Bem vindos! O Senhor precisa de nós em sua obra, participe!

O que nos inspirou a criar este espaço foi resumido pelas palavras de JESUS em João 12:46 à 50, e foi também nossa primeira postagem. Espero que possamos cumprir o propósito desta obra, que é: levar a palavra e a verdade ao alcance de todos, e poder propiciar um espaço destinado à paz, à caridade, ao conforto e ao convívio dos cristãos. Segundo a URLmétrica estamos na posição 605.892 (antes 599.772º há 5 anos) no ranking do Brasil, entre vários milhões de sites existentes! Mas segundo o Google, são 1.113 visitas no mês passado. Obrigado aos mais de 59,2 mil visitantes nos 8 anos e 8 meses, numa média de 569 acessos por mês. Obrigado Jesus!
FELIZ 2019 A TODOS QUE NOS VISITAM!

A grandiosidade de DEUS

A grandiosidade de DEUS
Via láctea, presente divino

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

O NATAL segundo o Papa Francisco

 

A mensagem do Papa Francisco neste Natal, lembra-nos em meio a grave crise da Covid19, que devemos cuidar dos menos providos de assistência e estão entre os mais humildes, entre os mais pobres nas sociedades.

O Papa pede que estes sejam lembrados nas políticas de governos, e sejam priorizados nas campanhas de vacinação contra o vírus da Covid19, que todos tenham acesso a doses das vacinas, sendo eles vulneráveis ao extremo e muitas vezes esquecidos pelas sociedades.

Mensagem de Natal do Papa: Jesus nasce para todos, não só para alguns - Vatican News 25.12

 

Mensagem de Natal e Bênção Urbi et Orbi
Papa Francisco, mensagem de Natal - Vatican News

Palavras do Papa:

“O nascimento é sempre fonte de esperança, é vida que desabrocha, é promessa de futuro. E este Menino – Jesus – «nasceu para nós»: um «nós» sem fronteiras, sem privilégios nem exclusões.”

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Quando a vida nos leva tal qual uma correnteza

Imagem - Google Foto

Há momentos em que não temos como lutar contra a correnteza, que nos leva e ameaça nos atirar contra as pedras. Só nos resta crer na presença de Cristo conosco, orar, e pela fé, esperar que nos conduza a águas mais tranquilas, que sempre esperamos encontrar para além da correnteza.

Que Cristo nos ajude a confiar e seguir firme, até um lugar mais calmo e melhor.

 

Salmo 23 (22):1-2

Salmo. De Davi,

Javé é o meu pastor, nada me faltará.

Em verdejantes pastagens me faz descansar,

e sobre águas tranquilas me conduz.

  

Oremos com muita fé! É tudo que precisamos, na certeza de que a fé:


Hebreus 11:1 

A fé é a firme garantia do que se espera, a prova do que não se vê.


Graças à Deus!

 

domingo, 15 de novembro de 2020

Eis um canal de boa pregação

Nós temos nos esforçado para fazer chegar à todos um pouco de nossa compreensão sobre Cristo, não necessariamente a nossa visão, mas as que nos estão acessíveis e achamos coerentes e boas.  

Talvez nossas falhas comprometam o objetivo e estão aqui, de alguma forma permeadas, mas tentamos evitá-las, e sempre que possível e quando bastante em si mesmas, transmitimos as mensagens como nos foram propiciadas nos evangelhos, ou por meio de pessoas realmente dedicadas ou iluminadas para nos levar as mensagens de formas mais compreensíveis. Aqui é um meio para lhes levar a canais muito mais qualificados e melhores aos propósitos que tentamos atingir, sem salvaguardas ou vaidades, com os cuidados e respeito mínimo para divulgá-los, se permitido ou for incentivada a sua divulgação.

É assim que sugerimos aos que nos leem e acompanham de alguma forma, que busquem um pouco mais em águas mais profundas, como nsos aconselha Cristo. 

O Movimento dos Trabalhadores Cristãos, tem um trabalho lindo de formação e divulgação da Palavra, numa perspectiva de humildade e verdade, fiel as mensagens de Cristo, e tem em suas fileiras pessoas e sacerdotes dedicados, entre eles o Pe. Reginaldo Veloso (um sacerdote próximo aos pobres, em dado momento perseguido pelo seu amor a Cristo e a verdade que se faz necessária está ao alcance dos esquecidos), e o Frei Aloisio Fragoso, outro "militante" das boas causas, que muito contribuem para juntos e em comunidade, fazer manifestar-se o cristianismo como deve ser manifestado, concretamente, mas elevando os valores e a espiritualidade em cada um de nós, e dos que compartilham de suas ações. 

Recomendamos e divulgamos os gestos destes, para que vocês busquem águas mais profundas, com açoes reais de amor e fé! Vejam o vídeo, se inscrevam num canal de boa pregação, por eles alimentado e cuidado.



