Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sábado, 25 de agosto de 2012

Sabe o que é indispensável?

Temos convicção, ao ler o título deste texto não serão poucos os que logo vão imaginar todo um rol de opções que podem representar as necessidades que cada pessoa ou coletivo devem suprir, para sentir-se bem e ter uma percepção de satisfação, seja pessoal, social, etc. 

Certamente que haverá aqueles que pensaram primeiramente nas suas necessidades materiais e/ou sociais, sejam elas básicas ou não, e vão direcionar sua atenção ao que advém da riqueza material, do prestígio e posição social, poder, aparência, etc.

Outros mais vividos ou guiados pela espiritualidade, pensaram sobre o que é indispensável como algo mais universal e que  pode muito bem ser sintetizado em pensamentos e frases como estas:

É ser feliz ao lado de todos os que amamos;
É ter a presença do Espírito Santo em nossas vidas;
É dispor dos gestos e do amor de Jesus Cristo por nós;
É obter a paz, a comunhão, as graças de uma vida com Deus!

Não tenho receio em dizer aos que se identificam com estas frases:  Vocês não estão enganados sobre a importância e o quanto é bom viver a espiritualidade desta forma!

Vale ressaltar que também não é fácil elencar uma lista para uma questão de aspecto tão pessoal.

Mas apesar da beleza e verdade expressada por estes pensamentos, não é sobre isto que nos referimos, ou ao menos desta forma que foi apresentada. 

Quando falamos do que é indispensável, nós falamos dos valores e atitudes dos quais não podemos dispor para termos uma vida saudável e feliz, numa perspectiva não apenas de bem estar material, mas também social, emocional, e espiritual, e não somente de forma individual, mas também coletiva.

Com facilidade podemos citar dentre muitos valores, porém dentre estes há 3 (três) que julgamos ser essenciais, basilares e formadores de um alicerce que dá sustentação ao indivíduo e a todos, e que edifica o mais nobre sentimento humano, o amor.

Ao lançarmos a provocação e o questionamento, tínhamos em mente a percepção sobre o significado e a importância do respeito, da justiça e da verdade, presentes nas várias formas de manifestação do amor, e elementares como sólidos pilares na constituição do bom caráter do indivíduo, fundamentais em todas as relações humanas, e também cruciais para construção de uma sociedade harmoniosa e saudável.

O que estamos falando é simplesmente que: seja qual for a perspectiva na qual nós venhamos a nos inserir, como indivíduo ou membro de um agrupamento social, como adepto ou não a uma filosofia universal, não podemos prescindir de agir guiados pelos princípios do respeito, da justiça e da verdade, sob pena e risco de não construirmos relações saudáveis e que conduzam ao bem estar, pessoal e/ou coletivo..

Frisamos que apesar de colocarmos tais valores sob a perspectiva humana, estes são inspirados num nível acima de nós, e estão presentes e vivos nos Valores Cristãos, integrando o conjunto de definições que nos remetem a percepção de Deus, e sobre esta perspectiva vamos traçar uma relação entre os valores humanos e a espiritualidade cristã.
O respeito, a justiça e a verdade, enquanto valores vitais que se complementam e se fortalecem mutuamente, que moldam a vida e a conduta das pessoas assegurando uma harmonia, equilíbrio, serenidade, força e segurança nas suas ações e atitudes, dentre muitos benefícios que podem gerar, transcendem os limites do indivíduo e se refleti nas diversas estruturas sociais ou não (quando estão ausentes).

Em tudo no qual há a presença do homem ou em toda sua forma de relacionamento, pode se ver refletida a presença ou a falta destes valores, a necessidade ou a abundância de seus efeitos diretos.

O que seria o respeito? Há definições formais inclusive relacionadas a moral ou sentimentos, mas podemos percebê-lo de forma mais acessível, por exemplo: como uma manifestação do amor fraternal, uma preocupação com o próximo ou com: de que forma as nossas ações podem afetar ou atingir negativamente uma outra pessoa, ou pessoas.

Desta forma a ausência de respeito, dentre os quais ao próximo (enquanto indivíduo), pode ser percebida por exemplo, no abandono de menores e das populações de rua, que também é um desrespeito aos direitos fundamentais de vida e dignidade, dentre muitos outros.

Respeito também significa elevar a uma condição de maior importância aquilo do qual vamos tratar, ou aquele com o qual nos relacionamos.  Por isso é tão importante e se faz presente na Palavra de Deus (com outra redação, como em I Coríntios 08:12 ) e até entre os mandamentos de Deus (Honrar pai e mãe):

No Catecismo da Igreja Católica eis o que encontramos sobre o respeito ao próximo.

