Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reforçando nossa mensagem anterior

Poderíamos passar muito tempo citando e interpretando trechos da Bíblia que tratam da sabedoria, do conhecimento que espera Deus que nós possamos aproveitar, por isto nos inspira e nos faz revelações, nos enviou os profetas e em especial o mestre Jesus, por isto através do Espírito Santo dá-nos os dons sobre tudo o de profecias, sabedoria e ciência.


Irmãos espero que leiam mais estes trechos que foram escritos em Provérbios (ao inspirar Salomão e conceder-lhe a sabedoria) e pelo profeta Isaías, retirados da http://www.bibliaonline.com.br/:


Provérbios 01:23-33 



Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, 
sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios
conselhos.
Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. 




Isaias 30:08-15



Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente.
Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR.
Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.
Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; fazei que o Santo de Israel cesse de estar perante nós.
Por isso, assim diz o Santo de Israel: porquanto rejeitais esta palavra, e confiais na opressão e perversidade, e sobre isso vos estribais,
Por isso esta maldade vos será como a brecha de um alto muro que, formando uma barriga, está prestes a cair e cuja quebra virá subitamente.
E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça.
Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.


Lamentavelmente assistimos todos os dias a nossa sociedade ignorar os ensinamentos e mensagens de Jesus, a menosprezar a Palavra de Deus como estas que apresentamos, e passam a acreditar em valores temporais e que não trazem a  verdadeira felicidade (dinheiro, prazeres mundanos, poder, bens, etc.).

Não há sabedoria e conhecimento no que acumulamos e nos levam a produzir muitas coisas para nossa própria destruição.  Os jovens entregam-se a vícios, a bebida, a drogas ao sexo com qualquer um, e vivem em função de baladas e relacionamentos destrutivos.  Não há compromisso  nem respeito, e perpetua-se está agressão mútua ao ser humano, geram filhos (quando não recorrem a pecados maiores, aborto entre eles) e transmitem os mesmos valores a estes, em geral através de "lares" mal alicerçados e doentes.
Homens e mulheres juntam-se ou casam-se com a perspectiva de separação ao primeiro obstáculo.  
 Muitos perdem a noção de certo e errado, não levam uma  vida em sociedade baseada em princípios cristãos, pois desconhecem Jesus e seu amor.  Tornam-se idolatras, presos ao culto do corpo, do sexo, das abominações, que são hoje propagadas intensamente em músicas, livros e filmes que conduzem a uma falsa impressão de felicidade, de satisfação e liberdade, e a toda sorte de modismo e desvios de conduta..

Uma felicidade que não vem do interior, que esgota-se com a bebida que tomou ou com a droga que usou, ou que leva a momentos de angústias e tristezas logo após concluído o ato.

Só em Deus está a verdadeira felicidade, sem culpas ou angústias, que não se esgota repentinamente nem nos leva a fins trágicos.

Infelizmente há muitos que rejeitam a revelação do Senhor, a sabedoria e o conhecimento que vem de Deus, e assim como foi dito sobre o povo de Israel,  sua rebeldia e afastamento de Deus será o motivo de seu permanente tormento.   Quantos vivem vidas vazias a espera da tal falsa felicidade, justamente por negarem a Jesus, inclusive declarando incisivamente descrerem na sua existência.   São pessoas que não conseguem romper a círculo de influência e maldade inspirada pelo Inimigo, e que na verdade estão com suas almas doentes.


Peço a todos os que lêem estas palavras para refletir, e repensar sobre as atitudes que estamos tomando sobre tais situações, é hora de darmos a nossa a ajuda à obra do Senhor, levar o Evangelho a todos é a única forma que temos de vencer este estado de insensatez e ignorância coletiva, não abra mão do seu papel nesta empreitada, comece dentro do seu lar, leve aos seus a Palavra do Senhor, leia para os seus familiares e dê o seu testemunho de vida e de fé.   Se não se sente apto, permita a eles ter acesso a quem pode levar a Palavra, vá a igreja com mais freqüência e convide os que ama a ir junto, se tem condições, permita que programações como as da rádio e tv Canção Nova chegue até seu lar, adquira as palestras e vídeos produzidos por homens inspirados por Deus e assista em seu lar.  Assuma uma atitude de quem deseja encontrar a sabedoria e a verdadeira felicidade no amor de Cristo!  

Por fim deixo-lhes estas mensagens:

Isaias 30:20-21

Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus mestres nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes os teus olhos verão a todos os teus mestres.

E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.

Salmo 107:27-28





Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.

Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Reflexões sobre o que não é fácil de compreender

Eclesiástico 7:11-14

"Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.
Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.
Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele".

Provérbios 16:1-3

“Cabe ao homem formular projetos em seu coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. 
Todos os caminhos parecem puros ao homem, mas o Senhor é quem pesa os corações. 
Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito”. 

Hebreus 12:25,

"Vede que não rejeiteis ao que fala; porque se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na Terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus".

Efésios 1:16-17 

“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação”;

 

VAMOS REFLETIR UM POUCO!