Neste dia 15, em que temos que escolher lideranças para conduzir nossos governos, é bem vinda uma mensagem que nos remete a responsabilidade de escolhas sábias, e fazer multiplicar aquilo que Deus nos confiou para o nosso bem e de todos, mas para honrar a confiança do Pai na nossa disposição de servir e fazer bom uso de tudo que nos confia e confiou, inclusive as vidas que nos cercam e/ou dependem de nós.

domingo, 11 de outubro de 2020

Nos falta sabedoria, e sobra teimosia

Marcos 04:37-41

 PALAVRA DE DEUS: A TEMPESTADE ACALMADA - MARCOS 4,35-41 - REFLEXÃO DIÁRIA

Levantou-se então uma grande tempestade de vento. As ondas se jogavam para dentro da barca, que estava a ponto de afundar. Jesus estava na parte de trás da barca, dormindo sobre o travesseiro. Eles o acordaram e lhes disseram: "Mestre, não te importas que morramos?" Jesus acordou, ameaçou o vento e disse ao mar: "Silêncio! Quieto!" Então o vento parou, e houve grande calmaria. Jesus lhes disse: "Por que vocês são medrosos? Ainda não tem fé?" Eles ficaram com muito medo, e diziam uns aos outros: "Mas quem é este, e quem até o vento e o mar obedecem?"

Tão clara a mensagem!  Quanta  intensidade e poder, algo fantástico, mas até as forças da natureza obedecem as palavras de Jesus Cristo.  Nós no entanto resistimos, sem a menor sabedoria não fazemos o que nos diz com amor, demonstrando tanto egoísmo e nos deixando envolver pelo mundo com imaturidade.

Quando Jesus se dirige a nós, fala com respeito e verdade, sem imposição e com muito afeto tenta chegar fundo em nossos corações e mentes, esperando que nós tomemos a decisão de romper com a teimosia e o pecado, e que sigamos como nos tem falado, abraçando a verdade e uma opção por lhe servir voluntariamente, com espírito e com amor.

Façamos uma reflexão sobre estas palavras e nossas resistências, aquelas que nós temos no íntimo e conhecemos, nossos vícios e males ocultos, para talvez mudar e escolher o melhor, ainda é tempo para deixar que as boas sementes germinem em nós, se somos terra boa pensemos também no que Jesus disse e reproduzimos a seguir:

Marcos 4:20

"Outras sementes foram semeadas em terra boa. Estes são os que ouvem a Palavra e a acolhem, e dão fruto: um trinta, outro sessenta, outro cem".

 

* imagem reproduzida do Google Imagem

---------------------------------------------------------

San Marcos 04: 37-41

Entonces se levantó una gran tormenta de viento. Las olas fueron arrojadas al barco, que estaba a punto de hundirse. Jesús estaba en la parte trasera del barco, durmiendo sobre la almohada. Lo despertaron y les dijeron: "Maestro, ¿no les importa que muramos?" Jesús se despertó, amenazó el viento y dijo al mar: "¡Silencio! ¡Silencio!" Entonces el viento cesó y hubo una gran calma. Jesús les dijo: "¿Por qué tienen miedo? ¿Aún no tienen fe?" Tenían mucho miedo y se decían unos a otros: "¿Pero quién es éste, y a quién obedecen hasta el viento y el mar?"

 

¡Tan claro el mensaje! Cuánta intensidad y poder, algo fantástico, pero hasta las fuerzas de la naturaleza obedecen a las palabras de Jesucristo. Sin embargo, resistimos, sin la menor sabiduría no hacemos lo que nos dice con amor, mostrando tanto egoísmo y dejándose envolver en el mundo con inmadurez.

Cuando Jesús se dirige a nosotros, habla con respeto y verdad, sin imposición y con gran cariño, trata de llegar hasta lo más profundo de nuestro corazón y nuestra mente, esperando que tomemos la decisión de romper con la terquedad y el pecado, y que sigamos lo que nos ha dicho. , abrazando la verdad y la opción de servirte voluntariamente, con espíritu y con amor.

Hagamos una reflexión sobre estas palabras y nuestras resistencias, las que llevamos dentro y conocemos, nuestros vicios y males ocultos, para quizás cambiar y elegir lo mejor, todavía es tiempo de dejar que las semillas buenas germinen en nosotros, si somos buena tierra. pensemos también en lo que dijo Jesús y reproduzcamos a continuación:

San Marcos 4:20

"Otras semillas fueron sembradas en buena tierra. Estos son los que oyen la Palabra, la aceptan y dan fruto: una treinta, otra sesenta, otra cien".

 

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Ainda não aprendemos com tantos erros?

Tantos momentos difíceis e situações tristes ou dolorosas, que enfrentamos na caminhada cristã, por séculos e gerações, mas ainda assim presenciamos fatos que nos trazem até mesmo desânimo e decepções, mesmo com toda a convicção e fé que nutrimos, episódios que parecem se repetir na história e mostram como precisamos estar vigilantes e atentos a dificuldades criadas pelos que põem o dinheiro e o poder acima de tudo, mesmo da fé e da Palavra de Deus, ou todas as mensagens e conselhos, avisos do Senhor Jesus, ao menos é o que externam em atos muito ruins e em suas escolhas, os que comprometem mesmo a Igreja ou as denominações que representam.

A vida de simplicidade e respeito ao próximo é um caminho a seguir, isto está claro em todos os evangelhos, mas como vemos em coisas que acontecem muito hoje, como no passado, muitos em postos significativos e que seriam destinados aos que deveriam guiar multidões de crentes (pessoas cada vez mais carentes de guias e da fé), mas que os ignoram enquanto pessoas de uma fé em construção, tanto quanto as suas próprias obrigações como pastores e os compromissos que deveriam cumprir com fidelidade e consciência, com os valores propostos por Cristo, principalmente, e no que tange aos cristãos, pois as suas faltas e descompromissos atingem estes e nos afetam mais com muitas máculas.

