2023 anos desde o momento que deu origem ao Natal Cristão, à noite em que nasceu o Menino Deus, o dia em que brilhou intensamente a Estrela de Davi, quando uns poucos puderam testemunhar e celebrar a esperança, a paz e o amor encarnado, o que talvez seja o maior presente de Deus para nós. E como estamos e encaramos o Natal, em meio à tantas adversidades atuais, onde está o Natal?
Ataque de Israel à Gaza, imagens de destruição e dor, obtida em EBC Agência Brasil |
Quão triste é ver que depois de tantos séculos a verdade que Jesus personificou, mas também propagou com suas palavras santas, ainda não tocou muitos corações em muitas partes do mundo (mesmo nas nações ditas de influência cristã), que escolhem escuridão e incertezas, mentiras, apego ao poder, busca insana e culto ao dinheiro, e até semeando as violências e mortes, ao invés do amor e da paz, da fraternidade e a caridade, sentimentos que unem e nos fazem verdadeiramente muito mais felizes e plenos, dentro da perspectiva cristã.
Qual o papel de Cristo nestes que vivem situações tão duras e desarmônicas? Onde está o Natal? Onde está o amor manifestado pelo Pai há muito, e naquele simbolismo de Belém da cristandade? Precisamos refletir sobre isso, e com muita urgência e atenção!
É duro ver tantos em meio à pobreza, expostos a fome e a miséria, sem perspectivas ou ter como edificar suas vidas e os seus futuros, enquanto outros se fartam no luxo e na arrogância, egoisticamente, de forma desvirtuada pelo dinheiro e pelos interesses mundanos, por vezes ignorando ou mesmo destratando e fazendo mal às outras pessoas, alguma delas próximas de suas histórias, vizinhos, amigos ou até familiares, e mesmos companheiros de vida, que apesar de terem laços (algum relacionamento), não conseguem ou não sabem viver fraternalmente e minimamente bem.
O sentido do Natal, de Jesus e seu amor, estão presentes nestas vidas e relações? Se sim, então por que temos tanta tristeza, tanta depressão entre as pessoas, perdidas em aflições onde não vemos aquele brilho e sentido que inspira o Natal, da mesma forma que inspirou os pastores e os Reis Magos na manjedoura? O Natal é tempo de reanimar e reviver os sentimentos cristãos e o amor de Deus por nós, que nos concedeu a graça de conhecermos Jesus, toda vez que nos entregamos aos seus ensinamentos, e nos deixamos guiar por tudo que é o Salvador em nossa história, nossas vidas e relações.
Num mundo onde muitos não tem o que presentear, comer, ou mesmo morar e existir, onde proliferam guerras e violências cruéis, dores e sofrimentos, que submetem muitos ao ódio e desesperança, e onde milhares de vítimas inocentes perecem tragicamente, sejam na Ucrânia, Rússia, Israel ou Gaza, em parte para atender interesses de uns poucos em nações "poderosas". É fundamental perguntar e refletir onde está o amor de Cristo, entre estes que sofrem, e entre os que espalham sofrimentos, o que ele significa e onde está o Natal que muitos vão celebrar, com festas e barulhos ou conflitos, outros sobre total ignorância ou desdém.
Neste Natal, precisamos relembrar o significado do nascimento de Jesus, precisamos retomar a busca pelos valores que ele representa, reviver seu amor, e o amor de Deus por todos nós, e efetivamente propagar este amor grandioso, e levar à todos em todas as partes, como uma mensagem forte de esperança e renascimento das cinzas das guerras cruéis e insensatas, como as que recentemente mataram milhares de crianças e mulheres nas Palestina, e mancham o que representa Israel, Belém, Nazaré, e Jerusalém, pela violência do Estado de Israel, que parece alheio, mesmo ao que Deus nos fez conhecer antes da vinda de Jesus, sobre o bem e o respeito a vida, ou sobre a sua própria história de dor e perseguição, injustiças sofridas enquanto povo.
Que neste Natal, nós nos voltemos para Deus por meio de Jesus e seu amor, vamos assim retomar os bons sentimentos e propagá-los pelo mundo, especialmente por meio da paz e do perdão, e desta forma defender a essência do Natal, resgatando as pessoas e as vidas, as relações, da melhor forma e com propósitos bons, resgatando por tanto o Natal e Cristo em nós.
Feliz Natal! Feliz 2024! Que Deus seja uma presença constante e boa em nossas vidas!
Imagem representando nascimento de Jesus, reproduzida da Canção Nova |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.