Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

domingo, 29 de outubro de 2017

Deus é a nossa força!

Muitos devem ter lido ou escutado está frase: "Deus é a nossa força!" Alguns até a repetem de forma resignada, nos momentos conturbados como os atuais, onde toda sorte de dificuldades surgem e abalam as pessoas, já outros a usam em suas orações ou em celebrações nas igrejas e encontros religiosos, como "prova" de confiança inabalável. Uma verdade expressa em palavras, que tem um significado especial, e representam uma presumida proximidade e grande fé em Deus.

Mas se fosse assim, e de fato houvesse fé e esperança capaz de dar sentido ao anunciado, como explicar tantos que se deixam abater, sofrem e conduzem suas vidas de forma contraria ao que representa a verdade expressa em palavras inspiradoras e motivadoras, que se destinam a fortalecer e nos aproximar de Deus? E não nos referimos necessariamente aos que não conhecem a Palavra e as verdades contidas nos textos bíblicos, ou aos que estão distantes da Igreja, seu convívio e ensinamentos, nem aos que estão entregues as concepções do mundo. Pois muitos dos que sofrem, são ditos cristãos ou iniciados na fé, e padecem sem forças para lutar, a ponto de serem mergulhados em situações de depressão profunda, ou mesmo se portarem de forma negativa, e com gestos e ações que se consumam em graves afrontas ao Senhor, num testemunho indesejado.

Muitos diante de provações decorrentes de suas escolhas, ou por consequência de faltas de outros desprovidos de amor fraterno, respeito e justiça, cedem aos apelos maudosos que levam até a rebeldia (desencadeados por fragilidades, ou instintos egoístas e vicios), ou a ignorar o que poderiam obter por intermédio do amor e das graças do Espírito de Deus, e se entregam a situações ruins, fantasias e mentiras que provocam um sério distanciamento do bem e de Cristo, e os deixam seduzidos pela maldade reinante e servos do pecado, sem ânimo ou razões para superar dores e tristezas maiores e contínuas.

Não percebem que nada do que acontece hoje ou ocorreu no passado, está fora do alcance do Pai (isto é símbolo também de sua força), que em parte, de forma clara ou não já nos revelou nas Escrituras, também para criar em nós o hábito de buscá-lo para superar as adversidades que virão, e não são poucas. Mas ainda há quem decida ignorar tais sinais e gestos de amor divino.

Alguns buscam justificativas para sua incapacidade de simplesmente aceitar tamanha verdade, que revela o amor e a misericórdia de Deus. Tentam convencer a si mesmos sobre atitudes que em nada modificam positivamente as situações, nem anulam a ausência de forças para vencer as enormes dores e tristes realidades, e seguem em uma realidade paralela. Há também quem procure até culpar de alguma forma o Criador, ainda que as escolhas, gestos, ações, resistências, bem como os erros sejam seus, e indiquem que caminham na direção oposta a que nos recomenda o Senhor.

É preciso compreender e ir além do que dizem as palavras, entender a mensagem contida na afirmação plena de significado, onde se destaca a presença e a manifestação de Deus em nós, por meio do Espírito, que anima e move, nos enche de amor e nos ergue com sua graça e sua força. É de Deus que provém o Espírito que nos dá a força que precisamos, e também nos ensina a buscar por ela, nos mostrando o caminho, dando instrumentos e nos ensinando a receita, a conhecer a fórmula que trará toda força.

Não é difícil, abra seu coração a verdade e Cristo a revelará pelo Espírito, examine e veja os muitos trechos na Bíblia onde se reafirma a força da misericórdia de Deus, faça um esforço e entenderá, verá que há mais que uma exaltação, uma sentença,  uma afirmação de fé e esperança, ou uma constatação da presença de Deus, há também uma promessa, manifestada pelo amor. Exercite como mostramos abaixo e analise as conclusões:

Imagem obobtida no Google Imagem - Ig Rio da Vida

Veja a frase, "Deus é a nossa força!". Dela compreendemos:

- em nós encontra-se a força que nos anima e move, é Deus em nós, do "sopro da vida" as superações dos obstáculos de cada dia, e que se manifesta pela ação do Espírito Santo, que nos supri e alimenta o nosso espírito com o que precisamos;

- enquanto permanecemos "ligados" ao Pai, recebemos dele a força que não se esgota, que provém de sua misericórdia e nos é dada sem cessar e a todo momento, para um bem maior e por um laço que nos une e vai além da vida e do mundo em que vivemos, para o qual devemos está atentos e zelar;

- se por meio de dificuldades carecemos de forças, não há outro a quem buscar, apenas em Deus encontramos plenamente, sem limites ou incertezas, não dependendo de pessoas ou falsas soluções, mentiras ou mais sofrimentos, como os de quem recorrem aos vícios ou a meios e pessoas incapazes de nos transformar para o bem, de sustentar ou erguer;