MisericórdiaDivina Instagram posts - Gramho.com
Imagem reproduzida  do Google Imagens / Calameo

                           

Humildade, verdade, equilíbrio, altruísmo, amor, ficam em segundo plano, quando são considerados os interesses dos "líderes" e seus próximos, pois não estão presentes nas condutas adotadas pelos que usando a fé e a religião, passam por cima da dignidade e da honra e dos limites que o bom caráter exigem, de religiosos e de pessoas públicas, para enriquecer com armações e esquemas de enriquecimento (similares a corrupções), a partir de doações de pobres crentes, transformando  religião em fonte de riquezas terrenas, templos em mercados financeiros, e o que deveria ser sagrado em objeto de venda, com troca de esperanças e respostas a temores legítimos, em volumosas quantias nas contas e nos bolsos dos falsos pastores, que juntos e em grupos de interesseiros, formam corjas que lucram e exploram os que são cercados  por pedidos e mentiras, pretextos religiosos e de falsa bondade, que enriquecem estes poderosos de ocasião, e os mercadores da fé que contrariam Jesus.

Que razão há em se construir templos, santuários, repletos de preciosidades e a custos fabulosos, bilhões de reais com luxos e extravagâncias, exageros absurdos, tirando de muitos o que às vezes é suado e sofrido, com mentiras e falsos pretextos, gerando núcleos de ostentações e milionários, com recursos que poderiam ser usados com sabedoria, para edificar algo bom, e não palácios de nababos junto com os "santuários", desculpas para os que colecionam fazendas, terras, joias, carros, contas em bancos e tesouros mundanos, ao invés de ações verdadeiras e bons gestos cristãos, ou de produzir redes de assistências e apoio a milhares e milhares de necessitados (para além das encenações e falsas caridades), dando bons exemplos,  cuidando de fortalecer a alma, a mente e o caráter, de multidões que se dedicam as suas igrejas e seus credos, levados por sentimentos e desejos bons, mas erram ignorando alertas das escrituras, ao buscarem auxílio espiritual com líderes mentirosos, ou ao se deixarem inserir nos "esquemas" como massa de manobra em teatros e cenas de igrejas.

Atos dos Apóstolos 02:44-47

Todos os que acreditavam eram unidos e tinham tudo em comum.  Vendiam suas propriedades e bens e os repartiam entre todos, conforme a necessidade de cada um. E todos os dias perseveravam unânimes no Templo. E partiam o pão nas casas, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração.

Antes fizessem um esforço para criar comunidades baseadas em valores cristãos, onde as igrejas refletissem o amor e apoio a simplicidade, sustentassem espiritualmente os que necessitam, e as ofertas e doações fossem para tornar possível e sustentável as comunidades e pessoas incluídas com dignidade e justiça social, com vidas mantidas com fraternidade e dando oportunidades de se compartilhar a presença de Cristo em tudo, onde o bem seja a prioridade acima de lucros e riquezas pessoais. 

Não há justiça ou bondade, em construções de palácios de opulências, Deus que a tudo criou não precisa disso, enquanto milhões passam fome, outros milhões estão sem emprego e dignidade, lhes faltam também meios para uma saúde ou educação mínima, ou mesmo um lugar para dormir e ficam amontoados pelas ruas, sem nada a oferecer a sua família ou aos seus filhos. Não é assim que honramos ou glorificamos o Pai, Jesus nos mostrou e nos avisou para estarmos atentos ao que realmente tem valor e importa, e não seguirmos aos que vem para enganar e desencaminhar os que não estão atentos a verdade nas palavras sagradas, e em sua mensagem de vida, capaz de construir as obras duradouras que nos aproximam de Deus, nos irmanam de uma forma concreta e positiva, e nos inserem na Igreja verdadeira, que dispensa os tesouros e não os humildes. 

Recomendamos, a leitura de Lucas 21:8.

" Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo está próximo. Não sigais após eles."

  São Lucas, 21 - Bíblia Católica Online


Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/21/

 

 

sábado, 12 de setembro de 2020

A receita de Cristo, "Vigiai e orai!"

Em tempos difíceis como os atuais, muitas coisas incomodam e servem como ameaças ao nosso bem, ao nosso equilíbrio, a nossa vida, sobre todos os aspectos, sejam emocionais, intelectuais e físicos, ou principalmente os que causam perturbações as nossas almas, enquanto nos deixamos abalar ou drenar nossas convicções de fé e esperanças numa vida mais justa, verdadeira e duradoura no plano do infinito com Deus, por causa dos fatos que nos cercam ou atingem direta e indiretamente, pelo sofrimento que trazem a nós.

Ninguém está totalmente imune as incertezas e medos de uma crise sanitária como a da Covid19, ao impacto das mortes e perdas decorrentes desta ameaça mundial, mas também a falta de perspectivas e perda de dignidade dada as condições de miséria que se agravam em muitas partes, principalmente em nosso país e junto aos nossos irmãos, por causa também de más ações de governantes e governos, que não atuam para conter ou minimizar os riscos e impactos,  ignorando o valor das pessoas e das vidas afetadas, privilegiando alguns e o poder, o dinheiro e seus tesouros ou desejos egoístas, permitindo que surjam situações massivas de abandono das pessoas, de desemprego e formas de dores acentuadas, muitas das quais evitáveis se houvesse uma dose mínima de justiça social, com preocupação fraterna e uma pitada de amor cristão, valores que são esquecidos por autoridades e outros (aqui no Brasil, entre nós) nestes momentos de dificuldades, gerando desesperança e minando a disposição, mesmo de cristãos atuantes, que pensavam estarem fortes e preparados para provações humanas por vezes "inevitáveis" e já profetizadas, alertadas muitos séculos atrás, algumas por serem inerentes as nossas limitações e condições, outras por guardarem semelhança com momentos indesejados já superados no passado.