O que há de comum entre as passagens da Bíblia que selecionamos e colocamos neste texto?
Certamente podemos destacar muitos princípios divinos que são postos nestes versículos, mas ao relacionarmos uns com os outros percebemos que os que mais se destacam levam-nos as conclusões a seguir:

- Deus é o único e grandioso conhecedor de todas as razões, a Ele cabe a palavra e as ações, o que está oculto e o que nos foi revelado;

- Deus não nos quer como meninos, desconhecendo o que se faz necessário para nossa salvação, por isto nos envia a sua Palavra, e esta veio com os os profetas, com os santos, mas foi por Jesus que ela veio verdadeiramente viva e plena; 

- A verdadeira sabedoria reside em reconhecer a grandeza de Deus, de perceber quem de fatos somos e o quanto somos limitados.  A sabedoria, o conhecimento, é um dom que nos é revelado pelo Espírito Santo, que vem até nós quando aceitamos Jesus e buscamos viver na sua Palavra para que sejamos também plenos em Deus;

- Há outras razões para sermos sábios (dentro de nossas limitações, claro), conforme nos revela o nosso mestre nosso Senhor Jesus Cristo.  Mas Jesus nos quer sábios para sermos possuidor da vida, da verdadeira vida, e espera que nós repletos da sabedoria e com a graça do Espírito Santo sejamos um exemplo vivo a todos os irmãos, e desta forma estejamos de fato integrados a grande obra de Deus.


Dito isto é provável que muitos citem outras visões sobre os versículos, mas certamente boa parte delas derivariam das reflexões feitas, sendo apenas variantes ou mesmo concepções melhor trabalhadas e expostas que as escritas aqui.

O que importa neste momento é o que apreendemos a partir do proposto: que precisamos buscar atitudes sábias e que estejam verdadeiramente em Deus.  Para nós não há outro caminho a não ser a Palavra de Jesus!   Mas para isto é preciso que venhamos a nos despojar  do que nos impede de alcançar a sabedoria que conduz a vida eterna.  

Há muitas amarras e armadilhas inspiradas pelo Inimigo que dificultam a nossa compreensão de Deus, do propósito de nossa existência, e do caminho que devemos seguir, tais como: o desamor, a teimosia, o egoísmo, o orgulho, a presunção, a arrogância, a vaidade, o apego ao mundo, a busca por prazeres e formas de felicidades temporárias (que não partem de nós e sim de algo externo), etc.

Quero me reportar dentre as que estão citadas ao egoísmo, orgulho, a arrogância e a presunção, que geralmente são companheiras inseparáveis e transformam  aqueles as cultivam, quase sempre em pessoas inacessíveis e tolas perante a Deus, e também as deixam incapazes de amar verdadeiramente ao próximo, uma vez que estão dedicando-se extremamente a amar a si mesmo.

Geralmente as pessoas que estão presas a tais característica acham-se alto-suficientes, e atribuem a si mesmas todos os louros de suas "vitórias" (ao menos do que pensam ser vitória), desprezam qualquer versão que possa comungar para uma benção divina, ou quando muito falseiam algum reconhecimento.  Se não reconhecem a Deus em seus momentos de glória, o que dizer do que pensam de alguma ajuda ou contribuição fraterna de um irmão qualquer, se ocorrer e torna-se inegável, o máximo que dirão é que este: "não fez mais do que sua obrigação"!
Ora a percepção que têm de si mesmas é que são "o melhor entre todos, uma das maravilhas do mundo, sábios e dotados de qualidades excepcionais". Logo nada mais justo, segundo o seu próprio modelo, que venham a ter em sua vida o que for de melhor, caso contrário a vida, Deus e Jesus, não estão sendo justos para com eles, ou simplesmente não existem, pois se existissem não permitiriam que enfrentassem adversidades.

A nossa intenção é,  mostrar com clareza um dos principais aspectos da ausência de sabedoria, inspirada e mantida no convívio com Jesus.  Agimos muitas vezes guiados pela presunção de uma liberdade irreal (egoísta), e se não obtemos êxito em nossos propósitos buscamos alguém para culpar (Deus, Jesus, os nossos irmãos), ou até mesmo alguma forma de justificativa que afaste qualquer culpa em nós.  Afinal com esta percepção de si mesmo, como já dissemos somos dignos e totalmente merecedores apenas do sucesso.

Mas as coisas não são assim!   Uma visão de vida centrada em si mesmo e em interesses próprios, no amor próprio acima de tudo e de todos, é uma visão distorcida do amor, de quem somos e de porque existimos.  É uma visão que não comunga com a sabedoria de Deus!

Partindo deste princípio irmãos, quero chamar a atenção de todos para alguns aspectos da falta de conhecimento e entendimento da Palavra, que com certa freqüência repercutem em círculos sociais, em grupos de pessoas e até nos meios de comunicação, e que tem relação com a atribuição a castigo de Deus (seja por abandono das pessoas, ou por seus propósitos divinos) as destruições e males que atingem muitos toda vez que ocorrem tragédias.  Em outros momentos as atitudes são de simples negação do Senhor, com afirmativas de que este não existe ou que não está sensível aos nossos sofrimentos.

