As sementes que germinam ao caírem no terreno fértil, como disse Jesus, tornam-se árvores que dão muitos e bons frutos, ao se referir aos que acolhem a Palavra de Deus que lhes é apresentada, e corrigem-se e crescem com ela na prática da verdade e do amor, alimentos que juntamente com outros bons valores sustentam os cristãos.
Mas muitas se perdem ao longo do caminho, disse também Jesus, e outras tantas não encontrando o terreno fértil e bem cuidado, não chegaram a dar frutos desejáveis e se perdem definitivamente.
Porém é preciso compreender que como o semeador, Jesus, e os que amam e servem verdadeiramente ao mesmo propósito, há os que lançam sementes estragadas e doentes, e que podem levar a frutos ruins e indesejáveis nem sempre perceptíveis até que não se possa evitá-los ou tenham retirado e gastado toda força necessária a recuperação.
Assim são os que vivem por seus desejos mesquinhos, alimentam-se de mentiras e se cercam de situações e pessoas ruins, guiados pelos ambientes e práticas egoístas, voltados para ambições, agem com indiferença as pessoas boas e aos valores edificantes, em busca de uma vida de amores ou ganhos duvidosos, que não encontram eco nos ensinamentos de Cristo, sucumbem em vícios e prazeres degradantes, temporários e a toda sorte de eventos indignos.
Nestes terrenos inférteis, ou pouco cuidados, sem bons e adequados alimentos, seja por suas próprias ações ou pela de falsos e maus semeadores, brotam árvores doentes que dão frutos doentes, e estes também vem a seu tempo, de forma evidente e indesejada. Não são mais do que o retorno de um ciclo de condições e circunstâncias impróprias ao bem, contrários ao que é Bom (à Deus), penosos e escravizadores, aos quais se submetem muitos, onde além das aparências, vidas e almas não tem a força e sustento que necessitam.
Examine sua vida, veja quais as sementes estão sendo semeadas e germinando para o futuro, em que terreno estão sendo lançadas, e do que e de quem você se cerca, faça isto bem antes que venham os frutos inesperados e indesejados.
Recomendamos ler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor respeite a proposta do blog, e não use expressões impróprias, mesmo quando críticas sejam feitas. Comentários que sejam postados fora desta exigência podem ser excluídos sem prévio aviso.