Não é fácil a dor de perder um parente ou amigo, de ver sonhos minguarem e esforços de uma vida de lutas e dedicação se exaurirem rapidamente, quando aparentemente estamos mais frágeis e expostos, e algumas vezes parecemos sós e sem perspectivas boas para o futuro, sem o apoio de quem está ao nosso lado, ou de quem acreditamos em dado momento ser aquele que poderia agir como liderança para fazer o necessário ao bem comum, realmente causa desânimo se não focarmos o olhar corretamente no que podemos fazer ou esperar além de tais horizontes.

E nestes tempos difíceis, agravados como falamos, por ausências e omissões, ou medidas e condutas irresponsáveis de quem deveria cuidar um pouco de nós ou trazer algum conforto, e não agem assim, mesmo aqueles que deveriam por serem religiosos, pastores, padres, guias espirituais, vistos hoje em meio a fartura e construindo templos de poder e riquezas, distantes das necessidades dos que esperavam deles alguma ajuda, e assistem exemplos e condutas que só provocam indignação e tristeza, tudo se torna muito mais duro e temível, mas ainda assim vale para nós a máxima de confiar em Deus, de esperar em Cristo a medida que nos voltamos ainda mais as suas palavras e ensinamentos, por já termos sidos preparados para isso, e avisados a nos mover para enfrentar as agruras da vida e dos momentos, buscando mais intimidade e forças nesta relação com Ele.

Conselhos, sabedoria são importantes e desejados, ajudam a nos nortear em meio a tempestades, é o que temos por intenção oferecer aos que nos leem aqui, mas com lições e uma compreensão como as dos que percebem os perigos e dificuldades a distância (não com toda clareza e profundidade), com verdades e formas de enfrentar os riscos já experimentadas, universalizadas, como as de conhecimento comum, como as de um marinheiro que vendo o tempo (clima) desfavorável no horizonte, recolhe seu barco à costa (praia ou porto) e o amarra bem, e vai preparar a si e a este para o que vem, prevenindo as tempestades e se esforçando para superar as dificuldades futuras. Soa-nos melhor no entanto, chamar atenção de todos para o que há nos ensinamentos bíblicos, por ser mais amplo e consistente, por compreender que se trata de um legado que nos foi  deixado para recorrermos a ele com sabedoria e confiança, como hoje se faz necessário, e por isso vamos tratar as dificuldades que narramos, aconselhando lição que nos foi dada oportunamente pelo Salvador.

Num dos momentos mais agudos de sua trajetória entre os homens, Cristo deixou uma grande lição, ameaçado pelos poderosos, ciente da proximidade da morte física e sentindo que entre os que o rodeavam não encontrava o mínimo de apoio, numa solidão sem a compreensão e solidariedade dos que caminhavam junto a Ele, disse com firmeza o que devemos fazer para encontrar conforto, alguma paz, e ter as forças para seguirmos adiante com determinação e controle. Disse Cristo, segundo Marcos 14:38: "Vigiem e rezem, para não caírem na tentação. Porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

 

Fátima Guimarães traz palestra “Vigiai e orai” ao Rema – REMA
Imagem reproduzida do Google Imagem

 

Vigiai e orai!  

Vigiar, é cuidar e está atento ao que sabemos que pode vir, não descuidar do que é preciso para estarmos pronto, cuidar do que é realmente valioso, ou permanecermos minimamente fortes e esperançosos para que possamos superar as dificuldades, ainda que não sejamos imunes a dores e a males que nos atingem, mas sem transferir nossas responsabilidades e expectativas a quem nos rodeia ou  deveria ter algum "compromisso ou obrigação" conosco. Está vigilante e pronto, observar o que vem é nossa arma, nossa prevenção e condição essencial para não sermos negativamente surpreendidos, seguirmos em frente lutando, levantando diante das quedas, por sabermos que no chão estamos mais expostos e frágeis. Vigiar é ser capaz de perceber as situações adversas, antes de sermos tomados por elas, mantendo algum controle, e estarmos aptos a compararmos as circunstâncias que percebemos, com o que Cristo ensinou e nos deixou por legado, para adequadamente agir N'ele.

O orai, é a forma de Cristo nos dizer para buscarmos em Deus a intimidade necessária para sermos inspirados, confortados, amados e fortalecidos. Nos mostrando que pedindo a presença do Pai nas nossas dificuldades, por meio de orações, desabafos, "conversas com Deus", estamos retirando de nós parte da pressão e das aflições, nos abrindo para inspirações de soluções, para enxergarmos melhor os problemas e permanecer firmes na caminhada enquanto não superamos as agruras, porém confortados, por crermos que temos quem nos ama ao nosso lado, e confiando que estaremos sendo cuidado e mais próximos de um estado de espírito de paz e equilíbrio, com algo mais valioso do que as perdas ocasionais que possamos ter, com fé no futuro enquanto vivemos o que se faz necessário, sem necessariamente estarmos acomodados ou caídos (apenas esperando inertes). A oração prepara nossas almas, equilibra nossos sentimentos, nos faz pensar que somos mais do que apenas um homem ou uma mulher, frágil e limitado como alguns pensam, nos põem acima desta vida e destes momentos. O orai, é dizer, te despoja dos medos, do que é ruim, renove suas esperanças e suas forças, reflita, pois a mais na tua vida!

