Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Reflexos da falta de caridade




















Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse a caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse a caridade, nada seria. E ainda que eu distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse a caridade, nada disso me aproveitaria.
A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior desta é a caridade. (I Aos Coríntios 13: 1-13)



A caridade de que fala o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios, é nada mais nada menos do que o amor em toda sua plenitude, o amor com justiça e desprovido de qualquer interesse, o amor capaz de compreender e perdoar, socorrer e de se dá por inteiro, o amor que nos deu Jesus Cristo. Sem ele, nada que façamos tem sentido, sem ele nada encontra justificação. O amor de Cristo não é em parte, e não aceita também que sejamos nós apenas em parte.

Que tipo de cristão você é? Em parte ou todo entregue ao Senhor, a Jesus?

Se nós fossemos todos em Cristo não veríamos acontecer cenas como estas retratadas nas fotografias que acompanham este texto, e que lamentavelmente são comuns em todas as capitais brasileiras, e quem sabe do mundo. Cada foto retrata uma história de vida, com sofrimentos, desventuras, doenças e toda uma série de momentos ruins, muitos dos quais poderiam ter sido atenuados ou evitados. Com certeza tanto aqui como em algumas outras regiões da terra, há pessoas que protagonizam cenas ainda mais chocantes e lastimáveis, de abandono e miséria.

Numa das fotos está o Sr. Vicente, morador de Olinda – PE, prestes a completar 80 anos, pessoa doente e idosa, com problemas vasculares que dificultam andar, pés inchados e mutilados, lúcido e com família. Conversamos com ele, este disse receber um benefício do INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social, órgão do Governo Federal, mas que o valor é insuficiente para manter em suas necessidades básicas (alimentação, moradia e saúde) a si e a sua irmã doente (que não recebe benefício), diz ainda que as medicações são caras, por isso mendiga no centro do Recife - PE. Também falou que nos postos públicos não fornecem a medicação, e que desconhece a existência de similares, pois ninguém nunca o orientou a respeito. Sobre sua permanência nas ruas mendigando, ele responde: que não pode sair das ruas enquanto perdurar esta condição, pois só com ajuda que recebe dos transeuntes pode minimizar seus problemas.

Como seu Vicente em poucos minutos circulando pelo centro de uma grande cidade, encontramos dezenas, ou centenas, mas já não chamam atenção, pois perdemos a capacidade de nos indignarmos, o que é terrível. A poucos dias presenciamos um outro caso em que, um senhor de cerca de 50 anos, ao menos aparentava, permaneceu por cerca de três dias em frente a uma agência bancária, todo sujo de fezes e urina, desidratado, com fome e sentindo-se mal, seu estado mostrava gravidade, as pessoas passavam reclamavam do mal cheiro mas poucas demonstravam preocupação de fato. Acionamos bombeiros e serviço de ambulância, que não vieram prestar atendimento, acionamos a assistência social da prefeitura, e nada, ele só se alimentava quando dava-se a comida na sua boca, e só no terceiro dia localizou-se um parente que se dispôs a vir buscá-lo, tendo-o feito.

Vivendo em condições desumanas, dormindo em marquises, se alimentando de restos jogados, em ambientes insalubres onde há proliferação de insetos, fezes, urina, ou perambulando pelas ruas, encontramos famílias inteiras, mas principalmente idosos abandonados por suas famílias, e muitas adolescentes entregues ao vício e as drogas. Diante de tamanha violência contra a dignidade humana, não é de se estranhar que as pessoas já estejam insensíveis à violência que tira a vida de tantos jovens e adultos todos os dias, tudo é parte de um cotidiano nefasto, mas encarado com certa naturalidade por muitas pessoas.

Voltamos a afirmar que a raiz deste mal, está na ausência do amor de Cristo em nós, pois o amor do Senhor já teria nos feito buscar soluções, amparo, ajuda para os irmãos que passam por situações tão difíceis. Mas você pode pensar, sou apenas uma pessoa com limitações e que não consigo resolver os meus próprios problemas! Além do que há o Estado em suas várias formas de representação, para suprir as carências destas pessoas desamparadas, e se este não o faz não é problema meu.

Mesmo que tenha você razão, em parte, infelizmente isto não lhe justifica em Cristo, tenho que lhe dizer que as coisas não são bem assim como pensa, pois há sempre algo que nos cabe fazer quando temos de fato amor! Além do mais, na verdade o que é muito mais comum, é usarmos tais justificativas para nos desculparmos mutuamente, por estarmos sendo omissos, pouco caridosos com o próximo, e indiferentes com situações que absolutamente não são normais. Situações que refletem em si mesmas toda a falta de amor que permeia nossa sociedade, onde as pessoas, estão mais preocupadas com os seus próprios interesses, com o dinheiro e o status, com a sua pequena ilha de conforto, e no máximo com aqueles que estão junto a si, quando não os abandonam.