P.93.13 Respeito e amor do próximo, exigência da idade

§1789 Algumas regras se aplicam a todos os casos:

* Nunca é permitido praticar um mal para que daí resulte um bem.
* A "regra de ouro": "Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles".
* A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência: "Pecando contra vossos irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo" (1 Cor 8,12). "E bom se abster... de tudo o que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para teu irmão" (Rm 14,21).


Já a verdade tem profunda relação com a fidelidade, corresponde a respeitar e apresentar os fatos e circunstâncias segundo o sistema de valores vigente mas sem distorções ou interpretações.

A verdade é pressuposto ao exercício de muitas atividades em nossas sociedades, como as que são exercidas por alguns profissionais: jornalistas, policiais, juízes, etc. E mais que isto, a verdade  é requisito indispensável as relações edificantes.

A ausência da verdade pervete e corrompe as pessoas e instituições, a ponto de ameaçar destruí-las, dentre outros malefícios que causa.

Igualmente presente em muitas citações da Palavra em especial nos Evangelhos, em alguns momentos de forma direta e clara como em:

Mateus 05:37 

Diga apenas "sim", quando é "sim"; e "não", quando é "não". O que você disser além disso, vem do Maligno.

Justiça, pode bem ser entendida como uma ação equilibrada, ponderada e efetiva, que assegure atitudes norteadas pela verdade e pelo respeito, e que possa garantir o bem estar individual ou coletivo, ou que para isto contribua.

A presença de instituições pautadas pelos atributos da justiça plena e imparcial, levam a sociedades mais harmônicas e desenvolvidas, onde se percebe que quanto mais exercesse a justiça em sua melhor concepção mais a sociedade responde com ações positivas.  Por isso, a ausência da justiça social numa sociedade, ou sua irregular distribuição é um fator desequilibrante e inquietador.

A Justiça também é uma manifestação de amor imparcial e verdadeiro!

Na Bíblia o conceito de justiça é apresentado inúmeras vezes com sentido ainda mais amplo e poderoso.

João 07:24

Não julguem pelas aparências, mas conforme a verdade

Das ponderações e argumentos, percebemos que para existir a verdade é necessário certo grau de respeito (ao próximo, à padrões, ao que é superior, a leis divinas, humanas ou naturais, a nós, etc.), sob risco de ser esta apenas uma manifestação pífia do que de fato é.

E que para a justiça além de outros valores pré supõem, o respeito e a verdade (fidelidade, imparcialidade, obediência a um código supremo)!

Valores que superam os modelos humanos, constituídos por elevada percepção espiritual e não apenas na racionalidade, manifestando formas concretas de amor, e que não se restringem ao simples ato de aplicar leis, segundo padrões e interesses institucionais e sociais vigentes.

Por fim concluímos, salientando que para manter o respeito também se faz necessário adotarmos ações pautadas na verdade e na justiça.

Para nós cristãos, como estamos frisando com as relações traçadas, estes valores estão contemplados na grandiosidade das ações, na misericórdia e pelo amor mais puro e consistente, encontrado abundantemente na Santíssima Trindade.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mensagem do dia em 09.08.2012 - Canção Nova

Mensagem do dia publicada em Mensagem do dia - Canção Nova
 
Quinta-Feira, 09 de agosto 2012


Não julgue, ame!
Somos responsáveis por nossos irmãos de caminhada e não podemos perdê-los. Só podemos ganhá-los para Deus. O Senhor os comprou com o preço do preciosíssimo Sangue d’Ele. Não podemos perdê-los aconteça o que acontecer. Eles não são nossos servos, são do Senhor.

O amor de Deus é incondicional. O mesmo amor que Ele tem por nós – tem também por nossos irmãos, sejam eles quem forem. Para Deus não existe maior ou menor; pior ou melhor. Jesus disse claramente: “Eu vim para o pecador. Eu vim para arrancar o pecado do pecador" (cf. Mateus 9,13b).

Jesus ama o mais necessitado e o mais pecador, porque são esses que mais precisam. O Senhor não quer perder ninguém, por isso, precisa de nossa ajuda para fazer com que todos se aproximem d’Ele e permaneçam ligados a Ele.

Quando eu era jovem, gostava muito de escalar montanhas. Eu escalava picos muito altos, como o Itatiaia. Em certos pontos da escalada, quando a subida se tornava mais difícil, um companheiro auxiliava o outro com a corda. A corda era amarrada na cintura do que estava na frente e na cintura do que vinha atrás. A gente subia ligado um no outro.

Não podemos “desligar” o irmão. Não podemos cortar o irmão, nem permitir que ele se desligue, pois cairá "montanha abaixo". Você se torna responsável pelo próximo, assim como este o é por você.

“Não tenhais nenhuma dívida para com quem que seja, a não ser a de vos amardes uns aos outros; pois aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei” (Romanos 13,8). Pois todos os mandamentos se resumem nestas palavras: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei de Deus.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Encha-se de luz! Reveja a sua forma de enxergar tudo a sua volta!

