Ainda jovem, cerca de 40 anos atrás, lendo as escrituras, comecei a perceber a beleza que as passagens e os textos bíblicos nos oferecem, e um versículo em especial me chamou a atenção desde o início, ainda que não tivesse à época a compreensão de toda profundidade que a mensagem de Jesus contém, e está exposto no Evangelho de João.
José Dilson - autor de "A melhor definição" |
Hoje relembro a passagem, como em outras muitas vezes, pois desde que conheci a adotei, e reproduzi nos sistemas e mídias que desenvolvi ou publiquei ao longo do tempo, como tema de fechamento e mensagem inspiradora, como razão e motivo de reflexão que nos move e desejava transmitir aos outros. E enquanto penso ou divulgo, pergunto se não é a mensagem mais clara e a melhor definição de quem é o Nosso Senhor, nas palavras do próprio Jesus, tão claras, sinceras e intensas, como Cristo se mostrou plenamente, com ênfase no versículo 6.
Lá em João 14:6-7,
Jesus lhe disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim. Se vocês chegaram a me conhecer, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o estão conhecendo e vendo".
Num tempo como os atuais, em que mesmo os que seguem os Evangelhos, vez ou outra, esquecem o significado desta revelação, ficam confusos ou perdidos, e muitos outros buscam motivos para viver, ou em quem crer, ou não sabem onde, como e a quem recorrer para encontrar paz e felicidade, para atingir a salvação de suas vidas e solução de suas frustrações, pondo fim as dores e as incertezas do futuro, tão constantes entre nós. Conhecer plenamente a mensagem em João 14, é algo urgente e libertador, uma experiência totalmente transformadora e necessária.
Não é um fato enigmático ou difícil de entender, como já dissemos, pois Cristo se fez transparente, deu todas as respostas, mostrou sua divindade e natureza superior, mostrando que ele e Deus são um só, num mistério magnífico que contempla e exprime que nele e no Pai, também habita o Espírito Santo, sendo também partes de um só todo, onde tudo se realiza e encontra razões de existir.
E o que afinal nos foi legado?
Disse Jesus:
"Eu sou o Caminho", em outras palavras, eu sou a única forma de chegarmos à Deus, o meio pelo qual dele nos aproximamos e a ele veremos. Não há outro meio ou forma, e quem conhece, ou vier a conhecer Jesus, conhece o próprio Pai, como bem ratificou o Senhor.
"Eu sou a Verdade", definitiva e incontestável, reveladora, libertadora, que conforta e trás paz, alimenta nossa fé e nos salva, preenche nossas almas. Verdade que sempre irá prevalecer e transformará tudo e todos. Verdade contida em Deus por todos os tempos e até o infinito, que nos será totalmente revelada, para além do que nos fez conhecer Jesus, através do Espírito da Verdade, o Consolador, o Espírito Santo que nos enviará como prometeu, e para os que o buscam e desejam conhecer realmente.
Por fim Jesus ainda declara, numa sentença profunda e definitiva:
"Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim".
Não há outra forma de se encontrar Deus, não há outro meio ou Caminho para ele ou para conhecê-lo e alcança-lo, senão pelos ensinamentos e pelo amor contido nas palavras que nos deixou Jesus, e não há outra Verdade senão em Cristo crucificado e ressuscitado, única, plena, e que precisamos seguir para assim o conhecer, e por meio dele também à Deus. Cristo é a Vida plena que todos desejamos e precisamos, além do que sonhamos ou imaginamos, a vida em comunhão total com Deus, que só teremos se seguirmos seus ensinamentos, se agirmos com e segundo a verdade, no amor que o próprio Jesus sintetiza e manifesta grandiosamente. É Cristo que nos aproxima, revela, e une à Deus para sempre.
Jesus o abençoe e os permita buscar viver e seguir o bom caminho!