Lições como esta de Cristo, não tem limitações e nem prazo de validade, são aplicáveis aos momentos e dificuldades atuais, provam o quanto nos oferece para encontramos os valores e as condições necessárias, a sermos vencedores como foi Jesus, cuja a vida, creiam vocês ou não, muda para melhor a vida de muitos, como as de nós cristãos, não importam as dores e dificuldades, mas como as enfrentamos, estando Seu nome por séculos além da passagem entre nós, eternizado, com Sua vida ou pela ressurreição que experimentou.

A cada gesto de força e amor, a cada superação aqui, nossa mente é renovada e a alma está em paz, é uma "nova ressurreição", uma marca para eternidade, que temos visto entre os que foram abnegados ou lutaram o bom combate, alguns que entenderam o significado do que diz Efésios 06:10 "Quanto ao mais, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder", e foram humanos e dotados de amor especial pelos outros, e de alguma forma são lembrados hoje, para bem mais que suas dores, suas dificuldades vencidas, restaram histórias e gestos ou a presença ainda perceptível, de muitos que souberam escolher e agir bem, graças à Deus.

Deus abençoe todos vocês!

domingo, 7 de junho de 2020

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna;" João 3:36

João 14

"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, credes também em mim.
 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar.
Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.  
E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” 
Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?”.
Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”. 
Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. 
Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conhe­ceste, Filipe! Aquele que me viu viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... 
Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. 
Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa dessas obras. 
Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Qualquer coisa que me pedirdes, em meu nome, vo-lo farei.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.
É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.
Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis.
Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós. 
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."
Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: "Senhor, por que razão hás de mani­festar-te a nós e não ao mundo?". Respondeu-lhe Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 
Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. 
Disse-vos essas coisas enquanto estou convosco. 
Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. 
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! 
Ouvis­tes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. 
E disse-vos agora essas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem. 
Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim. 
O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”. 
São João, 14 - Bíblia Católica Online

 
Paz de Cristo!

Saudamos aos irmãos neste dia  que celebramos o mistério da Santa Trindade, onde compreendemos mais a Deus, único e trino, que se revela por meio de Cristo e também do Espírito Santo (o Paráclito, portador das verdades a serem reveladas aos homens, aquelas que permanecem ainda inacessíveis e serão também consolo aos crentes), e nos faz conhecer de uma forma especial, na Trindade, em "três pessoas", Pai, Filho e Espírito, uma profunda unidade, onde o Filho e o Espírito recebem tudo do próprio Deus, tornando-se não apenas parte Dele, mas um só, e que graças a fé podemos crer e aceitar.  

Nas palavras de Jesus, que nos transmitiu  a intimidade de Deus, o Pai, que o enviou para que o mundo encontre a salvação, mas também para podermos conhecer o Pai na sua figura, através do amor sem limites, próximo e presente, manifestado nos ensinamentos, nas curas e milagres, para além da cruz e com a certeza de uma vida futura, que transcendem a nós e ao mundo. Haverá dias em que Deus e Cristo, outra vez visitaram os homens por meio do Espírito Santo, e que tenhamos fé, que acreditemos pois não nos deixará órfãos e desassistidos, ao mesmo tempo que nos dá a conhecer tamanho mistério da divindade do Pai Eterno, antes não conhecida pelos humanos sob o Antigo Testamento.

Crer é fundamental para a salvação, é o motor das transformações, a porta que gera a esperança que se abre a vida, segundo a ação do Espírito da Verdade.

Do início ao fim do capítulo 14, narrado por São João, está a mensagem que tudo permite, crede, creiam, acredite em Deus e em Jesus, tudo se torna possível e verdadeiro pela fé, principalmente a presença de Deus em nossas vidas, em nós. É desta forma que ganha mais sentido palavras que nos advertem, convocam, como as dita por Cristo e também relatadas por São João no capítulo 3, ou por Marcos 16:

 João 3:34-36

"Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. 
O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas. 
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus."



Marcos 16:14-16

Finalmente, apareceu aos Onze, quando estavam à mesa, e lhes desaprovou a falta de fé e a dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E lhes disse: "Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acre ditar, será condenado."


Essa  mensagem de chamamento a fé, é clara e permeia todos os evangelhos do Novo Testamento, e muitos dos livros que compõem a Bíblia Sagrada, indicam o caminho a seguir, a forma que encontramos pela crença, pela aceitação, pela ação coerente com as palavras de verdade e fé que nos foram transmitidas por Cristo, que geram a conversão também pela presença do Espírito (que se revela para os que creem e aceitam Jesus, e por meio dele à Deus, que incansavelmente nos chama para junto de si, como filhos amados), e com ela a salvação prometida desde os  primórdios, do início de uma relação com Deus.

Sofonias 2:1-3

Reúnam-se, reúnam-se, nação sem-vergonha, antes que vocês se espalhem como palha que desaparece num dia, antes que caia sobre vocês o fogo da ira de Javé, antes que caia sobre vocês o dia da ira de Javé. Procurem a Javé, como todos os pobres da terra que praticam o direito por ele estabelecido. Procurem a justiça, procurem a pobreza. Quem sabe, assim, vocês acharam um refúgio no dia da ira de Javé.