- o Espirito nos concede bem mais do que precisamos, está nos ensinamentos de Cristo e seus exemplos, também com as mensagens de seus apóstolos, nos Evangelhos e na Bíblia, e mesmo na Igreja com seus representantes e na assembléia de irmãos em comunhão, encontramos, pois são partes de um amor maior e intenso que provém do Pai, que conosco o partilha para que faça acontecer seu projeto, exercitando-nos na fé para fortalecer e nos projetar pelo amor sincero, para um lugar além desta existência, algo que está acima das coisas terrenas ou de toda dificuldade e angústia que existe ou existia;

- a fé e a esperança nos levam ao caminho pelo qual Deus, através de Jesus e do Espírito Santo, que age em nós e prepara-nos para um tempo que não é o nosso, e para bênçãos maiores do que pedimos, restaura e transforma, nos leva a perceber e tomar posse do que apenas vislumbramos, e trás a paz, a justiça, a verdade, o amor e a alegria que nos motiva, e se converte em força poderosa, para qual não há mal ou dor intransponível;

- por fim a frase e as palavras iniciais, muitas vezes ditas como foi expressa ou de forma semelhantes em muitos trechos bíblicos, nos dão a certeza de uma promessa de que nossa força continuaremos encontrando em uma intimidade com Deus, se a mantivermos e cultivarmos pelo amor, pelo bem, nas boas escolhas, essa força é sem igual pois provém dele e nos é internalizada com sua presença em nós, em todo o lugar e momento.

Jesus os abençoe e conceda sabedoria, ciência para compreender e tomar posse do bem, e do poder que há nas palavras mencionadas e nos trechos que citamos a seguir:

Josué 1:9

"Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não se acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá." 

Salmo 18:2 e 47

Ele disse: Eu te amo, Javé. Tu és a minha força! 

Viva Javé! Bendito seja o meu rochedo!


Salmo 22:20

Tu, porém, Javé, não fiques longe!
    Força minha, vem socorrer-me depressa! 


Salmo 23:1

Javé é o meu pastor.
    Nada me falta. 


Salmo 27:1

Javé é minha salvação
    de quem terei medo?
Javé é a fortaleza da minha vida:
     frente a quem temerei?


Salmo 28:7

Javé é minha força e meu escudo,
     nele confia o meu co  coração.
Eu fui socorrido, minha carne refloresce;
     e de todo o coração eu lhe agradeço.


Salmo 31:6 e 15

Em tuas mãos entrego o meu espírito.
     Resgata-me, Javé Deus!

Quanto a mim, Javé, eu confio em ti,
     e digo: "Tu és o meu Deus!"


Salmo 46:1

Deus é nosso refúgio e nossa força
   defensor sempre alerta nos perigos.


Salmo 81:1

Aclamem a Deus, nossa força,
    aclamem ao Deus de Jacó.


Salmo 91:1-2  e 14-16

Você que habita ao amparo do Altíssimo,
     e vive à sombra do Onipotente,
diga a Javé: "Meu refúgio, minha fortaleza,
     meu Deus, eu confio em ti!"

"Eu o livrarei, porque a mim se apegou.
      Eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
      Ele me invocará, e eu responderei.
Na angústia estarei com ele
      Eu o livrarei e glorificarei.
Vou saciá-lo de longos dias
      e lhe farei ver a minha salvação."


Mateus 16:31-33


Jesus disse: "Agora vocês acreditam? Vem a hora, e já chegou, em que vocês se espelharão, cada um para o seu lado, e me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois o Pai  está comigo. Eu disse essas coisas para que vocês tenham a minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem, eu venci o mundo." 


II Coríntios 1:21

Quem nos fortalece juntamente com vocês em Cristo e nos dá a unção é Deus. 


Filipenses 4:13

Tudo posso naquele que me fortalece.


Estas são apenas parte de uma enorme lista, que vem sendo alimentada há séculos por uma multidão que se renderam as graças do Pai, e receberam força e amor sem igual, se eles que louvam e agradecem a Deus, e afirmam que dele vem toda força, por que seremos nós a ignorar ou desprezar tão sabias palavras?

Fiquem com Deus!

domingo, 10 de setembro de 2017

A pior das prisões

Muitos hoje estão privados de liberdade, em toda parte cresce a violência e criminalidade, e graças a isso prisões estão superlotadas, e se multiplicam, muitas em condições horríveis. Sofrimento e dor acompanham também os presos, encarcerados, e privados de liberdade.

Parte destes, ou outras tantas pessoas que não estão por trás de grades e muros, enfrentam contudo, uma forma de prisão ainda mais dolorosa e perversa, nem sempre clara e evidente, muitas vezes ignoradas pela sociedade, e para qual não há uma sentença definida e com prazo para cumprir, e que pode ser devastadora e definitiva para muitos. 

