O anúncio ocorreu no dia de hoje, 08.05, no Vaticano!
Após escolha e anúncio do Vaticano, tem início o pontificado de Leão XIV, que se instala em meio à guerras e mais um perigoso conflito na Ásia, desafios que se somam a necessidade de continuidade de parte do legado de Francisco, e às demandas internas da Igreja, por mudanças, mas com unidade, algo importante e crucial, diante da missão que lhes foi delegada pelo Conclave.
É assim que será conhecido o novo Papa, Leão XIV, Robert Francis Prevost, que é de Chicago nos EUA, e tem 69 anos de idade, e cujo papado se dará em meio a dificuldades crescentes e cenário complicado no mundo.
O perfil desejado, impunha a necessidade de um Papa de continuidade e que tenha atenção com as divisões que se ampliaram nos últimos anos do saudoso Papa Francisco. Tarefas, e um horizonte difícil aguardam pelo Papa Leão XIV, e sob a presença ainda intensa do carismático, mas firme antecessor.
![]() |
Papa Leão XIV - Vatican News |
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost - Vatican News 08.05.2025
Vestes e lema de Papa Leão XIV realçam escolhas divergentes das de Francisco - Vela/Abril 08.05.2025
Agora é esperar o tempo, as ações, e o novo com a missão de Robert Francis à frente da Igreja Católica, que torcemos que venha em um momento breve, e traga a paz e a unidade para além da instituição, como sinalizou em suas primeiras palavras dirigidas aos fiéis na Praça de São Pedro.
Deus nos permita a condução pelo Espírito, e dê forças a nós e ao Papa, para superar e vencer os obstáculos que virão, e com Ele vencer o mal, mesmo interior, e as investidas externas, o desgaste pelo esforço de atender tantos e com mais limitações, de todas as ordens, e que esgotam e enfraquecem os que seguem sua missão, principalmente se a fé e a conduta for morna, ou carece de unção do Senhor. Oremos muito!!!...
Leão XIV já mostra algumas diferenças em relação à Francisco, mesmo que tenha sinalizado a manutenção ou continuidade de ações que herdou:
- as divergências, não são só no anel, ou no colar de ouro que usará, nas vestes pomposas, símbolo de posição e poder, e na expressão mais sisuda e uma humildade diferente;
- as preocupações com a "unidade", o formalismo, e a necessidade de agradar muitos interesses, com objetivos, mas com uma forma de expressar a fé própria e contida, em meio a muitas ponderações, a percepção do serviço moldada com o clero.
Vale salientar a ênfase pelo Papa eleito, em pontos destacados em sua fala, como unidade, pontes, paz, medo, farol, reforçam parte do que é, ou será sua identidade. Que Deus abençoe ao novo Pontífice e à toda Igreja, que Cristo constituiu e delegou à Pedro.
A nossa certeza é dada pela Palavra em Mateus 16 de 18-20, que sobre ela, a Igreja, as portas do inferno não vão prevalecer. É uma lembrança oportuna e alinhada com o que hoje se consumou.
Reflexão
Hebreus 03:01-04
Portanto, irmãos consagrados, vocês que participam de um chamado que vem do céu, fixem bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da fé que nós professamos. Ele foi fiel a quem assim o constituiu, como também Moisés, assim como o construtor da casa é mais estimado que a própria casa. Toda casa é construída por alguém, mas é Deus o construtor de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.