Outras dizem: mas a quem vou ajudar? Há tantos que se passam por necessitados sem o serem! Não estamos aqui para julgar, e não é necessário muito esforço para se perceber que há pessoas num estado de carência tal, que permanecem dia e noite, faça chuva ou faça sol, nas ruas ao relento. O que precisa mais ser dito?

A maior parte das pessoas fecham os olhos, tapam os ouvidos, e se isolam em bairros dotados de uma estrutura mínima, condomínios fechados, em edifícios com toda a sorte de facilidades, e até mesmo numa residência simples mas onde a sua preocupação maior é está em conformidade com o meio nos quais estão inseridos. Muitas destas pessoas passam com freqüência por irmãos como o Sr. Vicente, outras até moram não muito distantes deles, mas simplesmente os ignoram, não param sequer para conversar e daí quem sabe fazer algo simples como orientá-los, dar uma pequena ajuda, ou algo mais fraterno como levá-los a um posto médico e pedir que lhes fossem receitados medicamentos similares, que fossem fornecidos nas farmácias públicas, e que ajudassem a evitar sua sina nas ruas. Quantas destas pessoas vão às igrejas para cultos ou missas semanalmente, diariamente, e pensam estar justificadas em Cristo, mas são incapazes de dedicar alguns minutos de atenção a um irmão. Lembremos a parábola do bom samaritano, Lucas 10: 25-37.

Francamente se fazemos isto, e é bom que reflitamos a respeito, não estamos sendo bons cristãos. Às vezes não é preciso uma grande ação para ajudar nosso próximo, só é preciso enxergá-lo como tal. E se você não tem tempo, contribua de alguma forma para um programa ou obra social, converse com alguém que conheça e saiba que está necessitado, procure saber o que pode fazer para ajudá-lo, são pequenos gestos que significam muito para quem precisa. Se pode seja voluntário, organize-se com outros irmãos, ou faça você mesmo um ato de amor, não transfira a responsabilidade para os outros se estiver à seu alcance fazer algo.

Cobre do Estado e de suas representações nas diversas esferas, municipal, estadual e federal, ações efetivas em prol dos desassistidos. Há tantos que buscam dos políticos que os representam, para solucionar problemas pessoais, do local onde residem ou de sua comunidade, e para tanto se organizam. Por que não fazer o mesmo para pleitear a implantação de um albergue ou casa de acolhimento para necessitados, ou mesmo atendimento e assistência médica, remoção, assistência alimentar e de higiene básica, para estes. Tantos outros organizam festas e eventos, por que não são capazes de organizar campanhas de doações de produtos ou de assistência aos necessitados? Não é necessário que haja uma calamidade para nos dispormos a ajudar. Lembremos como surgiu o Natal sem Fome, promovido pelo Betinho. E tantos são os abrigos que sempre necessitam de doações.

Leve ao conhecimento das autoridades e de instituições assistenciais, situações de abandono e miséria, denuncie a falta de atenção de familiares ou mesmo das autoridades competentes caso não dêem atenção a sua solicitação em relação a um irmão carente. Faça denuncia através da imprensa, em sua comunidade ou na igreja que freqüenta. Participe de campanhas, divulgue e multiplique informações sobre projetos assistenciais, etc.

Sempre há uma forma de demonstrar nosso amor, encontre uma, o que não podemos é permitir que o abandono e a miséria, continue como algo normal, e que nos deixe indiferentes perante as cenas do nosso cotidiano.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Porque toda à lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Aos Gálatas 05: 13-14.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SALMO 69: 1-36

Você que está buscando um encontro com DEUS e está abatido e desanimado, lembre-se de louvá-lo e engrandecer o nome do Senhor, faça sua oração e exponha tudo o que há de mais íntimo em você, clame pela sua misericórdia e leia o SALMO 69. Clame ao Senhor ele ouvirá você!

[Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Shoshanim] Livra-me, óh Deus, pois as águas entraram até à minha alma.

Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.

Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.

Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.

Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.

Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.

Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto.

Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe.

Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.

Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

Pus por vestido um saco, e me fiz um provérbio para eles.

Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; e fui o cântico dos bebedores de bebida forte.

Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.

Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me odeiam, e das profundezas das águas.

Não me leve a corrente das águas, e não me absorva ao profundo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim.

Ouve-me, SENHOR, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade.

E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa.

Aproxima-te da minha alma, e resgata-a; livra-me por causa dos meus inimigos.

Bem tens conhecido a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários.

Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.

Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.

Torne-se-lhes a sua mesa diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha.

Escureçam-se-lhes os seus olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente.

Derrama sobre eles a tua indignação, e prenda-os o ardor da tua ira.

Fique desolado o seu palácio; e não haja quem habite nas suas tendas.

Pois perseguem àquele a quem feriste, e conversam sobre a dor daqueles a quem chagaste.

Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não entrem na tua justiça.

Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos.

Eu, porém, sou pobre e estou triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro.

Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças.

Isto será mais agradável ao SENHOR do que boi, ou bezerro que tem chifres e unhas.

Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus.

Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos.

Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá; para que habitem ali e a possuam.

E herdá-la-á a semente de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O bom semeador


Assim disse Jesus: "Mas me importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as gentes." (Marcos 13: 10)

Vivemos num tempo onde são cultuados valores mundanos. Muitos se apegam por coisas sem importância frente ao que espera Deus de nós. É comum encontrar entre as pessoas a valorização do consumo, do superfulo, da aparência, do modismo, estando estas pessoas inseridas em círculos viciosos, onde os “valores” são norteados pelo dinheiro, por posses, poder e pelo sexo dentre outras coisas, onde reina a promiscuidade, a mentira, a inveja, a avareza, a violência e o desamor em suas muitas expressões.

Num mundo guiado por tanto desamor, é comum que seja divulgado de forma tão intensa e com rapidez os tais “valores” à que nos referimos. Isto ameaça os cristãos, pois com o avanço da tecnologia e a ampliação do acesso a tv, as redes de computadores (em especial a internet) e aos celulares, as pessoas ficam mais expostas ao assédio daqueles que lucram ao difundir o mal, a prostituição, a mentira, e a exploração das diversas fraquezas humanas, dentre as quais os vícios (bebidas, jogos, fumo e pornografia).

Num ambiente assim é fácil encontrar hostilidades aos valores difundidos por Jesus Cristo, estão em livros, cd's, revistas, nas músicas, em camisetas, adesivos, rótulos, fotos, filmes, programas de televisão, e em diversas outras formas de comunicação, em especial nas páginas da internet. Toda a forma de apologia ao mal e aos falsos valores oferece grande risco para todos nós, mas esta última é talvez a mais nociva por estar fora de um padrão de controle ou monitoramento formal, por não ter limites, por atingir uma parcela significativa da população mundial, por atrair os jovens encantando-os com o novo e com a falsa liberdade que lhes é dada, por ser rápida e relativamente acessível (barata), por permitir que se criem facilmente falsas verdades e até consolide-as. Qualquer um pode criar uma página ou um correio (e-mail) e propagar o que quiser sem critérios ou restrições, não há fronteiras nem jurisdição. (Marcos 14: 38; Lucas 22: 40 - 46)

Não estamos numa campanha contra os avanços tecnológicos e muito menos com falso moralismo, mas os riscos existem e devemos alertar a todos, tão pouco queremos difundir a intolerância ou o medo. Na verdade este é mais um chamado à reflexão, e um convite que queremos externar a aqueles que acreditam na obra de Jesus. O convite é que sejamos nós, cada um de nós, o bom semeador. Aquele que acredita e difunde o evangelho. Cumpramos o que nos pediu Jesus, levar à PALAVRA a todos os povos, que ela seja proferida sobre os telhados para que todos a ouçam, e possam obter a salvação. Os valores verdadeiros não despertam interesses dos meios de comunicação, não vendem da mesma forma que os falsos valores, e quando os que desejam apenas ter lucro manipulam os valores cristãos para tal fim, levantam contra si uma forte reação natural e legítima, de nós que amamos a obra do Senhor. (Mateus 10: 1 - 33).

Você pode está pensando: “como posso ser eu um semeador? Não tenho um conhecimento suficiente da PALAVRA para esta tarefa, ou eu não tenho talento para escrever e não consigo falar em público com desenvoltura.” Lembre-se que o Espírito Santo age naqueles que se dispõem a verdadeiramente servir ao Senhor, e que muitos são os dons que podem se manifestar por obra deste. De fato não se pode pregar á PALAVRA em vão, é preciso ter um encontro com Jesus, só depende de nós, mas podemos e devemos buscar junto à Igreja (irmãos, missionários, sacerdotes, ou em suas obras), aprender, ler e interpretar a santa escritura, para então promover um trabalho consistente de catequese e divulgação do evangelho. (1ª Aos Coríntios 12:1 - 11).

Como disse, há muitos dons e formas de disseminar o evangelho, você também pode ser um semeador ajudando na manutenção de projetos de evangelização sérios, não apenas com contribuições financeiras, mas com o seu trabalho e a sua participação, distribuindo e enviando mensagens, informando os amigos e as pessoas em gerais sobre a existência de tais obras, de: livros, cd's, dvd's, produtos, programas de tv, páginas na internet, etc. Você pode falar às pessoas fazendo uma grande corrente do bem, mostrar sua experiência com à PALAVRA, mas é preciso que você faça uma ação neste sentido. Lembre-se há muitas formas de colaborar, até mesmo vivendo o evangelho com amor e caridade, doando-se a seus irmãos, dando seu testemunho, mostrando as mudanças que você viveu. Busque sua forma, peça inspiração a Jesus, ele lhe mostrará como pode ser um bom semeador e contribuir para difusão da PALAVRA! (1ª Aos Coríntios 13: 1 - 13).

AJUDE DIVULGANDO AS PÁGINAS QUE FAZEM A PREGAÇÂO DA PALAVRA, VISITE-AS E PARTICIPE!