Meditem sobre as mensagens postadas aqui, façamos como diz Sofonias (procuremos a justiça, como os humildes, busquemos à Deus), fortaleçam sua forma de crer e sua conversão, lembrando das recomendações de Jesus, de crermos, de guardarmos seus mandamentos (ensinamentos) e pormos em prática, também de pedirmos a Deus em seu nome, de uma forma especial em dias tão difíceis como os que vivemos hoje, "afastados uns dos outros" , longe dos irmãos e da congregação, por conta da ameaça de um vírus letal, uma doença que se tornou uma grave ameaça e suas consequências, inclusive nas relações conflituosas entre pessoas e instituições ou governos, que também afetam a nós e a Igreja, mas que por meio da fé em Jesus e em Deus,  por Sua graça, podem ser superados sem que sucumbamos a dor e aos males.

Creiam todos, nós podemos em Deus vencer todas estas dificuldades de uma forma mais digna e melhor!






quarta-feira, 8 de abril de 2020

Uma forma de voltar as raízes

Nossas publicações sobre a celebração da  Semana Santa nos últimos anos, focam dentre outras coisas, a necessidade de termos uma postura menos consumista e mais relacionada ao sentido espiritual do momento, com um olhar sobre as famílias e suas relações esquecidas pela modernidade das sociedades, pela superficialidade das pessoas, buscando então aprofundar a fé e as descobertas das verdades dos Evangelhos, no verdadeiro significado das palavras, exemplos e do sacrifício de Jesus Cristo, nosso redentor.

Neste sentido, a crise que põem em cheque o modo de vida atual, a excessiva dependência da tecnologia, da economia do consumo desmedido, do culto ao superfulo e do modismo, o abandono do sagrado, onde não há espaço para relações mais próximas e verdadeiras, mesmo nas famílias e com o respeito e valores necessários (para maioria das pessoas e sociedades do mundo), algo que é  pouco usual ou raro.

O surto de Covid19, um vírus, um mal invisível, digamos primitivo e sombrio, oportunista e difícil de combater, que afeta gravemente as pessoas, suas formas de viver, pensar e agir, seus relacionamentos e perspectivas, de maneira mais trágica e drástica suas vidas ou esperanças, impactando crenças e culturas. Da forma rápida e assustadora, dolorosa, como se propaga, ao menos serviu para balançar as pessoas em suas atitudes e hábitos, por seu impacto tem manifestado contradições e cristalizado a fé,  alterado o comportamento, levando a  redescoberta de valores e da humanidade, solidariedade e gestos concretos de amor, desnudando religiões e práticas também, mostrando o lado verdadeiro ou hipócrita dos que se apresentam como cristãos. Um bem muito valioso em meio a tantos males que atormentam as pessoas nestes dias, mas não o único "aspecto positivo".

Outro bem em meio a tempestade, as pessoas ainda que isoladas, privadas de muito que oferece a modernidade  e a conveniência dos mercados e do dinheiro, são remetidas a situações de provações, abandono, injustiças, sofrimento, luto e dor, de alguma forma parecidas com a Paixão de Jesus Cristo, abrindo olhos e reescrevendo o sacrifício do Salvador, presentes na entrega e nos gestos dos profissionais de saúde e todos que atuam para o bem das vítimas, doando suas próprias vidas, como técnicos, médicos, enfermeiros, socorristas ou mesmo padres e outros que fazem parte de uma enorme corrente do bem, em meio a uma guerra, onde alguns infelizmente vieram a óbito. Isso faz vivido todo mistério da páscoa de Jesus, como a solidão e a oração do Papa Francisco em Roma, só em meio a praça, mas sempre trazendo uma palavra fraterna e sabia, em prol dos menos assistidos, dentre muitos outros gestos lindos, cheio de simbolismo e um resgate do sagrado, do valor da Semana Santa, como há muito tempo não se via. Certamente os frutos e reflexos de tudo isso, vai muito além do hoje e dos males que assistimos cheios de preocupações e medos, mas agora nos voltando mais a nós, nossas famílias e a fé, para ressurgirmos mais fortes como pessoas e sociedades, numa vitória ímpar, após esta grande dificuldade.

Que o amor de Cristo traga paz a seus corações! Que o sacrifício de agora, as dores e incertezas, sejam vencidas pelo futuro com mais bem e fraternidade, respeito, e tudo que realmente vale para uma vida, melhorada, transformada por gestos dos que lutaram ou tombaram lutando por vencer as formas do mal.

Boa Páscoa!  Nestes dias é bom lembrar do que Jesus falou, especialmente sobre os aproveitadores que falam e agem por seus próprios interesses, esquecendo as razões e os que ele veio amparar e amar.

Saiba como a data da Páscoa é determinada
Imagem simbolizando a crucificação, obtida no Google Imagem


Mateus 24:11-13

E aparecerão numerosos falsos profetas e enganarão a muitos. E, crescendo a injustiça, vai esfriar o amor de muitos. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

domingo, 22 de março de 2020

Neste momento difícil, Cristo tem a resposta.

Muito sofrimento e medo temos visto em meio a propagação de um mal que atinge muitas nações e povos.  No entanto  podemos ajudar a mudar tudo isso, fazendo o que é correto e bom aos olhos dos que cuidam de nossa saúde, de nosso futuro, mas também do Pai. Fiquemos em casa e vamos tomar os cuidados exigidos!

