, adequadas a superar tais momentos, mas que às vezes nos são ofertadas, ou ficam apelativamente ao nosso alcance  e agem como instrumento de sedução, alívio, prazer e fuga, tais como vícios e compensações irreais, sejam para o corpo e por meio de prazeres e sensações físicas, ou por meio de alívios  mentais e emocionais, em relações desprovidas de verdade e amor (substitutas, propiciadas por outras sensações e laços, como a satisfação, orgulho, vaidade, dependência, etc.), geralmente limitadas e insustentáveis, ou paliativos que se tornam um mal, quando em nossa fraqueza nos deixam mais expostos a desequilíbrios, falsidades, pessoas e intenções más.

Vigiar é permanecer atento, preparado ou em preparação, um ato contínuo de observar bem as situações sempre em prol da melhor escolha, e nela tem que haver afinidade com Cristo e tudo que representa, relembrando suas palavras em todos nossos gestos e ações que tem de ser coerentes com nossa fé cristã. Orar é o meio de aumentar sempre nossa relação com Deus, mantendo-nos próximos de Jesus e todos os santos meios e representações, como soluções possíveis e efetivas para tudo que nos ameaça ou realmente nos atinge.

Vigiar e orar, é ato preventivo para nos ajudar a nos capacitar para vencer as tentações conjuntas ou não, amplificadas por meio da vivência das aflições e dores, das soluções fáceis e potencialmente ruins. É a resposta que precisamos e  nos permitem permanecermos mais fortes e confiantes, olhando para a direção correta, para os ensinamentos cristãos e para misericórdia de Deus, não nos deixando abalar na nossa fé, e esperançosos numa vida melhor desde aqui na Terra, com Cristo conosco.

Sabemos bem o que representam tais palavras, como tantos, nos vemos mesmo depois de aprofundar  nossa procura por Jesus em suas palavras, em sua forma de viver e amar (cuidando e nos ensinando), vez por outra surpreendidos e vitimados por transtornos que nos fazem mal, e parecem desencadear cascatas de situações dolorosas, ao mesmo tempo que portas (alternativas duvidosas),  se apresentam como soluções mágicas, que não entendemos corretamente (por falta de foco, clareza cristã, de vigília e oração), e se revelam depois como grandes armadilhas, das quais demoramos a nos desvencilhar, nem sempre sem mais dores, com custos e perdas pessoais muitas vezes enormes, e marcas indesejadas, mesmo após correções e mudanças adequadas, para sair dos desvios e retomar o caminho em Cristo.  

Portanto cuidemos, façamos o que Ele diz, firmes, vamos vigiar mais e orar incessantemente, para atrair o bem para nós, a presença do Espírito Santo, o Consolador!  Aproveitemos esta Páscoa em todas as suas etapas, para viver os ensinamentos de Cristo e seu sacrifício, reafirmando nossa fé e nosso amor por Jesus, relembrando sua paixão, mas principalmente a sua ressurreição. 

BOA PÁSCOA!