É a prisão da alma, do espírito, que nem sempre pode ser percebida ou compreendida, ainda que seja revelada por vidas imersas em pecados, sejam nos vícios de toda sorte e que tiram a dignidade e parte do que nos fazem humanos (sentimentos, respeito, consciência, fé, amor), ou se manifesta em doenças (como desequilibrios, depressão, ciúmes, pânico e loucura), ou em atitudes e ações más (violências, crimes, suicídios), e muitas outras evidências da perda de liberdade, e da servidão que transformar a alma e o indivíduo, profundamente, deformando pessoas e carateres, de forma tal que aflora um mal que dominam as escolhas e as ações, gerando consequências terríveis. 

Vidas inteiras se resumem a um espectro do que poderiam ser, marcadas por dores, tormentos, agressões ou sofrimentos, tornam-se ilusões ou contos irreais, muitas vezes alimentados por circunstâncias e meios artificiais (drogas, bebidas), ou relações doentias, com eventos não desejados e trágicos, privando sentidos, sentimentos e perspetivas, que resultam em escravidão (também manifestações mais comuns, como delinquência e prostituição), ou até perda de quase toda relação com o divino, em dados momentos, confundindo-se mesmo com algo que se aproximaria da representação da encarnação do mal, segundo os preceitos cristãos, de tão graves que possam ser os erros e atos decorrentes. 

Infelizmente é cada vez mais comum e banal, ver pessoas com vidas destruídas e aprisionadas interiormente, ainda que alguns se recusem a enxergar desta forma. Uma prisão sem portas nem grades, invisível e intensa, que sufoca o que é bom e saudável, mata pouco à pouco a inteligência e capacidade de pensar, sonhar e ter esperança, e que não resulta de uma sentença clara e determinada, mas de muitas e sucessivas escolhas e atitudes ruins, fruto de uma liberdade distorcida e sem limites, que desconhece, compromissos, verdade, respeito, fraternidade, bem, amor e Deus. Sustentada em egoísmo, desejos vãos, promiscuidade, ambição desmedida, corrupção, instintos lascivos, traições, mentiras, falsidades, ignorância, ilusões, fantasias, invejas, perturbação, medos e até formas de violências, e muitas outras manifestações do mal que costumam ser subestimadas, ignoradas ou quando não "cultuadas, valorizadas e propagadas" nas sociedades atuais, como requisitos ou características de destaque e sucesso para os seus membros, ou indicativo essencial de afirmação, autonomia e força que se deve almejar.

Não importa a forma, motivos, trajetórias ou efeitos, que podem se apresentar em quem se torna refém de tamanha pena, ou se depende bastante dos afetados um gesto na direção de uma possível libertação, é preciso despertar a consciência entre nós cristãos de que não podemos ficar inertes, calados e omissos, e precisamos fazer algo concreto por aqueles que sofrem com almas aprisionadas ou em processos de aprisionamento, e que se mostram ou revelam nas esquinas de todas as partes como bêbados, viciados, delinquentes de ruas em grupos marginais, na prostituição, no abandono e sem dignidade ou atributos e assistência que são dignas de um humano. Essa percepção também se faz necessária por nós, pelos riscos que causam a inércia capaz de ampliar as injustiças.

Denunciar a sociedade e sua indiferença para com os marginalizados e oprimidos, seus desvalores, multiplicadores de doenças do corpo, da mente e da alma (deformando pessoas e carateres). Escancarar a hipocrisia dos que concentram e esbanjam, condenar os que segregam e perseguem, os que usam "leis" para ferir e matar indefesos, ou usam o poder em benefício próprio enquanto multidões são submetidas a condições injustas, são coisas que devemos enfrentar e combater, como forma de previnir e evitar muitas das situações que levam pessoas comuns a várias formas de prisões. Temos os meios e formas pacíficas de fazer algo, a própria Igreja já nos mostra em suas denúncias e ações pastorais, que precisam ser apoiadas e contar com verdadeira participação de todos, até como forma de reverter tantos males que nos cercam, amedronta e oprimem, criando mais servos e prisioneiros, que enlouquecem ou se entregam em rotinas más que nos atingem.

Cristo já nos advertia e ensinava, sobre como devemos intervir e livrar-nos de tais situações, que dão origem a multidões de desalentados, desalmados e doentes do espírito, aprisionados, como os mencionados em parágrafos anteriores, pois não são novos os sentimentos, causas e razões que prendem o espírito ao pecado e ao mal, que distorcem pensamentos e liberdades, nem tão pouco os efeitos sobre as comunidades. Suas manifestações e o número dos que sofrem podem mudar, mas a essência ruim não, e está em geral, existe pela ausência de Deus nos corações aprisionados, algo que para evitar ou mudar, exige uma dose enorme de amor, fazer acontecer na vida dos cativos, gestos fraternos e includentes, sinceramente norteados pelos valores cristãos. Foi com esse propósito que Jesus nos deixou exemplos, de amor incondicional e verdadeiro, capaz de algo maior do que curar todas as feridas e males (mesmo da alma), de por em ordem todo desequilíbrio (da mente, do corpo e do espírito), chegando ao ponto de nos libertar de todo mal, do julgo do pecado por meio do perdão total, como diz textualmente muitos trechos dos evangelhos, frisando e alertando-nos para a pior das prisões, a que oprime a alma.