Nós cristãos temos que ser exemplo, ajudar a cuidar de todos com amor e respeito, manter nossa fé e estarmos juntos numa corrente de oração e esperança, pedindo por nós e por todos, mas nos comportando com  cuidado e sensatez, deixando de lado os gestos impróprios, demonstrações de fanatismo, egoísmo e arrogância, nos mantendo em casa, seguindo  as orientações médicas, precauções sanitárias, e o isolamento necessário a evitar contágios e propagação deste mal que atinge o mundo, orando como nos ensinou Cristo, no silêncio de sua intimidade, no nosso quarto, onde o Pai nos escuta e vê, preservando pessoas e vidas que amamos, também dos irmãos que nem mesmo conhecemos,  mas são valiosos como nós, para Cristo e para Deus.

Não é hora de nos reunir em templos, censurar outros de religiões e fé diferentes, ou mesmo por  sua nacionalidade e cultura (apenas por serem diferentes da nossa), mas fazer como muitas vezes determinou Deus ao seu povo, bem como nos disse Jesus como orientação verdadeira, que serve a corações sinceros e não corrompidos por interesses mundanos, conduzidos pela hipocrisia e falsidade das convenções e dos poderosos, pelos falsos religiosos, cuja as preocupações estão distantes de Deus, do bem e da verdade, e com maus atos e palavras, afastam os que os seguem e escutam, da salvação oferecida por meio de Jesus Cristo e seus ensinamentos.

É hora de fazer o que Ele nos disse em Mateus 6:5-6

"Quando rezarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de rezar em pé nas sinagogas e esquinas das ruas, para serem vistos pelas pessoas. Eu lhe garanto: Já receberam a própria recompensa. Mas você, quando rezar, entre em seu quarto, feche a porta e reze a seu Pai que está em segredo. Seu Pai, que vê no segredo, recompensará você.

Não no mesmo contexto, mas bem mais amplos e literal, temos de Cristo uma lição de cura que não se restringe a interpretações, mas continua sendo uma verdade sábia:

Mateus 9:12

Jesus, ouvindo isso, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes."

E como diz a Palavra de Deus,

Eclesiástico 38:1-3

Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. Toda a medicina provém de Deus, e ele recebe presentes do rei: a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes.


Eclesiástico 38:12-14

Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária. Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade se sua vida.

Deus nos abençoe e nos leve a dias melhores, de cura, paz, felicidade e vida. Sigamos como nos diz o Papa Francisco em suas orientações nestes momentos duros.





A PRINCIPAL RECOMENDAÇÃO É:  FIQUE EM CASA, EVITE SAIR, REDUZA O CONTÁGIO!

E ALGUNS CUIDADOS ADICIONAIS SÃO:

Resultado de imagem para recomendações Covid 19 em casa
IMAGENS, GOOGLE IMAGEM
MResultado de imagem para recomendações Covid 19 em casa         


We have seen much suffering and fear in the midst of the spread of an evil that affects many nations and peoples. However, we can help to change all that, doing what is right and good in the eyes of those who care for our health, for our future, but also for the Father. Let us stay at home and take the required care!

We Christians have to be an example, help to care for everyone with love and respect, keep our faith and be together in a chain of prayer and hope, asking for ourselves and everyone, but behaving carefully and sensibly, leaving aside gestures improprieties, demonstrations of fanaticism, selfishness and arrogance, keeping us at home, following medical guidelines, sanitary precautions, and the isolation necessary to avoid contagions and the spread of this evil that affects the world, praying as Christ taught us, in the silence of his intimacy , in our room, where the Father listens and sees us, preserving people and lives we love, also from the brothers we don't even know, but are valuable like us, for Christ and for God.

It is not the time to get together in temples, to censor others of different religions and faith, or even for their nationality and culture (just because they are different from ours), but to do as God has often determined his people, as Jesus told us as true guidance, serving sincere hearts and uncorrupted by worldly interests, driven by hypocrisy and falsehood of conventions and the powerful, by false religious, whose concerns are distant from God, good and truth, and with evil deeds and words , keep those who follow and listen away from the salvation offered through Jesus Christ and his teachings.


It is time to do what He told us in Matthew 6: 5-6


"When you pray, don't be like the hypocrites. They like to pray standing in synagogues and street corners, to be seen by people. I guarantee you: They have already received their own reward. But when you pray, go into your room, close the door and pray to your Father who is in secret. Your Father, who sees in secret, will reward you.


Not in the same context, but much broader and more literal, we have a healing lesson from Christ that is not restricted to interpretations, but remains a wise truth:


Matthew 9:12

Jesus, hearing this, answered them: "It is not those who are well who need a doctor, but the sick."


And as the Word of God says,


Ecclesiastical 38: 1-3


Honor the doctor because of the need, because it was the Most High who created him. All medicine comes from God, and he receives gifts from the king: the doctor's science raises him in honor; he is admired in the presence of the great.
 

Ecclesiastical 38: 12-14

Then it gives way to the doctor, because he was created by God; let him not leave you, for his art is necessary to you. There will come a time when you will fall into their hands. And they themselves will plead with the Lord to send through them relief and health (to the sick) according to the purpose of their life.


God bless us and lead us to better days of healing, peace, happiness and life. Let us follow as Pope Francis tells us in his orientations in these hard times.

Hemos visto mucho sufrimiento y miedo en medio de la propagación de un mal que afecta a muchas naciones y pueblos. Sin embargo, podemos ayudar a cambiar todo eso, haciendo lo que es correcto y bueno a los ojos de aquellos que se preocupan por nuestra salud, por nuestro futuro, pero también por el Padre. ¡Quedémonos en casa y cuidemos los cuidados necesarios!