Mateus 6:22-23

A lâmpada do corpo é o olho; Se o seu olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado; Se o teu olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão.  Assim se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão!


Os olhos são a lâmpada do corpo disse-nos Jesus Cristo, e deles muito depende a nossa saúde espiritual e a nossa própria vida!

Se nos atemos a olhar apenas as aparências e nos fixamos no que está próximo, fatalmente perderemos a perspectiva de ver além do horizonte atual, e desta forma sufocaremos nossas esperanças e a nossa fé.

Corremos o risco de estar aniquilando o verdadeiro futuro que nos espera, um futuro que o próprio Cristo assegurou que seria de paz, amor e absoluta felicidade e comunhão.  Mas além disso estaremos substituindo a possibilidade de iniciarmos a vida no Reino que se instala a partir de nós e a aqui mesmo, pelo inferno diário do sofrimento, angústias, desesperança  e toda a  forma de maldade e acontecimento tristes e que nos fazem enxergar apenas o que é ruim, assim como a não olhar para nossos irmãos da forma correta e para o futuro.

Imagine, se ao invés de olhar para as aparências podessemos nos concentrar no que as pessoas têm de bom e verdadeiro, se podessemos compreender e perdoar apenas por ter clareza na mente e na alma de que cada pessoa comete falhas e está sujeita a erros que machucam-na, nos machucam e podem nos decepcionar muito, mas que cada um de nós continua guardando em si o potencial de mudar de ser bom, por que isto lhes foi dado por Deus e está escondido em algum lugar, ou disfarçado, ou mesmo sufocado pelos hábitos, padrões e comportamentos sociais, etc.

É como se o que nós víssemos, fosse apenas uma fotografia do momento em um universo de transformações, e que depois a fotografia pode ser refeita até com os mesmo personagens, mas sem os tons e as circunstâncias que guardamos e vimos como ruins.  E ainda que esta não possa ser refeita, poderá se perder em meio a tantas outras imagens melhores e mais bonitas, dissolvendo-se totalmente todo o mal.

O que falamos não é algo tão difícil de se fazer, pedimos para que cada um pense e imagine se de fato nós enquanto cristãos, podessemos olhar todas as pessoa como a um irmão, concentrado nossa visão além do que elas nos permitem ver a primeira vista, além da casca, como fez Jesus com todos os que em seu caminho passaram.

Aliás como até hoje faz Jesus e o próprio Pai, ao não deter seus olhos sobre nossas fraquezas, limitações, pecados e falhas constantes, mas principalmente quando eles insistem em nos mostrar o quanto pode ser grande o amor que nutrem por nós,  e o quanto pode ser linda a vida na presença de Deus.

Além do horizonte as coisas são diferentes do que vivemos hoje, são novas e muito melhores, não importa se hoje estamos bem ou não, não importa se há merecimento ou não, Deus só nos olha como filhos que precisam desta forma especial de visão, com amor e inteiramente desprovido dos pré-conceitos típicos de nossa conduta irregular.

Precisamos nos disciplinar e aprender a condicionar nossos olhos a não se fixarem no temporal, no momento e apenas no que alguns deixam que possamos ver, mas sem nos tornarmos condescendentes ou omissos com nós e com os outros, apenas não permitindo que a nossa forma de ver nos conduzam a pré-julgamentos ou condenações em razão do que pode e deve ser passageiro!

Precisamos aprender a olhar tudo e todos exatamente como desejamos que Jesus nos veja! Sem distorções, sem maldades, sem nada nebuloso nem muito menos direcionado para um aspecto obscuro ou triste de nossa conduta e/ou perfil.

Precisamos olhar mais com o coração e com a alma do que propriamente com os olhos e a mente, claro sem perder o mínimo necessário para nos resguardar (que não significa afastar-se dos irmãos ou rotulá-los, e sim não esperar demais) sem amarras indesejáveis. 

A forma como nós vemos as coisas, as situações, as pessoas e o que desejamos para o nosso futuro, é determinante para sermos bons, corretos, leais,  cheios de graças e plenos de felicidade, como nos disse Jesus: Se o seu olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado.

Então conclamo a você: Encha-se de luz! Reveja a sua forma de enxergar tudo a sua volta!

E se ainda há algo que impeça que você tenha uma boa visão, e traga turbidêz e confusão, lembre-se:

Há traves que nos impedem de ver bem e que não nos permitem tirar o cisco nos olhos do irmão, como nos foi ensinado em Mateus 07:03-05.

Busque na Palavra e em Jesus a saúde e a melhor forma de olhar o mundo e as pessoas, Ele tem o colírio para os nossos olhos (Apocalipse 3:18).

A graça de Deus esteja com vocês!