É um verdadeiro desconhecimento do grande amor que Deus tem por nós, sua Palavra em si já é um grande ensinamento sobre as atitudes que precisamos ter para sermos de fato mais felizes e termos uma vida de bênçãos.  Se nós compreendêssemos seus ensinamentos, seriamos mais fraternos, mais justos, mais plenos de amor, e quantos estariam buscando a soberba, abandonando seus irmãos a própria sorte?  Por qual razão iríamos construir formas de nos destruir, de alimentar nossa vaidade e arrogância, a custa da destruição do meio em que vivemos ou da exploração injusta do próximo?  Quem pensa ter sabedoria e age assim, como dizia o apóstolo Paulo é um néscio!   


Deus nos ama de tal forma que por inúmeras vezes nos ampara, nos socorre, mesmo diante de absurdos formulados por nós mesmos!  Deu-nos seu filho Jesus para que este nos mostra-se a verdadeira forma de amar e viver, para nos ensinar valores que estão presentes nos mais simples gestos de ajuda, como doar alimentos, ou nos mais nobres, tais como por sua própria vida em risco para salvar muitos, como fazem alguns anônimos, ou profissionais cuja sabedoria e conhecimento são verdadeiros dons do Espírito Santo, a exemplo de muitos médicos, enfermeiros, bombeiros e tantos outros. 

Alguns dias atrás assistimos a tragédias que sucessivamente estão ocorrendo no Brasil, a exemplo das chuvas no Rio de Janeiro, que obedecem a ciclos, estas não são castigo de Deus, são fenômenos que podem ser antecipados, graças a dons que Deus nos concede tais como o do conhecimento que nos permite entender e prever tais acontecimentos, que abunda entre geólogos, geógrafos, meteorologistas, climatologistas, ecologistas, urbanistas, engenheiros, etc.   Graças também a dons de profecias, pois não são raros os exemplos de antecipação de eventos como estes feitos por pessoas inspiradas por Jesus, e que não precisam ser postos de uma forma mística, mas até mesmo na forma de avisos e mensagens de preocupação com os irmãos.

Ao invés de acharmos que Deus não nos ama, vamos neste momento ser sábios, vamos enxergar Jesus no próximo e praticarmos a Palavra, fazendo a verdadeira caridade para com nossos irmãos necessitados do Rio de Janeiro!   Com está obra de caridade e amor que é divina, deixemos que nossos irmãos que passam por aflições encontrem Deus e seu amor, enxergando em nós o Jesus que deu-nos a maior prova de amor e fraternidade, e que transforma em testemunho vivo da Palavra!    


Jesus esteja convosco!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

É você quem escolhe o seu caminho!

Mensagem de Ricardo Sá no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2011.

Isaías 30, 21b: 'O caminho é este; é por aqui que deveis ir'.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida! Deus deseja que você e eu não trilhemos caminhos quaisquer, mas que, com sabedoria e conhecimento, escolhamos o rumo certo. Qual caminho você escolhe hoje diante dos problemas e desafios que vive? Cada dia vivemos uma escolha, e a cada escolha precisamos decidir pelo Pai!
Com esta Palavra, podemos rezar com por várias situações da nossa vida. E eu peço a Deus que seja uma meditação que você possa carregar durante todo o dia de hoje. Quais são as pessoas que ajudam você na sua caminhada? Quem mostra a você que é necessário acertar o passo? Faça a lista das pessoas que você tem na sua vida e o ajudam a andar no caminho certo.
Agora, quero lhe mostrar algumas dicas para você percorrer um caminho de santidade:
1) A decisão é sua, ninguém decide ser santo por você!
É uma decisão tomada na dificuldade. Ela precisa ser treinada dentro de você de maneira que sua mentalidade fique marcada, fique selada por esse direito que todos nós temos de escolher o caminho. Você pode decidir perdoar, pode decidir ajudar seu marido no alcoolismo, pode decidir fazer aquele bolo que faz alguém feliz... Quem decide é você!
2) Conheça o que Deus diz sobre você!
Nós escutamos tantas coisas a nosso respeito, algumas boas e outras nem tanto. Vivemos rodeados daquilo que as pessoas pensam de nós. É com Deus que você tem de falar, experimente ir até a capela, olhar nos olhos de Jesus e perguntar a Ele quem é você.
3) Considere tudo uma oportunidade para amar a Deus e as pessoas
Nós precisamos praticar essa verdade para ser felizes! Se você pode amar, mesmo diante das dificuldades, por que ficar chateado? Por que virar a cara? Por que chorar? Lembre-se: é tudo uma questão de escolha!
4) Considere a brevidade do tempo!
Não existe outro tempo, existe o dia de hoje! Viva bem esse momento, porque ele não vai voltar.
5) Considere as fraquezas para estar mais perto do Senhor
Aproveite suas limitações para se aproximar do Pai. Isso significa que, se suas fraquezas forem imensas, você pode aproveitá-las para dobrar os joelhos na frente do Senhor e pedir ajuda.
Se você não faz o seu caminho de santidade, quem vai fazer por você? Reflita sobre isso neste dia.


Ricardo Sá
Missionário da Comunidade Canção Nova