Lucas 4-9 (A atividade libertadora de Jesus)

Lucas 5:21-25

Os doutores da Lei e os fariseus começaram a pensar: "Quem é esse, que está falando blasfêmias? Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso! "  Mas Jesus percebeu o que eles estavam pensando. Tomou então a palavra e disse: "Por que vocês pensam assim? O que é mais fácil? Dizer :'Seus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levante-se e ande'? Pois bem: para vocês ficarem sabendo que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados, - disse Jesus ao paralítico - eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e volte para casa."  
No mesmo instante, o homem se levantou diante deles, pegou a cama onde estava deitado e foi para casa, louvando a Deus.


domingo, 6 de agosto de 2017

Em meio a dúvidas e decepções, o caminho é amar

Lembro de muitos momentos difíceis, muitos deles escolhas minhas, e às vezes me faz pensar se é este mesmo o caminho a seguir, se devo continuar perdoando quem insiste em nos magoar, em mentir e tratar com tão pouco zelo e apreço, os gestos sinceros de amor e cuidados, sentimentos que com certo esforço dedicamos a àqueles que já nos decepcionaram, ou ainda repetem comportamentos e atos ruins que ferem a nós e a si mesmos, sem perceber ou se importar em alimentar situações e ciclos negativos, com potencial de impedir nosso crescimento espiritual e pessoal, que nos afasta do bem, da paz e de uma vida equilibrada, também uns dos outros e de Deus, comprometendo relações e o futuro de todos.

Nessas horas vejo que não é fácil viver em Cristo, e passar por cima de desconfianças, mágoas, mentiras, traições, ou frequentes decepções e inseguranças que surgem a cada nova situação ruim, ainda que já estejamos calagedos e sejam elas meras repetições do que vivemos no passado. O fato é que muitas vezes ainda esperamos mais das pessoas, do que elas podem oferecer ou tem em si para nos dar, num tempo o qual não controlamos e não é compatível com nossos desejos e esperanças.

E quando isso acontece, recordo de momentos de minha relação com Cristo, a quem também retribuo com erros muitas vezes, alguns, repetidas vezes e com tamanho potencial para magoar e decepcionar, ou até nos afastar dele,  que por fim me faz cair a ficha diante de tudo que recebo de Jesus, que ao contrário do que merecemos, se  manifesta em bênçãos, em tantos gestos de misericórdia, de um amor sem igual e incondicional, tão intenso que resulta numa paz e num perdão que nos trás um enorme bem-estar, e uma sensação profunda de intimidade e acolhimento. 

Cristo ignora nossa prospenção a fazer coisas más, persiste em nos acolher e dar amor, sem cobrar mais do que somos capazes de oferecer agora, sem nos julgar nem abandonar a nossas rotinas e ciclos de confusões e perda de amor próprio, presente em nossos erros.

Cabe a nós recodar esse amor do Senhor e vencer as dúvidas, superar os momentos de provações que os irmãos, nossas escolhas e desejos, ou a vida nos impõem, entendendo e revivendo as boas coisas que ele nos concede apesar de nós, ignorando, não valorizando mais que o necessário, e esquecendo também o que nos fazem os outros, compreendendo que assim e por eles nos tornamos mais próximos de Jesus, da plenitude de seu amor, do Espírito Santo e de Deus. Precisamos amar de verdade, sermos maior que as tristezas, dores, desejos, impulsos, lembranças ou atos ruins aos quais somos expostos.

Não tem outro jeito ou melhor caminho, nos dias difíceis, perante as pessoas e situações incompreensíveis e ruins, ter paz, amar e esperar em Cristo é a melhor atitude a tomar.

Desejo-lhes:

Que a luz do Senhor Jesus, afaste toda forma de trevas em suas vidas; e não haja lugar para medo, desamor, decepção, tristezas, incertezas, invejas, traições, pecados e dores, doença, miséria, mentiras e injustiças. Deus lhe conceda amor, muita paz e harmonia, felicidade e verdade, numa vida ao lado dos que farão bem a você.




Antes de ttudo lembre-se do que disse o apóstolo Paulo:

II Coríntios 13:95

Examinem-se a si próprios e vejam se estão firmes na fé. Façam uma revisão de si mesmos. Será que vocês não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês? A não ser que não passem na prova!