Los cristianos tenemos que ser un ejemplo, ayudar a cuidar a todos con amor y respeto, mantener nuestra fe y estar juntos en una cadena de oración y esperanza, preguntando por nosotros mismos y por todos, pero comportándonos con cuidado y sensatez, dejando de lado los gestos. impropiedades, demostraciones de fanatismo, egoísmo y arrogancia, manteniéndonos en casa, siguiendo pautas médicas, precauciones sanitarias y el aislamiento necesario para evitar contagios y la propagación de este mal que afecta al mundo, orando como Cristo nos enseñó, en el silencio de su intimidad. , en nuestra habitación, donde el Padre nos escucha y nos ve, preservando las personas y las vidas que amamos, también de los hermanos que ni siquiera conocemos, pero que son valiosos como nosotros, para Cristo y para Dios.

No es el momento de reunirse en los templos, de censurar a otros de diferentes religiones y religiones, o incluso de su nacionalidad y cultura (solo porque son diferentes a los nuestros), sino de hacer lo que Dios a menudo ha determinado a su pueblo, como Jesús nos dijo como guía verdadera, sirviendo corazones sinceros e incorruptos por intereses mundanos, impulsados ​​por la hipocresía y la falsedad de las convenciones y los poderosos, por falsos religiosos, cuyas preocupaciones están lejos de Dios, el bien y la verdad, y con obras y palabras malas , mantenga a los que siguen y escuchen lejos de la salvación ofrecida a través de Jesucristo y sus enseñanzas.


Es hora de hacer lo que nos dijo en Mateo 6: 5-6

"Cuando reces, no seas como los hipócritas. A ellos les gusta rezar de pie en las sinagogas y las esquinas de las calles, para ser vistos por la gente. Te garantizo: ya han recibido su propia recompensa. Pero cuando reces, ve a tu habitación, cierra la puerta y reza a tu Padre que está en secreto. Tu Padre, que ve en secreto, te recompensará.

No en el mismo contexto, pero mucho más amplio y literal, tenemos una lección de curación de Cristo que no se limita a las interpretaciones, sino que sigue siendo una sabia verdad:


Mateo 9:12


Jesús, al escuchar esto, les respondió: "No son los que están bien los que necesitan un médico, sino los enfermos".


Y como dice la Palabra de Dios:


Eclesiástico 38: 1-3

Honra al doctor por la necesidad, porque fue el Altísimo quien lo creó. Toda medicina proviene de Dios, y él recibe regalos del rey: la ciencia del doctor lo eleva en honor; Es admirado en presencia de los grandes.



Eclesiástico 38: 12-14

Luego da paso al médico, porque fue creado por Dios; no dejes que te deje, porque su arte es necesario para ti. Llegará un momento en que caerás en sus manos. Y ellos mismos le suplicarán al Señor que envíe a través de ellos alivio y salud (a los enfermos) de acuerdo con el propósito de su vida.


Dios nos bendiga y nos lleve a mejores días de curación, paz, felicidad y vida. Sigamos como el Papa Francisco nos dice en sus orientaciones en estos tiempos difíciles.

domingo, 8 de março de 2020

Há muitas formas de se conhecer a verdade!


Às vezes muitas palavras não são capazes de expressar verdades, que em poucos versos podemos  compreender, sentir e até nos levar a refletir. Deus permita que estes versos, que no período quaresmal, postamos para alertar sobre a necessidade de buscar Cristo, sinal, unção, salvação de Deus, que se fez redenção no sacrifício da cruz, para nos ensinar e mostrar como viver a verdade, em dias de desolação como os que estão em curso.

Assim como Zacarias falou ao judeus, Deus nos concedeu Jesus, o transpassado na cruz, para lavar o pecado e a impureza, que nós precisamos compreender e buscar como unção.


Falta o Senhor                                


Solidão!
Tristeza e muita desolação.
Que falta faz,
a tua maravilhosa unção, Senhor!

Homens cheios de presunção,
perdidos,
em meio a sua própria destruição.

Desprezam tua Palavra,
não enxergam,
os teus inúmeros sinais.
Criam para si ciladas mortais,
num cenário sem cor,
repleto de muita dor,
onde faz falta o teu amor, Senhor!                            (José Dilson)


Zacarias 12:10

Derramarei um espírito de graça e súplica sobre a casa de Davi e sobre  os habitantes de Jerusalém, e eles olharão para mim. Quando àquele que transpassarem, chorarão por ele como se chora por um filho único. Vão chorar por ele amargamente, como se chora por um primogênito.


Zacarias 13:01

Nesse dia, estará à disposição da casa de Davi e dos habitantes de Jerusalém uma fonte para lavar o pecado e a impureza.




🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢 🁢


Um dia como hoje é especial, e não poderia passar sem uma homenagem à altura, às mulheres, protagonistas da vida e do amor, bençãos de Deus em nossas vidas.


Feliz dia das mulheres!


                                           Resultado de imagem para rosas



Mulher


Divina, tão maravilhosa expressão,
de amor e perfeição,
mulher, és o mais belo fruto da criação.

Bela, por ser humana,
por ser capaz de gerar e amar,
cuidar como uma boa Madona.

Perfeita, mesmo nas imperfeições,
assim como ao se entregar inteiramente as paixões,
que de ti faz, senhora dos corações!

Maravilhosa, magistral!
Fruto do amor do nosso Pai Celestial.
Mulher, tu és sem igual!

(José Dilson)